O que é uma Hashtag e como usar uma Hashtag?

usar-hashtag

O que é uma Hashtag e como usar uma Hashtag?

O que é uma Hashtag?

Uma hashtag pode ser uma ou várias palavras-chave, expressões, etc. antecedidas por um cardinal (#) Pode usar uma hashtag ou várias quando publicar nas redes sociais, como no Twitter, no Facebook, no Google+ e/ou no Instagram, entre outras, sendo que estas palavras de destacam automaticamente, ficando azuis. Isto, porque se transformam em hiperlinks. Ou seja, ao clicar nelas irá encontrar várias outras publicações com a mesma hashtag.

Como usar uma hashtag?

Use-as de forma significativa. Muitas hashtags dificultam a leitura e não são muito apreciadas pelos utilizadores das redes sociais. Use a hashtag de forma inteligente, de modo a introduzir um tópico ou categoria. Caso considere significativo, use hashtags noutros idiomas.

Dica para o bom uso de hashtags:

  • Separe as hashtags do restante texto, para que o texto principal possa… respirar. Não deixe é que o uso de hashtags, impeça o leitor de ler a sua mensagem.
  • No Twitter, existe a opção de consultar quais as hashtags mais populares/mais usadas no momento por país.
  • Crie uma hashtag associada á sua marca. Esta é uma boa ideia, sobretudo se quiser promover concursos ou passatempos. Desta forma poderá encontrar de forma simples todos os resultados.

hashtags-mais-usadas

Como saber quais são as hashtags populares?

Na hora de usar uma hashtag, por exemplo, o Instagram apresenta-lhe a métrica, indicando o número de vezes que aquela hashtag foi usada. Outra opção é usar programas como o hashtagify.me para analisar a relevância da hashtag e ainda encontrar outras hashtags populares, relacionadas com o mesmo tópico.

Algumas das hashtags mais populares e os seus usos:

#love #me #happy #selfie #summer #picoftheday #friends #food

  • nofilter: Quando um utilizador publica uma foto no Instagram sem usar qualquer tipo de filtro. Muito usada em publicações sobre viagens, indicando, assim, a beleza de um local ou paisagem mesmo sem filtros ou retoques de imagem.
  • tagforlikes: Ao usar esta hashtag está literalmente a pedir mais links? Se funciona? Bem, esta é uma das hashtags mais populares. Experimente, afinal tudo depende da receptividade do seu público.
  • instadaily: É usada para imagens que revelem um pouca da rotina de uma pessoa ou empresa. Coisas tão simples, como tomar o café ou a vista da sua janela ou mesa de trabalho.
  • foodporn: A hashtag favorita dos amigos da comida, onde se partilham fotografias de comidas boas, mas também muito aperitivas visualmente.
  • 100happydays: Vários utilizadores e empresas uniram-se a este desafio que consistia em partilhar uma imagem/fotografia nova, durante 100 dias, onde de alguma forma se celebrasse a vida e as suas algaras.

Muitas das hashtags são globais, sendo por isso tão comum o uso de hashtags em inglês um idioma global. Veja agora algumas das hashtags mais populares em português, usadas por utilizadores de Portugal e do Brasil:

#turismodeportugal #lisboalovers #depoisdobanho #azulejosportugueses #brasil #instalindos #cabelo #rj #contraracismo #sigodevolta

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>