TravelB4Settle

travelb4settle

Habitantes da Aldeia Global: TravelB4Settle

Miguel Costa e Matilde Leitão são os autores do TravelB4Settle, um blogue de viagens e de nomadismo digital. Com este projeto, ambos esperam inspirar os outros a explorar o mundo, “entrando” no mundo de trabalho online. Muitos veem o nomadismo digital como um sonho, Miguel e Matilde acreditam e mostram que é possível. Para isso, usam a criação de conteúdo (fotos e vídeos) nas nossas redes sociais, assim como a partilha de informação útil no TravelB4Settle para motivar os outros.

Como surgiu esta ideia? 

Sempre tivemos a ideia que, depois de acabar os nossos cursos universitários, iríamos trabalhar em vários sítios do mundo, na nossa área de formação. Uns meses antes de acabarmos, surgiu-nos um anúncio no Facebook que mudou tudo. Era de um blogger que viajava o mundo há mais de 3 anos, enquanto trabalhava online e que estava a mostrar como o fazia num webinar grátis. Nesse webinar, não só nasceu em nós a consciência de que o nomadismo digital é bem real, mas também nasceu uma forte decisão de que o iríamos fazer, mesmo que sem a mínima ideia de como (ainda).

Qual a importância da Internet para o projecto?

É essencial como a água. Na verdade, somos capazes de aguentar um pouco mais sem água do que sem Internet (lol)! Este estilo de vidam de nomadismo digital, que tanto defendemos tem essa desvantagem que é a alta dependência de boa internet. No nosso projecto, as poucas coisas que podemos fazer offline é tirar fotografias e gravar vídeos e depois a sua edição. No entanto isto representa uma fracção de tudo o que fazemos no negócio.

Maior dificuldade que sentiram na hora de iniciar e promover o vosso blog?

Achamos que a maior dificuldade que tivemos foi não deixar de acreditar em nós e na marca, mesmo quando muitas pessoas (às vezes muito próximas) não acreditavam. Esta dificuldade era ainda maior quando os resultados também nos diziam para desistir, tivemos um ano até recebermos o primeiro salário. Mas decidimos ignorar tudo isto e continuar – e ainda bem!

Qual foi a maior conquista até hoje?

As maiores conquistas são, de longe, quando recebemos mensagens privadas a agradecerem-nos genuinamente por os levar-mos a “viajar connosco” (pelas redes sociais) ou pela inspiração para perseguirem os seus sonhos, ou por ajudas nas suas viagens e criação de negócios! Estas mensagens (felizmente) acontecem com cada vez com mais frequência e são hoje a motivação da nossa marca e algo que nos enche de orgulho!;

Quais são os vossos próximos desafios ou planos para desenvolver o vosso negócio online?

Queremos muito expandir a marca e estamos numa fase importante de crescimento, por isso também uma fase de muito trabalho. O desafio tem sido gerir o tempo de viagem com o tempo de trabalho, mas estamos muito entusiasmados. Estamos a pensar começar a fazer ”outsource” de algumas tarefas e isso é um grande passo para nós.

Que dicas dariam a quem quer iniciar e/ou promover um negócio online<

Os melhores conselhos que podemos dar são antes de começar, pesquisem as diferentes possibilidades. Para isso, podem ver este ebook grátis que fizemos, em inglês, com ”21 formas de trabalhar online”. Depois, analisem casos de sucesso no ramo e projectem-se no futuro, para ver se é algo que se veriam a fazer com paixão. É importante uma forte decisão do que se quer antes de começar. Depois de começar, a fórmula para se conseguir qualquer coisa nesta vida é simples: constante aprendizagem e muita persistência. Uma última dica mais prática que nós usamos e recomendamos muito é modelar (não copiar) casos de sucesso. Aprender com pessoas que estão onde nós queremos estar. Aprender com os erros dos outros é uma arma poderosíssima em qualquer área que trabalhemos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>