10 Sites e redes sociais para promover negócios online

sites-redes-sociais-para-promover-negocios-online




10 Sites e redes sociais para promover negócios online

E não, não falamos do Facebook, nem do Instagram, nem do YouTube

Quando pensamos em promover negócios online, o nosso pensamento óbvio vai para as redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o YouTube ou o o Twitter! Estes são os primeiros canais de social media que nos ocorrem. Mas há mais sites e redes sociais para promover negócios online que pode e deve usar usar! Muitos mais – e consoante o seu negócio, tem de saber aproveitar e explorar todos os canais!

1. Pinterest para negócios

promover-negocios-pinterest

Tal como o Instagram, o Pinterest é ideal para promover produtos visuais. Coisas bonitas.
Esta rede social para negócios funciona através da partilha de imagens e não tem parado de crescer – o ano passado superou os 200 milhões de utilizadores.
O Pinterest permite criar coleções (pins) de imagens e de outros conteúdos de multimédia! No fundo, funciona como uma montra virtual, ideal para os profissionais da moda, decoração, gastronomia ou organização de eventos – lá está, produtos e marcas visuais.
Outra das vantagens do Pinterest é que está ligado ao Google. Isto significa que ao pesquisar no Google, na secção das imagens saem imagens de produtos do Pinterest.

2. Usar o Google Meu Negócio para promover a empresa online

promover-negocios-no-google

Esta é talvez das ferramentas mais valiosas para promover um negócio online e constitui em fazer uma conta Business no Google – e não se preocupe, é 100% gratuita.
Esta rede social irá permitir que o público encontre informações sobre a sua empresa, quando pesquisar no Google e também no Google Mapas – saiba mais no ponto seguinte!
Vamos imaginar que possui um restaurante ou uma loja de roupa, ao criar um perfil no Google Meu Negócio poderá adicionar as suas fotos, indicar os horários de funcionamento, assim como os contactos e outras informações que considere relevante.

  • Ah: Os utilizadores são livres de comentar e pontuar. Ou seja, para o bem e para o mal, o seu negocio estará exposto.
  • NOTA: Se já possui o Google Places para empresas ou um perfil no Google+, quase de certeza que o Google já atualizou o seu perfil para o Google Meu Negócio. Confira se os dados estão corretos.

3. Adicionar a empresa no Google Maps

adicionar-google-maps
Exemplo do Google Maps, após pesquisar “restaurantes Lisboa”

Ok: o Google Maps não é de todo uma rede social ou um site para promover negócios específico, mas se tem uma loja, um restaurante ou um espaço físico convém que este apareça no Google Maps, certo? Caso contrário, como é que será encontrado pelos clientes?
Além da credibilidade, é ideal para ajudar aqueles os que procuram um restaurante aberto em Lisboa ou um bar no Porto.

“Como adicionar o meu negocio no Google Maps?”

  1. Ter uma conta Google e fazer login
  2. Abrir o Google Maps na zona pretendida
  3. Depois, no canto inferior direito, clique em Informar o problema > Adicionar um lugar ausente
  4. Use o marcador para marcar o local que quer assinar, adicionando depois os dados que considera importantes. Termine o processo, ciciando em Enviar.

“Como fazer a verificação da minha empresa no Google Maps?

  1. Procure a sua empresa no Google Maps
  2. Se esta não sair, veja anteriormente como adicionar o lugar no Google Maps. Se esta já aparece, verá que abaixo sai uma mensagem que diz “ Você é o proprietário da empresa?” – clique aí e siga todos os passos! E lembre-se: para verificar a localização, tem de ter uma conta no Google Meu Negócio.

4. Usar o Trip Advisor para promover negócios online

promover-negocios-online

O Trip Advisor é totalmente dedicado ao turismo e a negócios da área – como locais a visitar, onde comer, tours, etc.
O site vive das pontuações e comentários dos utilizadores, que aqui relatam as suas experiências – ou seja, vale o que vale! Mas é inegável que é dos sites de viagem com maior influência – quem nunca usou o TripAdvisor para pesquisar um restaurante?

Criar um perfil no TripAdvisor é gratuito e existem 4 categorias de perfil:

  • Hotéis
  • Restaurantes
  • Atracções
  • Alugueres

Poderá editar o perfil do TripAdvisor com toda a informação que considerar importante. Como disse antes, o TripAdvisor é grátis, mas há a possibilidade de fazer um upgrade de conta, pagando, de modo a ter mais destaque no site.

5. Medium para empresas

sites-para-divulgar-negocios-online

Já aqui tinha falado do Medium antes, quando falei sobre como criar blogs grátis e sugeri algumas plataformas.
A meu ver, o Medium é uma plataforma muito boa, ideal para os que gostam de escrever, ser lidos e ler. Enfim: ideal para empresas de consultoria (independentemente da área), por exemplo. Uma espécie de jornalismo social dos tempos modernos! Várias empresas importantes, como Banco Itaú no Brasil, Rock Content ou Buffer usam o Medium.
Na hora de usar o Medium, apenas as pessoas que quiser, poderão seguir a página. Pode parecer um pouco elitista, mas (diz a empresa) assim mantém a qualidade do site, assim com uma comunidade verdadeiramente interessada e empenhada.
Outra coisa boa do Medium é que é facilmente personalizado, ficando a parecer uma página mais da empresa.

6. Github: Para programadores

Sites redes sociais para promover negocios online

Mais do que um site de promoção, o Github é uma ferramenta de autopromoção e de trabalho conjunto. Usado especialmente por programadores, este site permite aos programadores ou a qualquer outra pessoa com conta na plataforma, ver e ate participar em projetos online, em qualquer lugar do mundo.
A plataforma possui mais de 65 milhões de projetos alojados, entre eles alguns bem conhecidos como o WordPress, o GNU/Linux ou o Atom.

7. Usar o Meetup para promover eventos de empresas

divulgar-eventos-online

Imagine os eventos do Facebook, mas numa escala maior! O Meetup é um site online, onde pode promover e divulgar os eventos da empresa ou marca que representa!
O objetivo do Meetup é juntar pessoas com interesses comuns – literatura, gastronomia, desporto, fotografia, moda, etc.
Se criar um evento no Facebook, este vai chegar ao público que o/a segue e com sorte a algumas pessoas do circulo de amigos, das pessoas que já o/a seguem, certo? O Meetup tem a vantagem de ser mais abrangente e chegar a mais gente. Segundo a empresa, todos os meses, há mais de 500 mil eventos Meetup em todo o mundo!

8. Criar conteúdo online no Giphy para promover produtos

negocios online-promover
O Giphy é um site online que permite criar GIFs e também pesquisar. 
Simples, certo? Mas há mais, são cada vez mais as empresas que criam GIFs nesta plataforma para promover a marca online! E tendo em conta que este site é usado por milhões de pessoas e está até incluído em chats de empresas, como o Slack, o impacto é grande!
Muitos utilizadores, nem se apercebem da publicidade, mas ela está lá!

9. Promover negócios online no OLX

promover-marcas-ollx
E quem diz o OLX, diz outros diretórios online, que lhe permitam divulgar os serviços online da empresa onde trabalha. Adicione o link para o site e reforce a presença digital do site, assim como a autoridade online da sua marca.

10. Unsplash

promover-negocios-digitais
… quem diz o Unsplash poderia falar de outro banco de imagens gratuito! Os bancos de imagem são excelentes ferramentas para promover negócios online!
Todos precisamos de imagens, aliás este é um dos formatos de conteúdo online mais usados. A pensar nisso, muitas empresas criam imagens temáticas (e relacionadas com os produtos), que disponibilizam gratuitamente neste tipo de banco de imagem para uso gratuito.

Veja as imagens em cima, em nenhum momento no Unsplash em pesquisei o nome de marcas… e aí estão elas!
Tal como no Giphy, o utilizador nem se dá conta que sem querer está a fazer publicidade a uma marca/serviço, mas é um facto: a publicidade está lá! Mesmo quando os próprios criadores das imagens, não se dão conta ou o fazem sem intenção!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>