Habitantes da Aldeia Global: JustGo
Habitantes da Aldeia Global: Sofia, JustGo
Sites de viagens e blogs com dicas de viagem há muitos, certo? Mas o site de viagens JustGo da Ana Sofia Martins é diferente! Sofia é paraplégica e viajante. Por isso, no seu site de viagens, ela divulga espaços que se destacam pela positiva e que garantem bons acessos (e experiências!) aos que viajam de cadeira de rodas! Pelo meio, vai também lutando contra as mentalidades e provando que viajar de cadeira de rodas é possível, sim!
Em menos de 6 meses, o JustGo conseguiu mais de mil seguidores no Facebook e foi também nomeado pela Momondo para o Blogger’s Open World Awards – e, de certeza, que ela não vai ficar por aqui!
Como apresentaria o teu site de viagens, o JustGo?
O JustGo pretende ser um espaço, ao estilo de blogue, de promoção de boas práticas de turismo, em termos de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida. Pretende-se a divulgação de espaços, onde as boas condições de acessibilidade estão garantidas, sejam eles hotéis, restaurantes, transportes, cidades, etc. Simultaneamente, enquadro Portugal no mundo, no que concerne à questão da acessibilidade.
Como surgiu a ideia?
A ideia surgiu graças às dificuldades que encontro nas minhas viagens – pelo facto de eu própria, ter mobilidade reduzida. Os obstáculos e as barreiras (físicas e de mentalidade), com que me deparo quando viajo, aliadas à vontade de as reduzir ao máximo, fizeram com que desenvolvesse o JustGo. No site divulgo aquilo que está bem, com o objetivo de, pela positiva, chamar a atenção de um assunto que diz respeito a todos.
Qual a importância da Internet para o JustGo?
A importância é total. Sem internet, seria mais difícil chegar a tantas pessoas. Hoje em dia, para a divulgação de qualquer marca é essencial estar na Internet – quer num site, como nas redes sociais.
Qual foi a maior dificuldade que sentiu?
A maior dificuldade é conseguir chegar ao maior número de pessoas possível. Conseguir um domínio, criar um site, gerir uma marca no site e nas redes sociais, assim como nos motores de busca é muita coisa – e é complicado. Há que aprender uma série de ferramentas que são fundamentais para o sucesso online e consequentemente para o próprio sucesso da marca.
E qual foi a maior conquista?
Chegar a mais de mil seguidores no Facebook em poucos meses foi um! Isso e ser nomeada para os Blogger’s Open World Awards da Momondo, com os votos do público – tudo isto em menos de 6 meses de existência!
Quais são os próximos desafios ou planos para desenvolver o negócio online?
Arranjar novas formas de dinamizar o JustGo, de maneira a manter os seguidores atuais e conseguir novos. Os planos passam por conseguir parcerias e o envolvimento de outras pessoas e empresas ligadas ao turismo acessível.
Já agora, que dicas darias àqueles que gostariam de iniciar um desafio online?
Analisar o mercado online no mesmo ramo/área, onde se vai desenvolver o negócio. Estudar muito bem as ferramentas antes de iniciar, recorrendo aos tutoriais que existem online e que explicam quase tudo o que precisamos de aprender para começar. Frequentar workshops online ou presenciais sobre marketing digital também ajuda.
Para uma coisa mais profissional e não tão amadora, como o meu, o melhor é consultar um profissional na área de marketing digital, que o ajude a arrancar e promover o negócio de um modo mais eficaz.
?Habitantes da Aldeia Global é uma rubrica mensal cujo objetivo é dar conhecer novos negócios/marcas/produtos online. Gostaria de participar? Envie um email para hello@sofiamacedo.com
Isabel says:
OLá,
Parabéns pela iniciativa, um trabalho maravilhoso.
Criamos um movimento global denominado “Geração Jovem” que tem como objetivo trazer mais juventude, maior qualidade de vida e criar oportunidades de crescimento quer pessoalmente quer profissionalmente.
Sofia Macedo says:
Olá Isabel! Obrigada eu pelo comentário! Muito sucesso!
Sofia Macedo says:
Olá Isabel! Muito sucesso para o projecto!