Identidade Corporativa

Identidade Corporativa: Vamos falar sobre isto?

A Identidade Corporativa não se limita à imagem, ao design de uma empresa e negócio. A Identidade Corporativa é também o estilo e a forma como uma empresa se posiciona, de forma a atrair novos clientes e a fidelizar os existentes.

Algo que digo muitas vezes é que na hora de investir em marketing digital, o melhor investimento que pode fazer é criar um bom site e isso implica um trabalho conjunto: Design + Marketing + Programação.

Ter um site rápido não lhe serve de nada, se não estiver bem optimizado para SEO e o que são palavras bonitas, se visualmente não comunica?
Nos dias de hoje em que somos bombardeados, uma “imagem vale mais que mil palavras”, mas também tem de ser capaz de marcar a diferença. Impor-se.

Contudo, quando falamos de Identidade Corporativa, não falamos apenas de imagem, nem de marketing digital. Falamos também de um estilo, de valores e da cultura da empresa e do negócio, que não se limita ao mundo online A Identidade Corporativa é uma mistura entre o visual e aquilo que a empresa defende, que tem de estar em harmonia com a forma como atua.

Isso permitirá ao seu público não só se identificar com a sua empresa e ser-lhe fiel, mas também criar linhas de orientação no seu negócio, respondendo a perguntas como: Como gerir uma crise? Como nos vendemos? Quais as ações de responsabilidade social empresarial que melhor nos representam? Qual o nosso público?

Elementos a ter em conta para criar a Identidade Corporativa:

  • História da marca
  • Identidade visual – seja ela do site, do uniforme, à decoração dos escritórios e/ou lojas
  • Logótipo
  • Cores da empresa
  • Tipo de letra
  • Tom (desde como comunicar dentro da empresa à forma como fala com os clientes)
  • Público-alvo (idade, habilitações, interesses, etc.)
  • Valores (proteção dos animais? Sustentabilidade? …)
  • Cultura da empresa

Definir a Identidade Corporativa

Depois de criar a Identidade Corporativa da empresa, lembre-se que é importante ser coerente e escolher valores, que possa depois colocar em prática no dia-a-dia. Por exemplo, se vende produtos para crianças, não pode num anúncio de trabalho indicar que tem preferência por trabalhadores sem filhos. Também é importante ser diferente e relevante, lembre-se que está a criar a reputação da sua empresa.

 

Exemplos de Identidades Corporativas

Identidade Corporativa da Häagen-Dazs

identidade-corporativa-haagen-dazs
Novas embalagens da Häagen-Dazs, mais modernas, mas sempre de luxo
  • A Häagen-Dazs é uma conhecida marca de gelados, cuja venda é feita nos supermercados e também tem lojas e stands em todo o mundo. Embora o nome remeta para a Escandinávia, a marca é na verdade norteamerica e foi fundada nos anos 60.
    A Häagen-Dazs sempre se impôs como uma marca de luxo. Os seus espaços são clássicos e sóbrios, assim como as cores da marca, onde se destaca o bordeaux. Recentemente, a marca lançou uma nova imagem, mais moderna, mas sem abandonar as suas cores, letras ou tom. Comer um gelado continua a ser um luxo acessível a qualquer um.

Identidade Corporativa da Coca Cola

identidade-corporativa-exemplos
Na Coca Cola, até os escritórios espelham a identidade corporativa da empresa
  • Apesar de todos os ataques da brigada da comida saudável, a Coca Cola continua de boa saúde. Sabemos que faz mal, mas a marca continua a ser associada a valores como alegria e até uma certa juventude, independentemente da idade. E será que temos de falar do logótipo e cores da Coca Cola? Quem não os reconhece!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>