7 Passos para escolher as melhores redes sociais para o seu negócio

tendencias-de-marketing

7 Passos para escolher redes sociais para negocio

Antes falámos-lhe das principais redes sociais que pode usar para expandir o seu negócio e para usar na promoção da sua marca online. É clara a importancia das redes sociais nas empresas, todavia, isso não significa que tenha de usar TODAS! Lembre-se: para a sua estratégia de marketing digital ser bem-sucedida, é importante investir tempo, criar conteúdos, adaptá-los para cada rede, interagir com os utilizadores online, etc. Aqui ficam algumas dicas para lhe ajudar a tomar esta decisão:

1. Seja realista

A tentação de querer fazer tudo é comum e um erro! O meu primeiro conselho é: seja realista quanto ao seu tempo, recursos (humanos e financeiros) e capacidades. Já diz a minha avó, “mais vale pouco bem, do que muito e não prestar”! Ao iniciar uma rede social, deverá dar continuação a esse trabalho e, muito importante, publicar algo que chame a atenção do seu público, que o prenda. Só assim poderá criar uma comunidade fiel de consumidores da marca, atraindo também novos!

2. Definir o público-alvo

Esta é uma das perguntas-chave para definir qualquer estratégia de negócio: a quem se destina o produto? Homens ou mulheres? Qual a sua faixa etária? Interesses? Se o seu negócio online são artigos de jardinagem, poderá excluir um público com menos de 30 anos e evitar redes sociais como o Snapchat ou o Tumblr, por exemplo. Marque presença onde o seu público está.

3. O que é que a concorrência faz?

Olhar e acompanhar o trabalho da concorrência é sempre uma boa ideia. Retire ideias e, mais importante, aprenda lições e evite os mesmos erros. Lembre-se: não queremos fazer igual! Queremos fazer mais e melhor.

4. Analisar a presença online da concorrência

Gosta do Facebook da Vida Portuguesa ou acompanha o diariamente Instagram da Pipoca Mais Doce? Então, faça uma reflexão e pense no porquê! Qual o apelativo destas marcas para si? E quem diz estas marcas, diz outras, assim como produtos online dos quais goste. Perceba o que torna estas marcas um sucesso e deixe-se inspirar.

5. Criar um calendário de conteúdos

Não importa a rede social que escolher. Criar um calendário é ESSENCIAL. Na hora de escolher uma rede social para o seu negócio (ou mais do que uma), tenha isto em mente e pense no que poderia publicar e como!

Depois, ponha-se do outro lado, no lugar do público e avalie o grau de interesse? Será que iram gostar de as ler? Vamos imaginar que tem uma empresa de advogados, será que faz sentido criar um Twitter? Tem assim tanto conteúdo ou informação para partilhar dez e mais vezes ao dia? Quem o seguiria?

6. Qualidade é mais importante do que quantidade

O truque é sempre pôr-se no lugar dos clientes e ter espírito crítico. Daí a qualidade ser tão importante. O mercado online é competitivo e muito rápido. Muito importante: não descure a apresentação. Evite formatos de design barato ou feios e aposte em tipos de conteúdo online originais e diferentes, para chamar a atenção! Existem vários programas e ferramentas online gratuitas que lhe podem ajudar com o design, assim como bancos de imagem gratuitos, de onde pode retirar imagens bonitas e apelativas.

Caso tenha uma loja online, invista em fotografias de boa qualidade dos produtos. Valorize-os. Clientes com dúvida acabam sempre por deixar a compra a meio.

7. Peça a ajuda de um profissional

A gestão de redes sociais é uma peça fundamental do marketing online. Peça a um consultor digital ou um gestor de redes sociais que lhe ajude a definir quais as principais redes sociais para o seu negócio e sobre que tipo de conteúdos partilhar, como o fazer e, ainda mais importante, obter e medir resultados. Considere a possibilidade de contratar alguém para essa função.

 

Colocar “coisas” no Facebook todos o podemos fazer, já gerir e analisar presença online de uma marca é um trabalho para um profissional.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>