Habitantes da Aldeia Global: Nomadismo Digital Portugal

Nomadismo-Digital

Krystel Leal é especialista em Marketing de Conteúdo e SEO (ranqueamento nos resultados do Google através de conteúdo estratégico) e desde 2014 que trabalha com Marketing Digital. Ela é também a fundadora do projecto Nomadismo Digital Portugal, que fundou em 2016, para apoiar e incentivar aqueles que sonham tornar-se nomádas digitais e viajar e trabalhar ao mesmo tempo!

 

Em poucas palavras, como definirias o projecto do Nomadismo Digital Portugal?

O Nomadismo Digital Portugal é um portal com conteúdos exclusivos destinados a quem procura criar e desenvolver uma atividade profissional remota e digital.

Como surgiu a ideia?

Em 2014, era estudante-trabalhadora em Paris. Enquanto estudava Comunicação na faculdade, fazia estágios e trabalhos para tentar suportar os custos de viver na capital francesa. Estando no centro da Europa, comecei a viajar muito e fui percebendo que aquilo que me fazia realmente feliz era organizar viagens e fazê-las. Viver em Paris, ter um ritmo engrenado na chamada “corrida dos ratos”, entre casa e trabalho e faculdade, já não me satisfazia.
Sempre gostei da área que me formei e comecei a tentar adaptar aquilo que gostava de fazer em Comunicação ao digital. Descobri no Marketing Digital uma forma de unir a paixão académica, à paixão pelas viagens e deslocalização, porque consegui criar a minha própria atividade remota enquanto freelancer.
Em 2016 decidi criar o projeto Nomadismo Digital Portugal para partilhar a minha trajetória e experiência, para incentivar outras pessoas a procurarem, também elas, a sua própria felicidade profissional.

digital-nomada-portugal

Qual a importância da Internet para o seu negócio?

A Internet é o que permite o meu negócio viver. Não só o meu trabalho é diretamente aplicado no digital, mas também é graças ao digital que consigo comunicar com os meus clientes. Mas também trabalhar nos meus próprios horários e sobretudo trabalhar de forma deslocalizada.

Qual foi a maior dificuldade que sentiste na hora de iniciar o teu negócio online?

No início, é difícil percebermos que tipo de serviços podemos oferecer. Caimos (e eu cai!) muitas vezes no erro de querer oferecer tudo o que sabemos e temos. Sendo a questão do posicionamento, especialização e análise de um nicho muito difícil de se lidar, numa altura em que queremos é começar a trabalhar.

Quais consideras as tuas maiores conquistas?

O dia em que consegui igualar o meu salário no meu trabalho dito “tradicional”.
O entregar as chaves do meu apartamento e saber que podia viver onde quisesse sem me preocupar com a questão laboral, pois o meu trabalho e emprego estava ali, na minha mochila.

Quais são os teus próximos desafios para desenvolver o negócio online?

Estou a planear fazer crescer o Nomadismo Digital Portugal tornando o projeto auto-sustentável, com uma proposta segmentada para quem está realmente a começar a criar o seu próprio negócio digital e remoto. Quero fazer desta plataforma um local onde se encontra informações práticas e informativas que expliquem e acompanhem desde o A até ao Z do trabalho remoto.
Paralelamente a isso, moro atualmente em Silicon Valley na Califórnia e colaboro ativamente com uma consultora chamada BeBold, destinada a criar laços entre empreendedores e este pólo tecnológico gigantesco. Quero juntar o meu país a esta realidade que estou a adorar conhecer!

Que conselhos darias àqueles que pretendem iniciar num negócio online?

Pensem fora da caixa. Fomos educados e mergulhados numa sociedade habituada a seguir regras. Hoje o mundo mudou, as regras mudaram e é preciso afastarmo-nos de crenças que nos limitam a visão e sobretudo que nos impedem de trabalhar para realizarmos os nossos sonhos. Acreditem quando eu digo que é possível ser-se muito feliz a trabalhar: é preciso é lutar por um trabalho que nos faça feliz!

 

? Habitantes da Aldeia Global é uma rubrica mensal cujo objectivo é dar conhecer novos negócios/marcas/produtos online. Gostaria de participar? Envie-me um email para hello@sofiamacedo.com

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>