Criar uma estrategia de marketing em 10 passos

Criar-uma-estrategia-de-marketing

Vamos aprender a criar uma estrategia de marketing? Já aqui falei sobre o que é uma estratégia de marketing e da sua importância na hora de conseguir um negócio bem sucedido! A estratégia é o plano onde indica os objetivos empresa/marca/negócio a curto, médio e longo prazo, determinado todas as acções para alcançar cada meta.

 

Criar uma estratégia de marketing em 10 passos

Nenhum negocio pode viver sem uma estratégia de marketing e criar uma é fundamental! Vamos aprender a criar uma estratégia de marketing? São só 10 passos!

1. Definir o público-alvo do negócio

criar-estrategia-de-marketing

Porque nenhum negócio o se destina a toda a gente! Se assim for, está condenado ao fracasso!
Na hora de definir o seu público, além de dados demográficos (idade, género, onde vivem, …) tenha também em conta outros fatores, como a escolaridade, relações familiares, estilo de vida, gostos e costumes.

Verá como promover um negócio com um público em mente, torna tudo mais fácil! Deste modo, na hora de divulgar a sua loja de roupa de bebé não tem de perder tempo (e recursos!) a divulgar a loja junto de quem não tem filhos, por exemplo!

2. Estudar o mercado local

Muitas empresas falham por não terem em conta o fator cultural em causa!
Se abre uma loja de flores no Porto, foque-se nas pessoas, tradições e forma de ser/estar da cidade!
Se tem um negocio global, localize e aposte mais em campanhas de marketing localizado, assim como em ações de marketing relacionamento! Tentar vender em Portugal e vender na Alemanha está longe de ser a mesma coisa! E hoje em dia, todos os pequenos detalhes contam!

3. Analisar a concorrência

Comece por criar uma lista dos seus concorrentes diretos e estude-os. Aproveite para estudar e entender melhor o negócio com eles – o que é que eles estão a fazer bem? Onde é que falham?
Aprender com a concorrência não significa copiar a concorrência! Isso é um dos maiores erros de marketing que pode cometer, até porque o publico sabe diferenciar bem o original da cópia!

Use a concorrência para entender melhor o negócio, apostando forte naquilo que os outros falham, usando-o como factor diferencial para se promover! Se os outros centros de estudo não oferecem transporte para os alunos, talvez o seu o deva começar a fazer?

4. Criar objetivos claros e quantitativos

“Eu quero criar uma loja online de sucesso!!
Pois! Fixe! Mas o que é um blog de sucesso? E como medir esse sucesso? Crie metas objetivas. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Conseguir 500 visitas num mês
  • Ser um negocio sustentável em 3 meses
  • Ter um lucro de 25% em 6 meses
  • Conseguir 1000 seguidores no Facebook num ano

NOTA: Todos os valores apresentados são subjetivos! Cada negócio tem os seus números. Um bom ponto de partida sabe qual é? Analisar a concorrência! Afinal, se há mercado para eles, há também para si, certo?

Outro aspeto positivo em ter objetivos quantitativos numa estratégia de marketing é que nos faz trabalhar com algo concreto em mente, o que nos leva a esforçar mais!

5. Elaborar um plano de acção

plano-de-acao
Ter uma estratégia de marketing significa também ter estabelecidos todos os passos que nos irão fazer chegar a um determinado objetivo.
Logo, deverá incluir na sua estratégia todos os passos para tornar esses números realidade – e isto engloba muita coisa: estratégias de marketing digital, como investir em redes sociais ou ter um plano de marketing de conteúdos; criar cartões de visita; apostar em publicidade na media; oferecer brindes; etc.

6. Elaborar um plano de acção REALISTA

A razão pela qual reforço este ponto é pela minha experiência! Na hora de fazer uma estratégia de marketing, muitos clientes têm a tendência de se ser megalómanos – apostar (e querer) em resultados e números gordos e/ou querer fazer tudo de uma só vez!
O primeiro passos para o sucesso é ser realista quantos aos recursos – financeiros e humanos de uma empresa! Assim como uma pessoa sozinha não é capaz de fazer tudo e muito bem, um pequeno negócio também não terá (à partida) dinheiro para grandes promoções.

O realismo também é importante na hora de criar objetivos quantitativos. Vamos imaginar que vai abrir um pequeno hotel de charme, não faz sentido esperar ter os mesmos resultados de um Ritz, certo?

7. Medir o sucesso

fazer-estrategia-de-marketing
Depois de criar uma estratégia de marketing, indicando os seus objetivos e plano de acção, indique também quais serão os seus medidores de sucesso. No marketing digital há diferentes KPIs para medir o êxito de um site – número de visitas ao site, bounce rate, tempo passado no site, etc. Já num negócio físico, podemos considerar outros medidores. Por exemplo, o lucro de um negócio, as vendas efetuadas, etc. Seja qual for o seu negócio, deixe claro desde o inicio o que fará dele um sucesso!

8. Deixe claro quem faz o quê

Outra razão pela qual ter uma estratégia de marketing é importante, é porque define desde o inicio o papel de cada um na empresa. Não falamos apenas de delegar tarefas, mas de haver um responsável por cada coisa, cujas tarefas são claras – o quem faz o quê! Muitos negócios falham, porque os empregados não sabem o que esperam deles. Não cometa este erro.

9. Criar uma estratégia de marketing flexível

marketing-estrategia
Se na vida não temos como prever o futuro, o mesmo se aplica a um negócio, certo?
Logo a sua estratégia de marketing não pode ser estática! Há que haver flexibilidade para fazer frente face ao inesperado e à novidade. Afinal, são muitos os fatores externos que não pode controlar, como o mercado ou os algoritmos (no caso do marketing digital).

10. Definir um prazo de avaliação

Este ponto vai ao encontro do ponto anterior. Vamos supor que criou uma estratégia de marketing para os primeiro ano do negócio. Determine um período de reflexão a, por exemplo, cada três meses. Use este momento para fazer uma avaliação da estratégia de marketing e respetivos resultados! Se as coisas não estão a correr bem, talvez seja hora de adaptar o plano de marketing, introduzindo alterações. Se algo corre bem, talvez deva repetir a dose. Use este momento para dar feedback aos seus colaboradores, distribuir elogios, redefinir tarefas e, se for caso, celebrar o sucesso!

One thought on “Criar uma estrategia de marketing em 10 passos”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>