Habitantes da Aldeia Global: Dedal

dedal.pt

Habitantes da Aldeia Global: Dedal

A Dedal é uma empresa made in Portugal, que faz produtos únicos e utilitários para a casa e para o escritório. São peças em faiança ou cortiça, que pretendem transformar rotinas em momentos memoráveis.

A Dedal é mais do que “mais” uma loja de objetos de decoração! A Dedal nasceu e existe para consumidores conscientes, que se preocupam com a pegada social dos objetos que compram. O seu compromisso é preservar a herança da manufatura portuguesa. Com esse objetivo, a Dedal produz em Portugal, com recurso a matérias-primas locais, apoiando negócios locais e potenciando o talento de jovens designers. Para saber mais sobre este projeto, falei com a Patrícia Valinho, o cérebro e o motor da marca!

dedal-produtos
Alguns dos produtos da Dedal

Como surgiu a ideia?

A ideia surgiu no âmbito de uma pós-graduação no INDEG (ISCTE) «Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo». Na cadeira de Empreendedorismo (lecionada pelo Prof. Rui Ferreira), desenvolvi as bases da Dedal. A ideia era desafiar os jovens designers de produto, que todos os anos ingressam no ensino superior e que têm poucas oportunidades de empregabilidade. Por outro lado, procurava também valorizar as técnicas artesanais locais.

Qual a importância da Internet para a Dedal?

Elevada. Sem ela não conseguiríamos comunicar. Nem com os clientes, nem com fornecedores ou parceiros!

Qual a maior dificuldade que sentes?

Angariação de investimento externo. Há uma histeria em Portugal por parte dos investidores no que diz respeito à tecnologia. E se não forem projetos que se possam tornar na “Google” ou “Facebook” portugueses, não lhes interessam. Os investidores nacionais que não investem nesta área e focam os seus interesses nos setores do turismo e alimentar. Ninguém arrisca em setores como o nosso, onde a concorrência internacional é muito forte e o retorno financeiro lento (de 5 a 6 anos).

dedalpt

E qual foi a maior conquista até agora?

Ter clientes que recebem os nossos produtos como prenda a querer também oferecer Dedal aos seus amigos 🙂

Quais são os próximos desafios ou planos para desenvolver o negócio online?

Apostar na loja online e encontrar formas de chegar ainda mais perto do consumidor final.

Para terminar, que dicas darias àqueles que gostariam de iniciar um desafio online?

Na verdade, tenho três conselhos:

1 – Sejam persistentes e exigentes.

2 – Procurem bons parceiros de produção e fomentem relações sólidas e duradouras com eles.

3 – Foquem-se no essencial, não tentem fazer tudo bem e procurem não dispersar. Num negócio em fase de arranque, todos os dias há necessidades de ajustar, urgências, imprevistos. Enquanto não atingimos o nosso ponto ótimo de faturação é fundamental saber gerir os recursos. Saber priorizar é fundamental!

 

?Habitantes da Aldeia Global é uma rubrica mensal cujo objetivo é dar conhecer novos negócios/marcas/produtos online. Gostaria de participar? Envie um email para hello@sofiamacedo.com

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>