Estratégias de marketing de conteudos no blog/site

marketing-de-conteudos

Boas práticas de marketing de conteúdo para blog

Marketing de conteúdos e blog são os temas de hoje! Aprenda como depois de criar um blog, este pode ser essencial na estratégia e crescimento do seu site!

Recentemente num grupo de Facebook que descobri e sigo com muito interesse (mulheres deste mundo: juntem-se) o MAO – Mulheres à Obra, alguém me fez a seguinte pergunta, à qual tento agora responder:

“Como tornar um blog de um website numa ferramenta de marketing de conteúdo?”

Mas, vamos por partes! E vou começar por explicar o que é o marketing de conteúdo?

De uma forma simples: é criar conteúdo para o público-alvo de um negócio. Isto é: se vende flores, o seu público-alvo são pessoas que compram e gostam de flores e não gente interessada em alugar carros, certo?

O conteúdo de um site é vital para o SEO de um site. E no caso dos blogs, o conteúdo tem outras funções importantes num plano estratégico de marketing. Ora veja:

  • Cativar novos utilizadores
  • Reter os existentes e promovendo a lealdade entre eles e a marca/produto. Um óptimo meio de cativar embaixadores da marca
  • Melhorar a comunicação entre a marca/produto e o público**

Atrair | Converter | Relacionar

Vender | Analisar

 

  • Sites com uma estratégia de Marketing de conteúdo geram 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais mais Leads
  • Sites que publicam conteúdos no blog de forma regular têm quase 4 vezes mais visitas, do que os restantes
  • Sites que publicam mais de 12 conteúdos por mês chegam a dobrar o número de visitantes mensal Estudo: ContentTrends 2016 levado a cabo pela Rock Content a mais de 2 mil empresas no Brasil

Posto isto, fica claro a importância de ter uma estratégia de marketing de conteúdos, certo? Claro que anúncios e Ads são importantes, mas isso funciona enquanto pagar. Já os conteúdos, os bons conteúdos ficam.

estrategia-de-marketing-de-conteudos

Mas chega de bla, bla, bla! Hora de responder à pergunta inicial e de dar algumas dicas para usar bem o seu blog e implementar uma boa estratégia de marketing digital:

“Como tornar o blog de um website numa ferramenta de marketing de conteúdo?” – Aqui vão algumas dicas sobre marketing de conteúdos:

  1. Escrever conteúdos originais e únicos (o algoritmo do Google sabe reconhecer copy/paste muito bem).
  2. Cuidado com os erros, construções de frases… enfim: olho na gramática e afins!
  3. Escrever o que interessa ao público-alvo. Não divague. Seja relevante.
  4. Criar conteúdos para nichos. Em vez de escrever sobre “melhores locais para surfar”, escreva sobre os “melhores locais para surfar em Peniche”.
  5. Criar uma estratégia de conteúdos a pensar na marca/produto que quer divulgar – o que não significa que tem de escrever apenas sobre a sua empresa. Isso seria um erro.
  6. Criar uma estratégia digital de conteúdos para um site é importante, porque vai obrigá-lo(a) a ser constante e consistente, criando e publicando conteúdos continuamente. Não há nada pior do que alguém ir ao seu espaço e ver que está tudo igual.
  7. Aposte em conteúdos que vão ao encontro com a Jornada do Consumidor do marketing empresarial – inspire-o, crie um desejo, uma necessidade. Depois, leve-o a considerar soluções, entre elas a sua arca/produto (obviamente) ajude-o a decidir e incentive à compra/registro/etc.
  8. O conteúdo online não tem de ser apenas em formato de texto corrido. Explore novos formatos de conteúdo online, não se prenda ao… óbvio!
  9. Escrever para um blog, não é escrever para um jornal – nem para um diário, certo? Frases simples e curtas.
  10. Na hora de criar um blog, invista num blog com domínio próprio e associado ao site. Caso contrário, o seu trafego online estará sempre associado à plataforma onde alojou o blog (Blogger, WordPress, Sapo.pt etc.) – a menos que pague para para ter uma conta independente. Não é que o barato saia caro, o grátis simplesmente não rentabiliza!
  11. SEO marketing não são apenas palavras-chave. Boas estratégias de SEO e de marketing na Internet significam ter as keywords:
    a) Título com keywords
    b) Url do post (com keywords)
    c) Meta Description – uma pequena descrição do post
    d) Alt-text – legenda das imagens
  12. Convidar outras pessoas a escrever no seu blog e use o blog para estabelecer e promover parcerias. Sabe aquela história do “nenhum homem é uma ilha”? Funciona para o marketing na Internet e no marketing empresarial também!
  13. Divulgar os seus conteúdos: nas redes sociais, por email, em grupos e até noutros sites. Nas redes sociais, por exemplo, promova o seu conteúdo – muitas vezes é dinheiro melhor investido do que em Ads.
  14. Conseguir que outros se interessem pelo seu conteúdo e o partilhem – ter/conseguir links para o seu blog é MUITO importante mesmo!
  15. Lembra-se daquele artigo que escreveu há 3 meses sobre massagens Tailandesas e que recebeu muitas visitas? Volte lá e actualize-o: suba uma nova imagem, adicione um parágrafo e um novo link interno e volte a partilhar o artigo nas redes sociais, por exemplo. Reciclar artigos nas redes sociais e newsletter é sempre uma boa ideia!
  16. Link muito! Imagine que tem um site de decoração e está a escrever sobre decoração rústica, faça um ou 2 links para produtos da sua loja online e também para artigos antigos, em que escreveu sobre lareiras ou móveis de madeira. Mantenha os leitores o máximo de tempo possível no site.
  17. Medir resultados. Todos os meses tire um pouco de tempo para ver as estatísticas do blog, site e redes sociais! Aponte, veja o que funciona melhor, anote o crescimento, descubra quem é o seu público ou de onde chegam as visitas. Tudo em marketing é medido. TUDO!
  18. E muito importante para o um plano estratégico de marketing bem sucedido: defina o tom de voz, em função do seu público-alvo – mais ou menos formal, tipo de linguagem, os seus valores e muito mais!

Na altura de criar um conteúdo pense sempre “a quem vai isto interessar?” ou “quem é que iria ler isto e/ou partilhar?” Criar um conteúdo rico, interessante e valioso não é fácil. Se não sabe sobre o que escrever, faça uma pesquisa de palavras-chave sobre vários temas e veja aquilo que mais importa e interessa ao seu público. E seja paciente o marketing de conteúdo não dá resultados em uma semana ou um mês, mas aos poucos a coisa vai! Fale com um profissional – sim, isto é um trabalho 🙂

marketing de conteudos no blog

One thought on “Estratégias de marketing de conteudos no blog/site”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>