SEO técnico: 7 Estratégias de SEO técnico

SEO tecnico

SEO técnico, em ingles Technical SEO, diz respeito à parte mais técnica do SEO. Ou seja, esta estratégia de marketing digital refere-se aos aspectos mais estruturais de um site. Nesse sentido, eis alguns aspectos que deverá ter em conta para optimizar o SEO técnico do site e para perceber melhor o que é o SEO técnico.

1. Site seguro

No que toca à Internet, o que o Google quer, o Google tem. Nesse sentido, ter o HTTPS tornou-se um sinal de que um site é seguro e fidedigno. Sites que não apresentem HTTPS na URL são vistos como menos fiáveis. resultado? O google dá-lhes menos viabilidade no motor de pesquisa.

2. Estrutura do site

Quanto a este segundo ponto, este diz respeito à forma como o site se encontra organizado. E, para seu bem, quanto mais simples melhor. Isto significa evitar ter demasiadas secções num site e optar por uma hierarquia horizontal sempre que possível. 

É importante que a informação esteja “bem arrumada” e seja fácil de perceber – isto será valido para os critérios do Google, mas também para o seu publico-alvo.

3. Código limpo

Também muito importante é que o código usado no site seja simples e fácil de ler. Quando abre um site, você lê textos e vê imagens, certo? Mas os motores de pesquisa como Google não. A lingua usada é o HTML. Da mesma forma que pode escrever português de uma forma complicada e mal escrita, isso também é possível com o HTML.

Daí ser importante que o programador responsável pelo site seja experiente e “escreva”, por assim dizer, um código limpo e fácil de ler – aos olhos do utilizador e também do motor de pesquisa. Quanto mais simples, mais o Google gosta.

4. Site rápido

Muitas vezes, a rapidez do site está relacionada com os pontos 2 e 3 desta lista. Afinal, um site bem estruturado e sem código confuso será também mais veloz.

A verdade é que rapidez é essencial – inclusive para quem chega ao site. Afinal, nos dias de hoje, quem é que tem paciência para esperar que uma pagina abra?! Admita: também você, sempre que uma página demora a carregar, acaba por fechá-la e saltar para outro site.

5. Acessível via dispositivos moveis

Hoje em dia, o acesso ao site via computador não pode ser a sua única preocupação. Assim sendo, é essencial que o site esteja optimizado para os dispositivos moveis, sejam eles tablets ou telemóveis. 

O próprio Google tem olho para isto, dando menos relevância aos sites que não estão bem adaptados.

6. URLs bem estruturadas

Sempre que pensamos em SEO Marketing associamos a palavras-chave e conteúdo. Contudo, essas palavras-chave também se devem reflectir nas URLs de um site, de modo a potencial links bem estruturados.

7. Links internos

Igualmente importante é trabalhar de forma estratégica nos links do site – e não confundir isto com linkbuilding, pois esta estratégia diz respeito ao SEO off page.

Sempre que possível – e seja relevante – introduza links para outras páginas do site. Leve o visitante de uma pagina para outra, facilitando a sua jornada pelo seu site. Deste modo, ele acabará por passar mais tempo no site.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>