Erros de marketing que tem de parar de fazer agora mesmo

piores-erros-de-marketing

Estes são alguns erros de marketing básicos que tem de parar de fazer agora mesmo, se quer ver o seu negócio crescer!

1. Não criar uma estratégia de marketing

erros-marketing

Este é sem dúvida um dos erros de marketing mais comum: criar um negócio, sem qualquer tipo de estratégia e objetivos!
Opte por criar uma estratégia de marketing com objetivos quantitativos e bem definidos – fazer X dinheiro em 2 meses, fazer Y vendas em 6 meses, ter A seguidores no Instagram em um ano. Use números realistas, que motivem e não desista, investindo em boas estratégias para aumentar as visitas online e crescer o negócio!

Outra razão pela qual ter uma uma estratégia de marketing é importante é porque lhe impede pensar apenas no momento ou trabalhar sobre pressão (e mal!), criando objetivos a médio e a longo prazo! E é aqui que o marketing de conteúdos, as palavras-chave e o SEO se revelam valiosos!

2. Não definir as personas do negócio

Uma persona em marketing é o perfil do seu clientes. A quem vende? Quantos anos? Escolaridade? Onde vivem? Do que gostam? Trabalhe com um publico especifico em mente, de modo a fazer crescer o seu negocio!

3 Não entender a jornada do cliente

Jornada-Cliente

Use a jornada do cliente, para melhor definir a sua estratégia de marketing de conteúdos, assim como a estratégia de redes sociais.

Jornada do Cliente

  • Awareness: O cliente tem noção que tem um problema e quer saber mais sobre ele
  • Consideration: Depois disso, ele começa a pesquisar soluções
  • Decision: O momento da compra, em que ele toma a decisão de comprar algo

4. Apostar apenas em promoções

“Ah, mas eu investi 50 euros numa promoção e não tenho retorno!”
Não basta promover uma vez para ter resultados! Da mesma forma que não basta publicar uma vez – seja no site, no blog ou nas redes sociais. As promoções (nas redes sociais, AdWords, etc.) são um complemento, mas sem um trabalho constante e regular nada feito – e para os impacientes está o ponto 10, mais abaixo!

Entende agora porque é que um erro de marketing não ter uma estratégia?

5. Não investir na imagem da marca

Todos os dias somos bombardeados com centenas (milhares?) de imagens e informação! Se quer ser notado, faça-se notar! Como? Apostando numa imagem forte emarcante! Crie uma identidade visual do seu produto/marca – sim, a imagem conta! E se quer a minha opinião, é onde melhor gastará o seu dinheiro na hora de criar/promover o negócio online!

6. Não ouvir, nem interagir com o público

erros-do-marketing

Nenhum negócio se faz sozinho – e muito menos sobrevive sozinho! Para ser bem sucedido, tem de escutar. E, obviamente, ser educado e gentil com os que o rodeiam! E ouça-os! Não se ache superior, nem minimize as queixas dos clientes. Vê-los como chatos ou ignorantes não vai melhorar em nada o negócio! Entenda bem o seu público, assim como o mercado e a cultura local.

Trate os clientes como gostaria de ser tratado! Dê-lhes atenção, responda, seja educado e até divertido! Aprenda com eles!

7. Falar mal dos outros

A sua é marca é boa e isso tem de bastar! Ou, então, parecerá apenas que a sua marca é uma alternativa dentro do mau! Aprenda com os outros, sem os denegrir. É feio. É mesquinho. E lembre-se: aprender com a concorrência não é copiar.

8. Falar demasiado bem de si

erros-de-marketing-a-evitar

O mesmo funciona na hora de promover o seu produto: não minta, nem invente! É tão, mas tão fácil saber-se a verdade… e a Internet pode ser cruel!

9. Achar que é capaz de fazer tudo bem e melhor (e sozinho!!)

Rodeie-se de profissionais experientes! Não tome decisões com base no “eu acho que”. Faça pesquisas. Contrate quem saiba fazer! Faça experiências e compare resultados. Marketing não é uma ciência quântica, mas quase, no sentido, que tudo pode ser analisado e medido – e com métricas, os KPI, próprios.

Outro erro é só acharmos que só nós é que sabemos fazer e que ninguém consegue e/ou sabe fazer melhor. Errado. Abra a cabeça, estude, aprenda com os outros (profissionais e marcas) e verá que o seu negocio só tem a ganhar! Da mesma forma, que não importa fazer tudo, nem ter tudo! FOCO! Como dizia a minha avó, “mais vale pouco e bem do que muito e não prestar!”

10. Impaciência

erro-marketing

Se quer resultados tem de ser paciente, nada acontece para ontem! Também é muito importante ser consistente e continuar com o projeto – mesmo quando tudo parece não funcionar! Publicar hoje e voltar a publicar um mês depois não funciona. Talvez a falta de consistência, seja um dos erros de marketing digital mais comum. Muitos acham que é tudo fácil e rápido… e está longe de ser assim!

5 thoughts on “Erros de marketing que tem de parar de fazer agora mesmo”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>