Que publicar nas redes sociais?

Que publicar nas redes sociais

Afinal, que publicar nas redes sociais?

Uma das perguntas mais comuns que recebo, remete ao que publicar nas redes sociais? Por norma, as pessoas parecem ver apenas duas opções no horizonte: vendas e refiro-me a vendas puras e duras (“Compre X”, “Consiga Y”!, etc.) ou então posts fofinhos, cheios de animais  e bebés fofos ou frases motivacionais.

Para começar, há que entender que a página de Facebook da marca não é a sua página pessoal. Logo, aquilo que gosta de partilhar com os seus amigos não tem de ser necessariamente o que faz sentido de publicar nas redes sociais.

Depois também importa referir que as redes sociais não são (apenas) um canal de venda. Mesmo que tenha uma loja no Facebook ou no Instagram, isso não significa que deva apenas apelar à venda. Caso contrário, conseguirá o efeito contrário, isto é: espantar utilizadores!

As redes sociais servem sobretudo para dialogar com a sua comunidade. Ou seja, são veículos de comunicação. Como tal, convém apostar em conteúdos variados e que vão ao encontro daquilo que o seu público procura, não só inspirando-os, mas também dando resposta aos seus problemas e, claro, apresentando soluções. Neste caso, o seu produto.

Ou seja, os seus quanto a que tipo de conteúdo publicar nas redes sociais a resposta passa por se inspirar pela jornada do consumidor.

Tipos de conteúdo online

Além disso, recorde-se que quando falamos de conteúdo a publicar online, não falamos apenas de imagens. Vídeos ou GIF’s são também opções. Caso o seu negocio tenha site, obviamente que pode (e deve) usar as redes sociais para encaminhar mais gente para o site e, assim, conseguir mais visitas. Divulgue artigos para venda, informe sobre os seus serviços e/ou partilhe artigos do blog. Ou seja, aposta em diversidade.

A questão da imagem

Já aqui defendi muitas vezes que no online, a imagem é dos aspectos mais importantes. Hoje em dia, somos inundados por um sem fim de informação, logo a imagem funciona muitas vezes como diferencial. Assim sendo, é importante que seja qual for o conteúdo que publica que este vá ao encontro dos seus interesses do seu negocio; mas também da imagem da marca. Lembre-se as imagens valem mais que mil palavras, logo assegure-se que comunica em pleno.

Lembre-se também de respeitar a etiqueta das redes sociais, assim como os seus utilizadores, dando-lhes atenção e respondendo-lhes. E mesmo quando tudo parece difícil, lembre-se que há sempre como dar a volta e transformar uma crítica negativa em algo positivo.

Representar a marca

Como já referi, a par da questão da imagem, lembre-se que aquilo que publica nas redes sociais deve ser uma extensão da marca – tom de voz, valores e missão. Logo, é importante que os conteúdos andem alinhados com estes aspectos e que de alguma maneira, acrescentem valor aos utilizadores. Caso contrário, por que deveriam estas pessoas continuar a seguir e a interagir com a marca?

Cada rede é uma rede

Para terminar, é importante respeitar as especificidades de cada rede social. Aquilo que funciona bem no Facebook não tem necessariamente de fazer sentido no Instagram.

Para finalizar, o meu conselho é sempre: coloque-no no lugar de um seguidor? Aquele conteúdo interessa-lhe, aquela informação é pertinente, compraria aquele produto? Enfim, se ainda assim sente dificuldades, sobretudo na hora de assegurar a publicação constante de conteúdos interessantes, pode sempre contratar alguém que cuide da gestão de redes sociais do seu negócio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>