10 Redes sociais mais usadas – e são grátis!

redes-sociais-mais-usadas

10 Redes sociais mais usadas

Confira 10 redes sociais mais usadas para promover negócios e marcas online. E sabe o melhor? Falamos de redes sociais gratis e que podem fazer muito pelo seu negócio online. Neste artigo iremos analisar as principais redes sociais e suas vantagens e desvantagens para que possa escolher qual o melhor canal de social media para o seu negócio.

 

Redes sociais Ano de criação
1. Facebook 2004
2. YouTube 2005
3. Google + 1998
4. Tumblr 2007
5. Twitter 2006
6. Instagram 2010
7. Pinterest 2010
8. LinkedIn 2009
9. Snapchat 2011
10. WhatsApp 2009

 

1. Facebook para negócios

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de de um bilião de utilizadores únicos registados. De certeza que dentro deste bilião de pessoas há clientes seus e há também potenciais clientes. Este é um público que não vai querer perder, certo? Ao criar uma conta de Facebook para empresas, estará a criar um canal aberto, capaz de chegar a todos os clientes, onde quer que estejam. Use o Facebook para dar voz à sua empresa. Para isso, lembre-se de criar um estilo e pense bem na linguagem, tipos de conteúdo, imagens usadas, etc.

👍 Vantagens do Facebook para empresas:

O Facebook é simples e intuitivo de usar. O mesmo acontece com o Facebook para Empresas, que possui várias dicas e tutoriais, onde explicam como tirar o máximo proveito do marketing do FacebooK: anúncios personalizados, promoção de posts; possibilidade de fazer marketing direccionado e muito mais. Outra vantagem do Facebook para empresas é o acesso a dados estatísticas, que lhe permitirão aprender mais sobre o seu público e hábitos.

👎 Desvantagens do Facebook para negócios:

Uma página de Facebook popular, implica empenho diário e a criação de um calendário com conteúdos interessantes. O Facebook não permite controlar o que os utilizadores dizem/escrevem. Podem haver outras redes socais parecidas com o Facebook, mas nenhuma tão grande em dimensão e popularidade.

O Facebook é a maior rede social do mundo e é quem dita as regras do jogo – ainda recentemente o Facebook (voltou) a mudar o algorítmo e a trocar as voltas às marcas! Não estar no Facebook, isso sim, isso é uma desvantagem.

2. YouTube para negócios

Com mais de um bilião de utilizadores, o YouTube é uma plataforma onde se podem publicar e ver vídeos gratuitamente. Qualquer utilizador, com uma conta, pode subir um vídeo no YouTube e partilhar o vídeo com os outros. Se pensarmos que o vídeo é uma das grandes tendências do marketing digital da actualidade, com grande potencialidade para se tornar viral, fica claro o porquê do YouTube ser uma das redes sociais mais utilizadas.

👍 Vantagens do YouTube para negócios:

Imagine que cria uma campanha, sobe o seu video no YouTube, partilha-o e no dia seguinte BUM 10 mil, 100 mil, 1 milhão de pessoas já o viram! Criar um vídeo viralé o sonho/objectivo de qualquer campanha de marketing digital. Tal como o Facebook, o Twitter e outros canais de social media, também o YouTube possui dados estatísticos, assim como a possibilidade de costumizar a página.

👎 Desvantagens do YouTube para negócios:

Subir um vídeo não é sinónimo instantâneo de sucesso. Além disso, produzir um vídeo para uma campanha digital, não é o mesmo que subir um vídeo caseiro. Ou vai querer que a sua marca esteja associado a um produto de má qualidade? Produzir bons vídeos sai caro. Além disso, nem todas as campanhas funcionam ou, pior, tornando-se virais. Mas sabe o que é ainda pior no mundo digital? Tornar-se viral pela negativa!

3. Google + para negócios

O Google +, no mundo das redes sociais, é o batoteiro. Associado às contas de email do Gmail, o Google + funciona como um Facebook, mas com a vantagem (do Google, não sua) de se suportar na base dados do seu email e do Google, o principal motor de pesquisa do mundo – falamos em mais de 327 milhões de contas!

👍 Vantagens do Google + para negócios:

Primeiro, estará a de contribuir para melhorar substancialmente a sua presença nas pesquisa Google, já que este produto está coordenado com o Google Adwords e com o Google Adsense. O Google + permite-lhe divulgar e actualizar informação sobre a sua empresa a um determinado círculo. Imagine que tem uma loja online, onde vende roupa para criança. Poderá aderiu a círculos do Google +, relacionados com a maternidade ou compras para crianças, divulgando os seus conteúdos nestas páginas.

👎 Desvantagens do Google + para negócios

O Google + é uma boa rede para divulgar conteúdo, porém a forte concorrência do Facebook ou do Twitter, deixam o Google + para trás.

4. Tumblr para negócios

O Tumblr funciona como um blogue, sendo uma das plataformas para criar blogs gratis mais usdadas. A diferença é a sua mais interactiva, pois junta texto, com imagens, videos e GIFs. O Tumblr permite aos utilizadores seguirem-se uns aos outros e só nesta plataforma existem mais de 65 milhões de blogues, o que significa mais de 17 milhões de páginas por mês.

👍 Vantagens do Tumblr para negócios:

O Tumblr é bastante popular entre os jovens com menos de 25 anos. Ao contrario do que aconteceu com o Facebook e outras redes sociais que foram invadidas pelos adultos, os pais; o Tumblr tem-se mantido a salvo. Além disso, a plataforma está bem optimizada para dispositivos móveis. Outra vantagem deste canal é o uso de tags para classificar os conteúdo e a possibilidade de agregar a conta de Instagram, por exemplo.

👎 Desvantagens do Tumblr para negócios:

Se o seu negócio é para um público mais velho, este não será o seu canal. Um Tumblr implica também empenho e esforço para criar conteúdo constante. O Tumblr é uma rede social que vive da comunidade, ou seja, interagir é essencial – por exemplo: se alguém o/a segue, aplica-se a regra do “seguir de volta”. Outra desvantagem é que se usar o Tumblr como blogue do site, não poderá associá-los aos anúncios e tentar rentabilizar o seu espaço, já que este faz sempre parte do domínio comum: o tubblr.com

5. Twitter para negócios

redes-sociais-mais-usadas

Comunicar com poucos caracteres, com os seus utilizadores e é esta a proposta do Twitter. O Twitter é uma excelente forma de comunicar com o seu público, já que lhe permite interactuar com eles em tempo real e pesquisar temas que lhe são relevantes. Tudo graças às hashtags – #JustDoIt, palavras-chave, expressões, que acompanhadas pelo cardinal, se tornam num hyperlink de pesquisa – algo que se generalizou aos restantes canais de social media.

👍 Vantagens do Twitter para negócios:

Tal como o Facebook, também existe o Twitter para empresas. E tal como no Facebook, além dos tutoriais e dicas, possui estatísticas que lhe ajudam a entender melhor o público: quantos são? Onde estão? Quais os seus interesses?; Imagine que a sua empresa de advogados vai participar numa conferência. Use o Twitter para partilhar comentários e ideias sobre aquilo que está a acontecer e criando discussões paralelas.

👎 Desvantagens do Twitter + para negócios:

Nem todos os negócios online justificam uma conta de Twitter, até porque é um canal que implica bastante dedicação, a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

6. Instagram para negócios

O conceito é simples: ter um telemóvel (Android ou iOS, não importa); depois, editar fotografias aplicando os filtros disponíveis e, por fim, partilhar a imagem no seu perfil de Instagram. O Instagram é das redes sociais mais usadas e aquela que mais tem crescido (já ultrapassa os 100 milhões de utilizadores ativos) e vários estudos demostram que na hora de engajar com os clientes, o Instagram supera o Facebook! Isto, porque são os potenciais consumidores que procuram pela marca no Instagram.

👍 Vantagens do Instagram para negócios:

O Instagram é ideal para marcas e produtos mais visuais – comida, viagens, roupa, etc. Aposte em fotografias bonitas e crie um Instagram inspirador. Recorra às hashtags, use o Instagram para criar passatempos, publique vídeos curtos, use fotografias tiradas pelos seus seguidores, mostre os bastidores da sua empresa/negócio, enfim… mostre um lado mais relaxado da sua marca e faça os seus clientes sonhar. Além disso, a integração do Instagram com o Facebook originou o Instagram para Empresas, ou seja, agora pode também criar anúncios e analisar os resultados do mesmo.

👎 Desvantagens do Instagram para negócios:

Ao contrário de outras redes sociais, as opções para criar um perfil comercial (moradas das lojas, contactos para Atendimento ao cliente, etc.) são muito limitadas – algo que está a mudar. Recentemente o Instagram possibilitou a introdução de morada e telefone na conta. Também com a partilha de conteúdo e links há limitações, uma vez que apenas é permitida a partilha de um único link no Instagram.

7. Pinterest para negócios

O Pinterest é outra rede social que apenas pode ser usada em pleno por quem tiver telemóvel – contribuindo, assim, para uma maior taxa de interacção dos conteúdos com os utilizadores. O Pinterest permite aos utilizadores coleccionarem imagens que os inspiram por categorias – carros, vestidos de noiva, gatinhos, etc. Cada vez mais empresas abrem conta no Pinterest potenciando, assim, o crescimento dos seus negócios.

👍 Vantagens do Pinterest para negócios:

Sobretudo pequenas empresas podem beneficiar do Pinterest, pois mais do que o valor e peso da marca, os seus utilizadores procuram inspiração e coisas bonitas, não tendo problema em COMPRAR na hora, quando gostam de algo. Os utilizadores do Pinterest gostam de ver todos os ângulos e perspectivas antes de fazer a compra final. O Pinterest é também uma óptima ferramenta para investigar o que fazem os outros. O mercado é competitivo e saber o que está a fazer o vizinho (não para fazer igual, mas sim para o superar) é uma boa estratégia de marketing. Na hora de criar o seu perfil, use as palavras-chave que melhor definem o seu negócio, para que o encontrem facilmente.

👎 Desvantagens do Pinterest para negócios:

O Pinterest está a crescer (muito) e a competência é feroz. Daí ser importante dedicar tempo e ter um bom plano de marketing, com uma estratégia online bem definida, para manter os seus grupos inspirados e animados com os seus produtos.

8. LinkedIn para negócios

De uma forma simplista, podemos dizer que o LinkedIn é o Facebook do mundo empresarial, tendo conquistado um prestigio e uma seriedade que o Facebook não conseguiu no mundo empresarial. É uma rede social B2B (business to business, ou seja, de profissionais para profissionais). Hoje em dia, qualquer grande empresa ou quem trabalha na área dos Recursos Humanos tem de estar , no Linkedin. O desenvolvimento da plataforma permitiu também a criação de anúncios e a gestão do Linkedin para Empresas.

👍 Vantagens do LinkedIn para negócios:

De todas as redes sociais é a melhor plataforma para difundir informação empresarial e corporativa, assim como para promover relações com outras empresas e funcionários; recrutar profissionais, criar redes, onde especialistas da mesma área podem trocar experiências e ideias, etc.. Obviamente que isto funciona sempre uma mais-valia para o SEO de um negocio e posicionamento de marca online.

👎 Desvantagens do LinkedIn para negócios:

Como dizíamos antes, esta é uma plataforma online de profissionais para profissionais. Ideal se quer relatar uma nova estratégia comercial da sua empresa, mas que pouco impacto terá em alguns negócios. Por exemplo, se possui um restaurante ou uma loja de flores, este não é o seu espaço.

9. Snapchat para negócios

Este aplicativo permite aos utilizadores editar as suas imagens e fotografias, adicionando texto, mas sobretudo imagens, efeitos, molduras e muito mais! O Snapchat tem ainda outra característica que o torna bem diferente das restantes redes sociais: o momento. Quando publicar algo no Snapchat terá de escolher o tempo de publicação, que vai de um a dez segundos!

👍 Vantagens do Snapchat para negócios:

A princípio o Snapchat era uma brincadeira de adolescentes, mas logo as marcas passaram a ver o seu potencial. Imagine que tem uma loja online e possui uma conta de Snapchat. Aproveite este canal para divulgar descontos, promoções ou realizar concursos na sua loja. Aproveite-o também para lançar novos produtos, com a vantagem de poder comunicar de forma personalizada. Ao publicar uma mensagem no Snapchat pode definir o público para quem se destina a sua mensagem.

👎 Desvantagens do Snapchat para negócios:

O Snapchat continua a ser uma ferramenta mais usada para um publico jovem. E desde que o Facebook e o Instagram Stories apareceram, apostando em ferramentas de edição de imagem e itens muito semelhantes ao Snapchat, este foi perdendo força. Além disso, o Snapchat tem sido muito criticado, pois em termos de segurança é bastante vulnerável, sendo com poucos meios para controlar o download de conteúdos de teor adulto.

10. WhatsApp para negócios
redes-sociais-mais-usadas

O WhatsApp é actualmente uma das redes soaciais mais usadas, tendo já ultrapassado o Skype ou o Viber, em números de utilizadores! Cada vez mais empresas usam o WhatsApp para comunicar com os clientes e prestar um serviço de atendimento mais eficaz e efectivo. E, acredite, os clientes parecem satisfeitos. Imagine que trabalha numa clínica, já pensou na maravilha seria simplesmente enviar uma mensagem avisando que chegaram os exames ou que a consulta terá de ser adiada?

👍 Vantagens do WhatsApp para negócios:

O WhatsApp permite estreitar a relação entre o cliente e a marca. Este meio brilha pela sua efectividade, pois ao contrário do email ou de um anúncio online, os clientes abrem de facto e lêem a mensagem – e, isso, é o principal objectivo de qualquer profissional de marketing: garantir que a mensagem é entregue.

👎 Desvantagens do WhatsApp para negócios:

Há que reconhecer que enviar uma mensagem por WhatsApp é extremamente intrusivo. Também tenha cuidado e evite mensagens SPAM ou sem interesse para o seu receptor. Caso contrário, o cliente acabou por “bloquear” contacto. O que significa um cliente perdido para sempre! É preciso bom senso na hora de usar esta ferramenta, usando-a apenas para aquilo que realmente importa!

 

Estas são as mais importantes redes sociais online para negócios, mas há mais!Badoo, Bebo, Blaving, blip.fm, Colnect, CouchSurfing, Cyworld, Ello, Filmow, Flickr, Formspring, Foursquare, Friendica, Friendster, Gaia Online, GoPets, Hi5, imeem, last.fm, LinkedIn, LiveJournal, Mingle, Mixi, Mirtesnet, MySpace, Moovia, Netlog, Palco Principal, Purevolume, Par Perfeito, ShareTheMusic, Skoob, Skyscrapercity, Sonico, V2V, VK, Wallop, Waze, YuBliss, ask.fm, Stayfilm

Posto isto, a questão que deve colocar agora é: que redes sociais usar?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>