Desvantagens da loja do Facebook

loja-do-Facebook-desvantagens

Desvantagens da loja do Facebook

Na hora de criar uma loja online, não se limite à loja do Facebook

“Oh Sofia, será que devo criar uma loja online ou usar a loja virtual do Facebook?

Esta é uma das perguntas que mais tenho ouvido ultimamente. A resposta correta é AMBAS!

A loja virtual do Facebook tem as suas vantagens, obviamente. Na hora de criar e de usar é simples e intuitiva e, melhor ainda, uma ferramenta gratuita!
Para criar uma loja virtual do Facebook, basta ter uma página de negócios de Facebook e adicionar a aba loja, nas Configurações da página. Depois disso, é começar a adicionar produtos, descrições e preços e a editar, para que fique tudo lindinho.
E se tem também Instagram, lembre-se de adicionar a loja do Facebook, para começar a marcar produtos em fotos de Instagram. Desta forma, sempre que clivarem na foto de Instagram, os clientes poderão ver nome do produto + preço e ainda clicarem para fazer a compra.

Desvantagens da loja do Facebook

No entanto, lamento muito, mas não basta ter apenas uma loja virtual do Facebook. Estas são algumas das desvantagens da loja do Facebook, sobretudo quando comparamos com a criação de sites personalizados:

  • O Facebook não é seu. Ou seja, está sujeita às regras desta rede social. E o algoritmo do Facebook não brinca, assim como os seus critérios que a qualquer momento estão sujeitos a mudar. Pense que o Facebook é como um espaço alugado, enquanto o site é seu.
  • Há mais vida no marketing digital do que o Facebook – ou Instagram. Logo, não faz sentido ficar concentrada em apenas um canal de comunicação para promover negócios online.
  • Isso significa também que na hora de promover o seu negócio, não poderá apostar em outras estratégias de marketing digital. Por exemplo, fazer campanhas de anúncios da Google, apostar em marketing de conteúdos, divulgar a loja através do email marketing
  • É certo que a loja do Facebook tem dados estatísticos disponíveis, mas não se comparam à informação que pode extrair do seu site, que lhe permitirão acompanhar toda a jornada do consumidor.
  • Pense a longo prazo. O tempo que está a perder limitando o seu negócio ao Facebook, está a perder para o seu site. Pense a longo prazo no que quer atingir: crescimento da marca, maior volume de vendas, novos clientes, fidelização dos mesmos, etc.
  • Apesar das lojas do Facebook estarem cada vez mais sofisticadas, a verdade é que ainda apresentam limitações, sobretudo quanto a sistemas de pagamento ou de entregas. E, claro, a restrição de produtos.
  • Uma loja que se limita ao Facebook apresenta, aos olhos do público, sérios problemas de credibilidade e por vezes até de profissionalismo.

 

loja-Facebook-desvantagens

Sim, pode e deve apostar numa loja do Facebook. Todavia tenha presente que há limitações, assim como desvantagens da loja do Facebook e que esta não pode ser o seu único meio de promoção online. E, claro, muito menos, pode ser o seu único meio para sustentar TODO o negócio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>