Criar um blog gratis

Criar um blog grátis

Criar um blog grátis – 6 sites gratuitos

Quer criar um blog grátis?
 Se o seu objetivo é apenas criar um blog para se divertir, para promover o seu negócio ou para criar um blog empresarial, saiba que existem várias plataformas parar criar blogs grátis que pode usar! Fique a conhecê-las, assim como as suas vantagens e desvantagens!

1. Criar um blog grátis no WordPress

criar-blog-gratis-wordpress

Criar um blog no WordPress grátis é possível e muito fácil. Esta é talvez a plataforma para criar blogs grátis mais usada no mundo! Há imensos temas do WordPress gratuitos e é muito simples e intuitivo de usar! Além disso, está bem optimizado para SEO marketing, o que é sempre uma vantagem e ainda pode instalar gratuitamente vários widgets, para associar o blog às redes sociais e outros!

Note que existem dois tipos de WordPress: o wordpress.COM e o wordpress.ORG

Basicamente o primeiro é grátis, mas se quiser um domínio próprio (sem wordpress pelo meio) e rentabilizar o seu site, então, já terá de pagar! Já a versão .org é totalmente gratuita, mas implica que o utilizador saiba algo de programação e ainda acarrete os custos do domínio e alojamento.

 

2. Criar um blog grátis no Blogger

criar-blog-com-blogger

Tal como acontece com o WordPress.com, também é possível criar um blog no Blogger gratuitamente. Também aqui encontrará opções mais sofisticadas e que são pagas, mas não desanime, pois há muito por onde explorar nas opções e temas grátis do Blogger, assim como nos widgets.

Uma das principais vantagens do Blogger é que pertence ao Google, logo muito bem preparado no que toca ao SEO Marketing. Muitos consideram que na hora de pesquisar online e de melhor posicionar resultados online, o Google tende a favorecer as ferramentas “da casa”!

 

3. Criar um blog grátis no Sapo

criar-blog-no-sapo

Em Portugal, o Sapo é o maior servidor nacional. Pode criar blogs grátis no Sapo e embora o Analytics do Sapo deixe um pouco a desejar, pode beneficiar por estar a inserir o seu blog numa plataforma portuguesa – possivelmente a maior do país.

Tal como aos sites para criar blogues que já aqui mencionamos, também o Sapo todos os dias destaca alguns artigos e, por vezes, até os publica na página sapo.pt, levando sua página até mais gente, que fala o seu idioma e com maior probabilidade de se relacionar com o seu idioma.

Quanto a desvantagens de criar um blog no Sapo, a maior está relacionada com a dificuldade de rentabilizar o blog do Sapo, pois ao contrário do Blogger e do WordPress que lhe permitem começar um blog grátis e depois facilmente fazer um update e, mediante pagamento, livrar-se do nome da plataforma no link e rentabilizar o site com AdSense, por exemplo, o Sapo não lhe permite isso. Nos blogs Sapo, terá de migrar o site para outra plataforma.

 

4. Criar um blog gratis no Tumblr

como-criar-um-blog-no-tumblr

Embora muitos não vejam o Tumblr como um site para criar blogs, a verdade é que é! O Tumblr é cool e é também uma plataforma muito visual e jovem! Além disso é fácil de usar e muito intuitivo! E não se preocupe, poderá integrar o Tumblr com as redes sociais para melhor divulgar o blog. Aqui também aqui encontrará uma comunidade de seguidores empenhada, que pode seguir e que lhe poderão também seguir – os outros 4 sites também possuem esta opção, mas talvez o Tumblr e o Medium são os sites com comunidades mais fieis!

5. Criar um blog grátis no Medium

criar blogs gratis

O Medium é aquela ferramenta que apesar de mais limitada é, ao mesmo tempo, espetacular! Limitada porque não possui tantos temas, nem opções de formatação ou até para instalar widgets, – sobretudo, se compararmos com o Medium como WorodPress! Espetacular, porque pode facilmente integrar no seu site e criar um blog grátis credível e uma extensa rede de seguidores – associado a uma comunidade fiel! O Medium é para os amantes de texto!

  • O Medium vive muito da comunidade, por isso, a minha dica é: antes de começar o seu projeto, investigue a comunidade e tente descobrir se para o seu negócio/tópico de blogger, há público no Medium! Uma das limitações do Medium é a língua, pois o Inglês domina por ali! Vamos imaginar que é uma advogada em Portugal. Fuja do Medium, pois o seu setor é bem limitado e há poucos membros nessa área no Medium Portugal. Agora, vamos imaginar que tem uma loja online, onde vende produtos para grávidas. Neste contexto, o Medium é um bom investimento, sobretudo porque a comunidade Brasileira é SUPER ativa no Medium!

6. Criar um site

Outra opção é tornar o seu blog num site! E para saber mais sobre como criar um site, clique na imagem abaixo!

site-gratis

Existem outras formas para fazer blogs grátis, aliás basta digitar “fazer blog grátis” para encontrar 2398 ofertas de sites grátis, onde poderá hospedar o blog dos seus sonhos! Acredito que sejam bons, mas no seu lugar iria por plataformas com provas dadas e de referência.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>