Grupos de Facebook para negócios

grupos-facebook-para-negocios

Vale a pena criar grupos de Facebook para negócios: SIM ou NÃO?

Depois da ultima alteração do algoritmo do Facebook,, os grupos de Facebook têm-se revelado a grande tendência desta rede social! Se é membro de um grupo de Facebook, com certeza já reparou que no seu feed vê mais informação sobre os grupos, do que posts de outros utilizadores ou marcas, certo?
Obviamente que as marcas não dormem em serviço e, vai daí, começaram todas as criar grupos de Facebook. E de um modo geral, as vantagens dos grupos do Facebook são muitas:

  • Partilha de conteúdo online nos mais variados formatos – vídeo, imagens, texto, links, etc.
  • Interagir com outros utilizadores que não pertencem ao mesmo grupo de amigos, mas que estão unidos pelos mesmos interesses

Se está a pensar em criar um grupo de Facebook para o seu negocio e/ou marca online, tenha em mente que os grupos de Facebook não servem para vender. Os grupos são um espaço para comunicar e dialogar. Trocar informações e unir pessoas com gostos e interesses comuns.

Os grupos do Facebook são, sem dúvida, uma boa forma de fazer chegar a informação a quem importa e a encontrar nichos de produto e um público-alvo mais dedicado.

 

“Afinal, devo ou não criar um grupo de Facebook para o meu negócio?”

Não há uma resposta final, tal como não há nada perfeito. Há também o outro lado dos grupos do Facebook que deve considerar.

Por exemplo, se tem um canal de YouTube e gosta de cozinhar receitas vegetarianas, poderá criar um grupo sobre este tópico. O objectivo? Partilhar receitas, truques e locais onde encontrar ingredientes e muito mais – notícias sobre o tópico, vídeos e imagens, etc. Porém sempre nesse tema. Pelo meio, poderá ir colocando os seus vídeos. Uma forma simples para chegar a um público que realmente está interessado no que faz! Todavia, não poderá censurar os membros por colocarem outros vídeos de outros youtubers. Entende agora a complexidade?

E depois é importante manter-se no tema. Se tem uma loja de flores, não faz sentido discutirem sobre carros.
Quando cria um grupo associado à sua marca, é importante que o tema do grupo e do produto tenham algo em comum. Isso e ter material e assunto para mater um grupo vivo.

Agora vamos imaginar que quer promover um evento: uma ação de voluntariado para plantar árvores. Para mobilizar mais gente e partilhar informação de forma simples, poderá criar um grupo para dar suporte à iniciativa.

Tenha sempre em conta que os grupos são dinâmicos. Isto é, não poderá controlar aquilo que os utilizadores publicam, podendo arriscar-se a que estes publiquem criticando o seu negocio e/ou marca, assim como que partilhem informações louvando as virtudes da concorrência.

Se ainda assim, acha que faz sentido criar um grupo de Facebook para promover o seu negocio online. Força! Não perca tempo!

criar-grupo-de-facebook

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>