Estratégias de marketing online

estrategias-marketing-online

Estratégias de marketing online – 10 ideias para conseguir maistrafego e clientes

Confira 10 estratégias de marketing online para conseguir mais visitas ao seu site ou blog, claro está. Ah, uma vez que estamos a falar de estratégias online, não vou referir aqui os panfletos ou a televisão, assim como outras táticas de marketing. Não significa que não sejam importantes ou que não as deva considerar, apenas que não se enquadram no mundo do marketing digital.

✍️ 1. Investir em marketing de conteúdos

marketing de conteudos exemplos
20 Exemplos de Marketing de Conteúdo

É um facto, marketing de conteúdos e SEO andam muitas vezes de mãos dadas e é também por isso, que tantos sites têm também blogues. Graças a esta estratégia de marketing é possível atrair mais visitas, que chegam ao seu site sempre que pesquisam algo no Google.
E se tem uma loja online, o marketing de conteúdos também pode ser muito, MUITO útil para promover o seu negócio.

Boas práticas de marketing de conteúdos para lojas online

🧠 2. Estratégias de SEO

keywords-seo
Sobre o SEO

Já aqui falei muitas vezes sobre SEO e expliquei que consiste numa série de estratégias para conseguir maistrafego. Convém referir que SEO não são apenas keywords e também não é uma estratégia com resultados rápidos. Todavia, a médio e longo prazo acaba por compensar.

 

👍 3. Estar nas redes sociais – nas que importam

promover-ecommerce
As várias redes sociais

Obviamente que quer mais trafego no site, mais vendas e mais clientes. Contudo, nunca se esqueça: as redes sociais são uma ferramenta de comunicação, ok? São o meio para se relacionar diretamente com os seus clientes, criar uma comunidade. Nesse sentido, não os massacre apenas com vendas. Comporte-se como um bom amigo que os escuta, mas também entretém e dá conselhos e dicas úteis.

O que os utilizadores de redes sociais mais detestam – e as marcas fazem

📲 4. A importância de obter links

como-criar-um-canal-de-youtube
Conseguir links para o seu site é uma EXCELENTE estratégia de marketing

Infelizmente, os links são muitas vezes ignorados e, na verdade, são uma das mais poderosas estratégias de marketing. No fundo, ter outro site que linka para o seu funciona como o boca a boca da internet – inclusive, aos olhos do Google. Todavia, tenha em consideração que não pode ser qualquer site. Para ser relevante (aos olhos do Google), é importante que seja um site da mesma área e que seja um site bem estabelecido, com vários visitantes.

Como conseguir links para o site

 

📧 5. Email marketing com campanhas segmentadas

email-marketing-lojas-online
Já agora: lembre-se de subscrever a newsletter deste site

Embora hoje em dia passemos mais tempo a apagar emails do que a lê-los, o email marketing, quando bem feito, funciona e continua a ser uma boa estratégia. Nestes casos, aconselho sobretudo estratégias de marketing segmentado. Isto é, crie diferentes campanhas de email a pensar nos diferentes públicos, definindo-os pelo género, idade; mas também pelas acções: quem comprou recentemente ou quem fez a compra do produto X, oferecendo um desconto no Y do conjunto.

 

📣 6. Promoções, descontos e ofertas

estrategias-de-marketing-online
GRATES!

Sinceramente, não importa o produto, nem o tipo de público: todos gostam de coisas grátis ou de ganhar algo! Contudo, não ofereça por oferecer, crie de forma estratégica a sua oferta. Por exemplo: um desconto de X% na segunda compra ou uma oferta de um produto, se indicar a marca a um amigo que acabe por comprar.

 

🤝 7. Parcerias

Guia de redes sociais para pais
Boas parcerias significam o crescimento do seu negócio

Se nenhum homem é uma ilha, o que dizer de uma marca? Assim sendo, criar parcerias é uma das estratégias de marketing online que lhe poderão mais dar frutos. Se tem uma loja de flores, associe-se a uma wedding planner. Se é dona de um espaço de beleza, por que não uma fotografa? Tem uma empresa de eventos, alie forças com uma decoradora! Trabalhem em conjunto e divulguem-se mutuamente: todos têm a ganhar.

 

📹 8. Criar um canal de YouTube

como-criar-um-canal-de-youtube
Aprenda como criar um canal de YouTube

Se tem algo para dizer ou mostrar, faça-o. Nesse sentido, criar um canal de YouTube pode ser um bom caminho. Contudo, lembre-se: este é um caminho que dá muito trabalho e requer um bom investimento (não só financeiramente, mas também tempo). Actualmente, o mercado está a crescer e, sim, é possível fazer dinheiro com o YouTube.

🎙️ 9. Apostar nos podcasts

fazer-podcast
Por que não fazer um podcast?

Se criar um canal de YouTube lhe parece demasiado trabalhoso, o que lhe parece fazer um podcast? Bem mais simples, os podcasts são perfeitos e mais adaptáveis, uma vez que no carro ou no trabalho, qualquer um os pode ouvir.

 

🎉 10. Patrocionar e/ou criar eventos fora do online

tendencias-de-marketing-digital

Embora esteja aqui a falar de estratégias de marketing online, é preciso ter em conta que os clientes são gente de carne e osso. Como tal, um evento pode ser sempre uma iniciativa simpática e que torna a marca mais real e próxima. Se tem uma loja ou um café, isso é bastante fácil. Contudo, para outras marcas e produtos, o desafio é muitas vezes maior. O que lhe parecem estas atividades: um picnic, uma caminhada, um rastreio,…?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>