Estratégias de Marketing Digital

My name is SEO - Search Engine Optimization

Marketing Digital: Estratégias

O marketing digital ou web marketing engloba um conjunto de acções e técnicas de marketing, cujo objectivo é conseguir novos clientes e fidelizar os actuais e, logo, vender mais! O marketing digital engloba tudo o que está relacionado com a Internet, desde a criação e optimização do site, à gestão de redes sociais, criação de conteúdos e, claro, aos aplicativos online.

São várias as áreas e ferramentas do marketing digital. Ora veja:

1. Marketing viral 🎉

marketing-viral

Esta estratégia permite divulgar uma mensagem a um ritmo exponencial. O marketing viral não se programa, simplesmente acontece. Bons exemplos de campanhas de marketing viral as campanhas do site de viagens Momondo, dos sabões Dove ou do Ice Bucket Challenge – ainda se lembra? O mais importante no marketing viral é trabalhar mensagens simples, tornando-as cativantes. Criar algo, que leve as pessoas a partilharem de forma voluntária.

2. Marketing relacional 💝

O marketing relacional ou marketing de relacionamento é o chamado marketing boca-a-boca. Um cliente feliz é sempre um possível influencer, ou seja, alguém que voluntariamente promove o seu negócio. E numa pequena escala, tudo conta: a forma como interage com os utilizadores, o tratamento personalizado, a rapidez com que resolve problemas, etc. Mantenha os seus utilizadores satisfeitos e verá como irão partilhar o seu produto! Outros influencers digitais a ter em conta são bloggers, celebridades, etc. Gente com presença online reconhecida, na qual o público confia e capaz de promover vários produtos.

3. Search Engine Optimization (SEO) 🔥

seo-estrategia

Uma das partes mais importantes do SEO é o conteúdo. Quando abre o Google para pesquisar algo, você comece por digitar o que pretende, certo? Ao fazê-lo está a usar palavras-chave. Estas keywords têm valor e ajudam a posicionar o seu site nos motores de busca.

O conteúdo online é uma parte importante do SEO, mas há muito trabalho que tem de ser feito: URL’s amigáveis, bons títulos, rapidez e velocidade do site, bom uso do código HTML, tags, site optimizado para dispositivos móveis e muito mais. O SEO é uma ferramenta barata, mas implica muito trabalho e paciência, com resultados a largo prazo. Uma das razões pelas quais o SEO no marketing digital é importante é porque é a melhor ferramenta para melhor rankear o site, colocando-o no topo das pesquisas.

4. Search Engine Marketing (SEM) 💰

Se o SEO é trabalhar a optimização do site de forma natural, o SEM implica investimento. De uma forma simples, SEM é pagar para aparecer no topo das pesquisas. E, acredite, esta é uma técnica com muito retorno e efeitos imediatos.

5. Online product configurators/Configuradores online 🎨

online-marketing

Há inúmeras aplicações na Internet deste género e que lhe podem ajudar a configurar o seu site para a melhorar a experiência do utilizador. O objectivo é personalizar as pesquisas. Vamos imaginar que possui uma loja online e que vende cadeiras. Este tipo de aplicação permite ao utilizador escolher a cor das cadeiras, por exemplo.

6. Verificadores de produtos online 👓

Continuando com o exemplo da loja online. Desta vez o utilizador quer um sofá, certo? Os verificadores permitirem ver o produto nos mais diferentes ângulos.Verifiers como este, são muito usado nas lojas online, pois permitem aos clientes ver com detalhe todos os produtos. Um maior escrutínio é uma forma de garantir a confiança, aumentando as vendas.

7. Gestão de redes sociais #️⃣

marketing-digital

Redes sociais como o Facebook, o Pinterest ou o Instagram tornaram-se essenciais para promover os negócios online. Muitas empresas olham para as redes sociais de forma leviana e não investem numa produção cuidada e constante. As redes sociais, no que toca ao marketing digital para pequenas empresas, são uma ferramenta muito valiosa, contribuindo para a interacção directa entre o público e o produto. É importante escolher quais os melhores canais de social media para o seu negócio e investir na criação de conteúdos para os mesmos.

 

8. CRM e email 📧

A sigla CRM (Customer Relationship Management) significa em português “Gestão do Relacionamento com o Cliente”. Estude o seu consumidor e antecipe as respostas aos problemas/necessidades do seu cliente. Por exemplo, o utilizador apenas comprou a viagem de ida? Então, envie-lhe ofertas com a viagem de regresso! O envio de email e de newsletter está longe de ser uma técnica ultrapassada!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>