Promover negócios online

sites-redes-sociais-para-promover-negocios-online

10 Sites e redes sociais para promover negócios online

E não, não falamos apenas do Facebook, nem do Instagram ou do YouTube

Quando pensamos em promover negócios online, o nosso pensamento óbvio vai para as redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o YouTube ou o o Twitter! Contudo, há mais peixe no mar! Ou seja, há mais sites, canais e redes sociais onde promover negócios online que pode e deve usar! Muitos mais – e consoante o seu negócio, tem de saber aproveitar e explorar todos os canais!

1. Pinterest para negócios

promover-negocios-pinterest

Tal como o Instagram, o Pinterest é ideal para promover produtos visuais. Em suma: coisas bonitas.
Esta rede social para negócios funciona através da partilha de imagens e não tem parado de crescer – o ano passado superou os 200 milhões de utilizadores.
Relativamente ao Pinterest, este canal permite criar coleções (pins) de imagens e de outros conteúdos de multimédia! No fundo, funciona como uma montra virtual, ideal para os profissionais da moda, decoração, gastronomia ou organização de eventos. Ou seja, produtos e marcas visuais.

Além disso, outra vantagem do Pinterest é que está ligado ao Google. Tal significa que ao pesquisar no Google, na secção das imagen, saem imagens de produtos do Pinterest. Logo, podem sair os seus produtos!

2. Usar o Google Meu Negócio para promover a empresa online

promover-negocios-no-google

Possivelmente uma das ferramentas mais valiosas para promover um negócio online e tantas vezes ignorada. Para começar, só tem de fazer uma conta Business no Google – 100% gratuita.
Quanto à sua utilidade, ela irá permitir que o público encontre informações sobre a sua empresa, quando alguém pesquisa no Google. Tal está também com Google Maps, mas sobr eisso, falo no ponto seguinte!
Nesse sentido, vamos imaginar que tem um restaurante ou uma loja de roupa, certo? Após criar um perfil no Google Meu Negócio poderá adicionar as suas fotos, indicar os horários de funcionamento, métodos de pagamento assim como os contactos e outras informações que considere relevante. Em sumo: é como um pequeno site ou Facebook, mas no Google. Tendo em conta que o Google é o maior motor de pesquisa do mundo, convém estar aqui.

Antes de terminar, só duas coisinhas:

  • Os utilizadores são livres de comentar e pontuar. Ou seja, para o bem e para o mal, o seu negocio estará exposto.
  • Se já possui o Google Places para empresas ou um perfil no Google+, possivelmente o Google já atualizou o seu perfil no Google Meu Negócio. Assim sendo, só tem de confirmar se os dados estão corretos.

3. Adicionar a empresa no Google Maps

adicionar-google-maps
Google Maps, após pesquisar “restaurantes Lisboa”

Para começar, o Google Maps não é nem uma rede social, nem deve ser encarado como um site. Todavia, se tem uma loja, um restaurante ou um espaço físico este tem de aparecer no Google Maps, certo? Caso contrário, como é que vai atrair mais clientes e ser encontrado?

“Como adicionar o meu negocio no Google Maps?”

  1. Ter uma conta Google e fazer login
  2. Abrir o Google Maps na zona pretendida
  3. Depois, no canto inferior direito, clique em Informar o problema > Adicionar um lugar ausente
  4. Use o marcador para marcar o local que quer assinar, adicionando depois os dados que considera importantes. Termine o processo, ciciando em Enviar.

“Como fazer a verificação da minha empresa no Google Maps?

  1. Procure a sua empresa no Google Maps
  2. Se esta não sair, veja anteriormente como adicionar o lugar no Google Maps. Se esta já aparece, verá que abaixo sai uma mensagem que diz “ Você é o proprietário da empresa?” – clique aí e siga todos os passos! E lembre-se: para verificar a localização, tem de ter uma conta no Google Meu Negócio.

4. Usar o Trip Advisor para promover negócios online

promover-negocios-online

O Trip Advisor é um site totalmente dedicado ao turismo e a negócios da área – como locais a visitar, onde comer, tours, etc.
Embora o site viva das pontuações e comentários dos utilizadores, que aqui relatam as suas experiências; também poderá ser usado para publicitar um espaço, indicando a sua morada, horários, preços, etc.! É inegável que é dos sites de viagem com maior influência! Afinal quem nunca usou o TripAdvisor para pesquisar um restaurante?

Criar um perfil no TripAdvisor:

Criar um perfil no TripAdvisor é gratuito e existem 4 categorias de perfil disponíveis. São elas:

  • Hotéis
  • Restaurantes
  • Atrações
  • Alugueres

Poderá editar o perfil do TripAdvisor com toda a informação que considerar importante. Como disse antes, o TripAdvisor é grátis, mas há a possibilidade de fazer um upgrade de conta, pagando, de modo a ter mais destaque no site.

5. Medium para empresas

sites-para-divulgar-negocios-online

Anteriormente, neste blog, falei do Medium a propósito de como criar blogs grátis. Na minha opinião, o Medium é a plataforma ideal para os que gostam de escrever, ser lidos e ler. Hoje em dia, várias empresas importantes, como Banco Itaú no Brasil, o N26, ou o Buffer usam o Medium. Isto acontece, porque o Medium é facilmente personalizado, ficando a parecer uma página mais da empresa.
Além disso, na hora de usar o Medium, apenas as pessoas que quiser, poderão seguir a página. Embora possa parecer um pouco elitista, diz a empresa, que assim mantêm a qualidade do site, assim com uma comunidade verdadeiramente interessada e empenhada.

6. Github: Para programadores

Sites redes sociais para promover negocios online

Mais do que um site de promoção, o Github é uma ferramenta de autopromoção e de trabalho conjunto. Usado especialmente por programadores, permite a qualquer outra pessoa com conta na plataforma, ver e ate participar em projetos online, em qualquer lugar do mundo.
Actualmente, a plataforma possui mais de 65 milhões de projetos alojados, entre eles alguns bem conhecidos como o WordPress, o GNU/Linux ou o Atom.

7. Promover eventos no Meetup

divulgar-eventos-online

Se nunca ouviu falar no Meetup, pense nos eventos do Facebook, mas numa escala maior! O Meetup é um site online, onde pode promover e divulgar os eventos da empresa ou marca que representa!
Relativamente ao objetivo do Meetup, esta plataforma pretende juntar pessoas com interesses comuns – literatura, gastronomia, desporto, fotografia, moda, etc.
Por isso, ao criar um evento no Facebook, este vai chegar ao público que o/a segue, certo? Já no Meetup, o alcance será mais mais abrangente, chegando a mais gente. Segundo a empresa, todos os meses, há mais de 500 mil eventos em todo o mundo!

8. Criar conteúdo online no Giphy para promover produtos

negocios online-promover
O Giphy é um site online que permite criar GIFs e também pesquisá-los. 
Simples, certo? Mas há mais, são cada vez mais as empresas que criam GIFs nesta plataforma para promover a marca online. Tendo em conta que este site é usado por milhões de pessoas e está até incluído em chats de empresas, como o Slack, o impacto, assim como o alcance é grande! A verdade é que muitos utilizadores, nem se apercebem da publicidade, mas ela está lá!

9. Promover negócios online no OLX

promover-marcas-ollx
Obviamente que quem diz o OLX, diz outros diretórios online que lhe permitam divulgar os serviços online da empresa onde trabalha. Adicione o link para o site e reforce a presença digital do seu site, assim como a autoridade online da sua marca.

10. Unsplash e outros bancos de imagem

promover-negocios-digitaisNa minha opinião, o Unsplash é um bom exemplo de um banco de imagens de altíssima qualidade, que bem usado, é uma excelente ferramenta de ublicidade. Contudo, poderia falar de outro banco de imagens gratuito qualque, pois sem dúvida que bancos de imagem são excelentes ferramentas para promover negócios online!
Afinal, no online, todos precisamos de imagens, aliás este é um dos formatos de conteúdo online mais usados. A pensar nisso, muitas empresas criam imagens temáticas (e relacionadas com os produtos), que disponibilizam gratuitamente neste tipo de banco de imagem para uso gratuito.

Por exemplo: veja as imagens em cima, em nenhum momento no Unsplash em pesquisei o nome de marcas… e aí estão elas!
Embora o utilizador nem se dê conta que está a ser inundado de publicidade, ela está lá

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>