A Jornada do Consumidor

jornada-consumidor

A Jornada do Consumidor – e como usá-la a seu favor

A jornada do consumidor em marketing digital, mais não é do que o comportamento dos utilizadores na Internet.
Antes, ele via um anúncio na TV e no supermercado comprava o iogurte, certo? Na Internet, as coisas não são bem assim!

Conhecer a jornada do consumidor é essencial para criar uma estratégia de marketing e assim, chegar ao seu público-alvo, aka personas. Ou seja, a clientes que que compram/consumem o seu produto.

Todavia, mais do que conhecer a Jornada do consumidor, importa saber como usá-la a seu favor – leia-se para ganhar mais clientes!

Fases da jornada do consumidor

etapas-jornada-do-consumidor
4 Etapas da Jornada do Consumidor
  • Conhecimento
  • Consideração
  • Avaliação
  • Compra

Como pode ver pela imagem acima, existem 4 etapas da Jornada do Cosumidor e de fase para fase, tal como sugere a imagem afunilada, o número de pessoas vai diminuindo. É normalíssimo. Para melhor entender cada fase, uso exemplos práticos. Espero que ajude!

Jornada do Consumidor: Etapa do Conhecimento

O utilizador dá-se conta que tem um problema – precisa de comprar um vestido para um casamento, não sabe onde jantar no Porto, quer comprar flores ao namorado ou o que fazer após um divórcio! O que seja!
Neste sentido, começa a pesquisar online sobre o problema – como o resolver? Onde encontrar respostas? E até mesmo a procurar informação sobre o seu problema – é grave? Qual o nome? Como o diagnosticar?

É aqui que entra o marketing de conteúdos.
Vamos imaginar que possui uma clínica de psicologia (sejamos profundos!). Neste ponto, ao pesquisar sobre depressão, ele procura encontrar respostas às suas dúvidas no seu site – e em muitos outros. Por exemplo, encontrando conteúdos sobre o que é a depressão, quais os sintomas, como curar, como actuar num caso assim e muito mais.
Se tem uma loja de moveis online a mesma coisas. O marketing de conteúdos para lojas online ajuda MUITO a promover um negócio!

Jornada do Consumidor: Etapa da Consideração

Ok, problema identificado. Hora de procurar soluções, certo?
Nesta fase, o seu conteúdo online tem de ir no sentido de aconselhar o cliente, tocando-o. Indique ao utilizador dicas sobre como preencher os papeis do IRS; tenha artigos online informando as datas do ano fiscal ou eventuais alterações da lei e muito mais.
Aqui, não se tente vender descaradamente! Seja aquela amigo verdadeiro e desinteressado do utilizador. Ganhe a confiança deste. Sabe aquele vizinho com casa com piscina? Este só o(a) irá convidar para a piscina se um dia chegarem a ser amigos, certo? Viver na casa ao lado não é suficiente!

Jornada do Consumidor: Etapa da Availação

A avaliação coincide com a decisão. É a fase antes da compra. É o momento em que o utilizador vai escolher onde resolver o seu problema!

Para decidir, ele já teve de encontrar o seu produto online (etapa do Conhecimento) e depois, explorado o seu site (ideias, sugestões,…) – a Consideração. Nesta fase, ele vai comparar todas as opções e tudo pode contar – um site mais bonito, um serviço mais barato, identificar-se com o conteúdo do seu site, profissionalismo, avaliações de outros utilizadores, etc.

Jornada do Consumidor: Etapa da Compra

O momento final da Jornada do Consumidor, onde o utilizador passa a comprador. Comprando uma mesa através do seu site online ou preenchendo o formulário do site, para marcar uma sessão de depilação.

Agora que conseguiu o cliente, não o perca!

Clientes felizes voltam, compram mais e recomendam! Aposte em boas estratégias de marketing relacional para não perder este cliente, ok?

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>