Como criar um canal de YouTube em 10 passos

como-criar-um-canal-de-youtube

Se tem andado a pensar sobre como criar um canal de YouTube, mas ainda não está convencido(a) aqui fica um argumento decisivo: segundo o YouTube, por dia, são assistidas 1 bilhão de horas, por mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo! 
São muitos bilhões… e todo um mercado para explorar!

Não se pode dizer que os canais de YouTube estejam na moda apenas agora! Longe de ser algo novo, vivem agora o seu momento de descoberta, apreciação e rentabilização! O online está rendido ao vídeo – uma das grandes tendências de marketing digital para 2018 e as marcas exploram o seu potencial ao máximo, criando campanhas exclusivas!

como-criar-um-canal-de-youtubeAntes de se tornar um YouTuber e criar o seu canal de YouTube é importante:

  • Definir a razão que o leva criar o canal de YouTube
  • Que conteúdos criar no YouTube?
  • Para quem?
  • Tipo de languem!

Enfim: definida a visão do canal! Se quiser fazer um canal de YouTube para se divertir a razão é válida! Mas se quer ter visualizações, ter um plano a longo prazo é importante!

Vamos agora aprender como criar um canal de YouTube?

1. Ter conta Gmail

criar-youtube

Para abrir uma conta no YouTube, precisa de ter uma conta/email Gmail – isto, anda tudo ligado!
Assegure-se que tem a conta do Gmail aberta na hora de entrar e criar o canal de YouTube.

2. Editar dados e informação do canal de YouTube

Em Criar canal edite os dados da conta de YouTube – nome, foto de perfil, etc. Por norma, o YouTube assume os mesmos dados do Gmail.
Depois deixe claro ao YouTube quem você é e o que pretende. Isso ajudará o YouTube a redireccionar os seus vídeos para um público com os mesmos interesses – aproveite!

3. Personalizar o canal de YouTube

Agora vem a parte séria de como criar uma conta de YouTube, que está relacionada com a personalização do seu canal de YouTube. Nesta parte da criação do canal, poderá:

  • Criar uma imagem que funciona como capa do canal de YouTube ((o tamanho recomendado é de 2560 x 1414 e e a imagem deve ter no máximo 6 MB)
  • Subir os vídeos no YouTube
  • Criar listas de reprodução
  • Criar um vídeo de apresentação para aqueles que chegam ao seu canal pela primeira vez! O YouTube tem duas caras – uma para novos utilizadores e outros para subscritores. Cuide bem de ambas, editando ao seu gosto!

 

4. Subir vídeos no YouTube

videos-youtube

O YouTube é bastante simples e intuitivo de usar. Além disso, se fizer algo errado, poderá editar na hora!
> Para subir um vídeo no canal de YouTube: Clique na setinha que aparece no topo da página (lado direito) e clique em ENVIAR ou CARREGAR.
> Depois de subir o vídeo, lembre-se de editar as informação do vídeo – título, descrição, idioma, tipo/tema de conteúdo, formato do video, etc.

ATENÇÂO!!!
Certifique-se que as condições de partilha do YouTube estão ao seu gosto, pois além da opção de partilha publica, existe também a possibilidade de manter o vídeo privado ou que apenas as pessoas com o link o possam ver, ficando o vídeo restrito para os outros.
No YouTube pode ainda escolher se quer ou não comentários e até agendar o vídeo.

5. Licença do YouTube

No YouTube, terá de optar entre uma Licença padrão do YouTube ou por uma Licença Creative commons – uma licença exclusiva e que serve para classificar e proteger para conteúdos 100% originais.

 

6. Verificar a conta do YouTube

Para evitar a criação de contas spam e o uso abusivo, o YouTube requer a verificação das contas do YouTube via telemóvel. O processo é simples e basta colocar o código que o YouTube envia para o seu telemóvel – saiba mais aqui.

Depois disto, poderá inclusive subir vídeos no YouTube com mais de 15 minutos.

 

7. Ter uma URL personalizada

Depois de criar uma conta no YouTube, poderá ter um link personalizado com o nome do canal. Isto é em vez de estar cheio de caracteres estranhos, irá conter o seu nome e/ou nome do seu negócio ou marca na URL. O YouTube permite esta funcionalidade às contas que:

  • Têm mais de 100 subscritores
  • Contas com pelo menos um mês de existência
  • Com foto subida como ícone de canal

 

8. Como ganhar muitas visualizações no YouTube

como-criar-um-canal-youtube/

  • A minha primeira dica é: fuja dos programas que permitam comprar visualizares no YouTube – sim, isso existe! Consegue números rápidos, mas a menos que não continue a pagar, estes não se mantêm e pode até levantar suspeitas do YouTube, que pode cancelar a sua conta!
  • Como sempre, nesta coisa do digital, para ter sucesso é importante fazer bem, com qualidade e ser constante!
    Se quer ganhar muitas visualizações no YouTube, opte por criar vídeos de qualidade, com conteúdos interessantes e temas apelativos – para o seu público! Encontre o seu nicho!
  • Colocar um thumbnail interessante, a imagem de exibição do vídeo, assim como usar um título apelativo e até sugestivo são também boas técnicas para criar um canal de YouTube de sucesso.
    Por exemplo: Em vez de “As minhas músicas favoritas”, coloque “Músicas para afastar o mau humor”
  • Usar o mesmo vídeo em diferentes listas de reprodução! Imagine que tem um canal com vídeos de culinária! O video do bolo de chocolate pode entrar na playlist de sobremesas, na de melhores bolos, na de receitas para lanches, etc.
    Invista também em parcerias com outros YouTubers e use as redes sociais e o seu site para partilhar os vídeos – basicamente: quantos mais canais e visualizações conseguir melhor!

 

9. YouTube: Importância dos comentários e partilhas

É um facto: as visualizações no YouTube são um bom medidor do êxito do canal, ainda assim não são as únicas métricas! Os comentários, as partilhas e, muito importante, o número de subscritores no canal são igualmente factores a ter em conta!
Promova a discussão, responda ao seus utilizadores, partilhe os seus vídeos e distribua Likes. Mais: use a opção de debate para comunicar com os seus seguidores. A premisa é simples: faça com que as pessoas passem MUITO tempo no seu canal!

 

10. SEO do YouTube

youtube-seo

Já aqui expliquei antes: o SEO são estratégias de marketing digital que permitem, de forma orgânica, colocar um site no tipo das pesquisas. No YouTube não é diferente! Sejamos sinceros, quantas vezes depois de pesquisar algo, passa do meio da primeira página?
Se quer ter visualizações, o seu vídeo precisa de estar no topo! Logo, aquilo que escreve – do título, aos comentários à descrição do vídeo conta e importa! Cuide destes detalhes!

 

fazer-dinheiro-com-o-YouTube

11 thoughts on “Como criar um canal de YouTube em 10 passos”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>