10 Dicas sobre como usar o Instagram

Como usar o Instagram

Como usar o Instagram, mas primeiro: Para que serve o Instagram?

Antes de dar 10 dicas sobre como usar o Instagram, deixe-me primeiro explicar o que é o Instagram e para que serve!
O Instagram é uma aplicação para Android e iOS, que funciona também como rede social. O principal objectivo do Instagram é a partilha de imagens!

Esta foi a rede social que mais cresceu nos últimos anos e conta, actualmente, com mais 400 milhões de utilizadores ativos – em Portugal, é a segunda rede social mais usada e é a que mais cresce, sobretudo junto dos Millennials – consegue sentir o potencial?!

Vantagens do Instagram para empresas

vantagens-instagram-empresas

Ao contrário das redes sociais, o Instagram continua mais privado – por exemplo, não tem como saber quem visitou o Instagram, nem ver aquilo que os amigos gostam! Mesmo os anúncios conseguem ser discretos e menos invasivos.

Quando um utilizador começa a seguir uma marca no Instagram é claro que há interesse e um compromisso de acompanhar aquela marca. É por isso, que de todas as redes sociais o Instagram é a rede social com níveis de engagement mais altos! No ponto 10, falarei de outras vantagens do Instagram.

 

Como usar o Instagram: 10 regras de ouro

1. Telemóvel, telemóvel, telemóvel

E quem diz telemóvel, diz tablet ou outro dispositivo móvel, a única forma para publicar imagens e aceder aos filtros do Instagram. Sobre como funciona o Instagram no pc podemos-lhe dizer que há limitações, pois embora possa navegar pelas páginas, editar o perfil e até pesquisar por hashtags, não poderá publicar imagens. Do modo como funciona o Instagram no pc, nunca poderá usar o Insta em pleno.

 

2. Editar o perfil do Instagram

instagram-criar-conta

Já fez o download da app.? Então, é hora de criar e editar o seu perfil de Instagram. No Instagram, poderá colocar o nome da empresa/produto, criando um user name, adicionando também uma breve descrição sobre a conta – seja conciso! Pense na descrição como um pitch, onde apresenta o produto em poucas, mas certeiras palavras. Ah, na descrição é possível incluir emojis!

No seu perfil, poderá ainda incluir um link. Note bem que este link é o único hyperllink de todo o Instagram. Se, por exemplo, colocar um link numa publicação, este não funcionará.

  • Dica de Instagram: Mude o link do perfil, sempre que se justificar, enviando, assim, os utilizadores para a página que pretende.

O perfil de Instagram permite ainda adicionar um email e até número de telefone. Aproveite ao máximo todas as funcionalidades para promover o seu negocio e tirar o máximo partido desta ferramenta.

 

3. Publicar fotos no Instagram

E quem diz fotos, diz imagens com mensagens, informações pertinentes, etc. – e, claro, vídeos. O Instagram é uma ferramenta extremamente visual! Logo, importa usar fotos/imagens com qualidade e também atractivas. Para publicar no Instagram, voltamos a recordar-lhe que tem de o fazer através de um dispositivo móvel. Basta carregar no + que aparece na barra inferior. Depois disso, é brincar com os filtros.

 

4. Dicas para publicar no Instagram

como-publicar-instagram

Na hora de publicar no Instagram, além dos filtros e de formatar a imagem ao seu gosto, poderá ainda acrescentar um texto, que vai aparecer na parte inferior do Insta. Ao contrário do Twitter, o texto no Instagram é ilimitado, ideal para adicionar muitas, muitas hashtags (a nossa dica de Instagram número 5).

Outra funcionalidade do Instagram é que pode adicionar o local, onde a fotografia foi tirada – e, de forma, BEM especifica, já que o sistema de localização do Instagram permite adicionar localizações de museus, restaurantes, etc. Está a ver a potencialidade disto para promover o negócio online?

  • Dica de Instagram: Use @ sempre que quiser referir-se a alguém ou identificar outra conta, seja ela pessoal, empresarial ou uma marca, numa publicação – ideal para fazer publicidade!

5. O poder da Hashtag no Instagram

usar-Hashtag-instagram

Se tem o hábito de encher os seus posts de Facebook de hashtags, por favor, por favor, por favor, pare de o fazer. É feio, pouco profissional e dificulta a leitura! Já no Instagram a história é outra! Adicione quantas hashtags quiser – ou melhor, quantas o Insta deixar!

Tendo em conta o seu negócio, defina as hashtags que são essenciais e que melhor definem a marca, adicionando-as a cada posts, juntamente com novos hashtags em função do novo post.

 

6. Associar o Instagram às outras redes sociais

O Instagram faz parte do Facebook, sendo possível associar estas duas redes e publicar nas duas ao mesmo tempo. Além do Facebook, poderá também associar a conta de Instagram a outras redes sociais. A saber: Twitter, Tumblr e Foursquare

  • Dica de Instagram: Embora seja fácil e prático publicar no Instagram e no Facebook ao mesmo tempo, estas são duas redes sociais diferentes, logo a forma como comunica deverá mudar. Confira algumas diferenças básicas, para entender melhor como usar o Instagram:
  1. As publicações do Instagram não podem “ler” links;
  2. Os tamanhos das imagens são diferentes;
  3. Embora, não haja limite de texto, após as primeiros letras, o Insta corta-o. Quem quer ver mais, terá de clicar para continuar a visualizar!
  4. A ideia de que as pessoas não leem no Instagram é fácil de ser contestada (pense em contas como Humans of New York, onde pequenas histórias são contadas em textos longos), mas é um facto: o Instagram vive mais da imagem do que o Facebook. Use a imagem para “falar” com a audiência, introduzindo mensagens e, claro, apostar em boas fotos e com qualidade é essencial.
  • Dica de Instagram: Se precisa de ajuda neste campo, use programas como o Fotor ou o Canva e veja como conseguir imagens de boa qualidade para publicar no Instagram AQUI.

7. Usar as Stories do Instagram

Como usar o Instagram stories

As Stories são publicações de um minuto no máximo e que depois desaparecem. As Stories do Insta aparecem no topo da app. e são uma boa técnica de Instagram para personalizar a relação com o cliente! Poderá usar o Instagram Stories do Instagram para mostrar produtos exclusivos, anunciar descontos, divulgar novidades, realizar passatempos, etc.

Além disso, pode editá-las como emojis, adicionando texto e até outros itens que lhe permitem fazer perguntas aos seus utilizadores!

8. Interagir com outras contas

Antes de irmos a esta parte, vamos deixar claro: interagir com as pessoas que comentam a e partilham as suas publicações nas redes sociais é sempre importante, ok? Não importa a rede social, interacção é sempre importante nas redes sociais!

Use as hashtags que são pertinentes para o seu negócio, para descobrir e explorar marcas parecidas. Veja o que os outros estão a fazer, interaja com eles, dando Like/Gosto e até comentando – a concorrência mais do que inimiga, pode ser uma fonte de inspiração e uma forma de se dar a conhecer!

9. “Ter mais do que uma conta no Instagram é possível?”

É sim! À sua conta pessoal, pode juntar a conta da empresa e quantas mais quiser. Lembre-se, parar criar uma conta de Instagram apenas precisa de um email, logo para entrar numa conta, basta introduzir email ou Instagram + password.

  • Dicas de Instagram: Pode associar uma conta através do perfil, sem ter que terminar a sessão. Adicione uma conta nas suas opções e depois basta ir intercalando entre as várias contas! Fácil e muito intuitivo.

 

10. Instagram para empresas

O Instagram para Negócios oferece várias funcionalidades, como a possibilidade de criar anúncios ou aceder às estatísticas das páginas, onde poderá obter informações importantes como a idade e localização do seu público, assim como dados sobre as publicações de Instagram mais vistas!

Anúncios de Instagram

Quanto aos anúncios do Insta, poderá optar por publicar uma imagem, um vídeo ou um carrossel, com verias imagens/vídeos. E mais, na hora de anunciar no Instagram, pode segmentar os anúncios de modo a:

  • a) Obter mais cliques para o site (sendo que o link será o do perfil)
  • b) Promover a app., de modo a que os utilizadores procedam à sua instalação
  • c) Aumentar o número de visualizações de um vídeo
  • d) Promover a imagem de marca e/ou um produto

 

Ficou claro? Se tem dúvidas, escreva-me!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>