Marketing de conteudos para lojas online

marketing-lojas-online

6 Boas práticas de marketing de conteudos para lojas online

“Tenho uma loja online: Como pode o marketing de conteúdos impulsionar o meu negócio?”

Recentemente escreveram-me a pedir conselhos de boas práticas de marketing de conteudos para negócios online! Deixem-me começar por dizer, que é importante entender que uma boa estratégia de marketing de conteúdos pode ajudar a promover a loja online ou outro negócio de e-commerce! O marketing de conteúdos é essencial para atrair mais (e novas) visitas, aumentando as vendas online e para melhor posicionar o site nas pesquisas do Google!

Quer seja para um blog ou para um site, apostar em bons conteúdos online é a estratégia para atrair, converter, relacionar e vender mais – sites com uma estratégia de marketing de conteúdo geram 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais mais vendas!

Aqui ficam algumas dicas e boas práticas de marketing de conteúdos para lojas online, com algumas ideias para fazer crescer a loja online e o seu negócio:

 

6 Boas práticas de marketing de conteúdos para lojas online

lojas-online-marketing-conteudos

1. Promover parcerias, convidando outros a escreverem no seu site

via GIPHY

Se a sua loja online vende produtos de decoração, convide gente da área (decoradores, restauradores, etc.) a escrever para o site! Podem ser dicas, histórias ou até criar listas de artigos favoritos. Os profissionais ganham visibilidade e a sua página credibilidade.

  • Não se esqueça de incluir links internos para produtos e outros artigos do site. Mantenha os leitores no site.

2. Colocar os clientes a criar conteúdo

conteudos-para-lojas-online

São cada vez mais as lojas online que incentivam os próprios utilizadores a criar conteúdo para o site, dando-lhes também a possibilidade de comentar e avaliar os produtos. O objetivo é conseguir que as boas opiniões influenciem positivamente os indecisos na hora da compra!

  • Exemplo: O site de roupa shein.com dá pontos, que podem ser depois descontados no preço final de uma compra, dos clientes que sobem fotos e comentam no site! Assim, são os próprios consumidores a avaliar os produtos e a falar bem – e, claro, isto é válido para o bom e para o mau também, pois os comentários negativos não são apagados.

3. Use o email parar criar campanhas personalizadas

email-marketing-lojas-online

Olhando para as estatísticas do site, é possível fazer uma leitura da jornada do consumidor: o que comprou, onde parou a compra, que artigos guardou, etc.
Criar campanhas de email personalizas é uma das técnicas de marketing de conteúdos para lojas online mais usadas! Ofereça aos seus clientes, conteúdos, ofertas e/ou descontos que vão ao encontro dos seus interesses.

  • Por exemplo, se tem uma loja que vende artigos para animais, partilhe conteúdos sobre gatos, apenas com aqueles compraram recentemente artigos e itens para este tipo de animal. Dê ao público aquilo que ele quer.

4. Apostar em diferentes formatos de conteúdo online

marketing-conteudos-lojas-online

Há a ideia errada de que conteúdo online é escrito! Falso! Quando falamos em conteúdo digital, existem vários tipos e formatos de conteúdo online a explorar. Para a sua estratégia de marketing de conteúdos funcionar, é importante apostar na criação de diferentes tipos de conteúdos online, que vão ao encontro do seu produto! Se quer vender, tem de saber apresentar os produtos de forma apelava e interessante!

5. Apostar no SEO

seo-ecommerce

No marketing de conteúdos para lojas online importa também apostar forte nas palavras-chave – e não apenas nos textos! Num negócio e-ecommerce, as descrições dos produtos são MUITO importantes! Explique bem os seus produtos, usando as palavras-chave certas para conseguir atrair mais clientes à sua loja online!

6. Promover o conteúdo online

promover-ecommerce

Além do adWords, na hora de promover lojas online ou negócios de e-commerce, pode optar por fazer promoções nas redes sociais ou apostar noutras plataformas para promover o negócio.
Já aqui referi antes que na hora de promover o conteúdo online, deverá colocar dinheiro no que funciona – sobretudo quando falamos em promoções nas redes sociais!
Olhe para as estatísticas do site e invista onde tem melhores resultados – sejam artigos ou produtos! E não olhe apenas para os números de visitas, faça por promover conteúdo online de qualidade. Isto é, artigos com um baixo bounce rate ou que conduziram a compras na loja.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>