Como usar o WordPress.org

como-usar-wordpress

Tudo sobre como usar o WordPress.org

Para aprendermos como usar o WordPress.org, temos que entender que este é usado para hospedar o site ou um blog. A principal diferença do WordPress.org e do WordPress.com, é que o primeiro é uma opção aberta, quanto ao código, design e hospedagem do site. Além disso, o WordPress.org é uma forma de criar sites gratuitos, uma vez que baste instalar o WordPress no computador e começar a trabalhar, mas vamos por partes, ok?

Comece por ver tudo o que precisa de saber sobre o WordPress.org e depois compare o serviço, vendo como usar o WordPress.com, para depois escolher qual a melhor opção para criar o seu site!

? Como usar o WordPress.org?

Mais simples é impossível: basta fazer o download do WordPress e instalar! A versão org é gratuita e não tem de pagar nada! Sim, leu bem é gratis, mas não se anime muito, porque terá de pagar os serviços adicionais!

 

?‍?Hospedagem do WordPress.org

Ao optar por um sistema “self-hosted”, significa que terá de cuidar da hospedagem web. Comece por encontrar uma empresa externa onde possa registrar e comprar o seu domínio web, para depois o hospedar o site. Na hora de escolher a melhor opção de hospedagem de sites, verá que a Internet está cheia de ofertas!

  • Não lhe sei dizer qual o melhor provedor de hospedagem de sites, porque depende muito dos mercados. Para site de hospedagem da minha página, eu optei pela OVH, que tem uns preços bem catitas em Portugal.

? Domínios WordPress.org

Tal como com a hospedagem do site, também terá de providenciar um alojamento web para o seu site/blog, isto é comprar um domínio à parte. O preço dos domínios varia muito – depende da extensão (se .com, se .pt, se .net), mas também do nome escolhido.

 

? Gestão do WordPress.org

O mesmo ocorre com a gestão do site. Terá de ser você (ou o programador) a instalar as ferramentas online mais úteis para a pagina, assim como gerir todas as atualizações. O mesmo acontece claro com a instalação de programas de estatísticas, como o Google Analytics; instalação de puglins – com a vantagem que o .org lhe permite adicionar plugins externos e, claro, com a escolha do tema de WordPress que quer para o site.

 

? Temas WordPress.org

O WordPress.org possui vários temas disponíveis, alguns temas são gratuitos e outros pelos quais terá de pagar. A vantagem do WordPress.org quando comparamos com o WordPress.com é que poderá editar o que quiser, como quiser… as opções de edição são ilimitadas. E é agora que temos de falar de HTML!

‼️ “Como assim, preciso saber HTML para instalar o WordPress.org?”

Sim. Não. A verdade é que saber algo ou ter pelo menos algum conhecimento básico de HTML irá facilitar MUITO a sua vida, na hora de criar um site! Mas não é essencial. Reserve algum tempo para explorar e ambientar-se, para logo colocar mas à obra.

  • Não é à toa que os profissionais optam por esta opção, que lhes permite também fugir aos temas e criar um site profissional personalizado, com um código próprio e sem limitações.

 

☎️ Atendimento do WordPress.org

O apoio ao cliente do WordPress.org é feito através dos forúns. Tem muita gente disposta a ajudar!

?‍?‍?‍? Comunidade WordPress

Se ao optar pelo WordPress.com o seu site fica associado a uma comunidade, com a versão org do WordPress isso não acontece. A sua pagina é independente e só dependente do seu plano de marketing digital para a divulgação e crescimento.

 

 

E agora? Pronto para comparar? Aprenda mais sobre o WordPress.com e escolha a melhor opção para o seu negócio!

como-usar-wordpress

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>