Tudo sobre as (novas) mudanças do algoritmo do Facebook
Antes de falarmos das recentes mudanças do algoritmo do Facebook, deixem-me começar por vos explicar o que é o algoritmo do Facebook! Vamos a isto?
O que é o algoritmo do Facebook?
O algoritmo do Facebook engloba uma serie de factores, que determinam o que o Facebook mostra a cada utilizador na sua timeline. Para que tenha uma ideia, por dia, o utilizador de Facebook comum de 1 500 posts a que poderia ter acesso, acaba por ver 300. E quem é que define aquilo que vê? O Facebook! E como é que o Facebook escolhe? Ah, pois, esse é o grande mistério! Afinal em que é que consiste o algoritmo do Facebook?
- Relativamente à forma como funciona o algoritmo do Facebook, há conceitos que geram consenso:
✅ Informação nova e relevante
✅ Informação partilhada/gostada/comentada por amigos
✅ Informação de grupos onde passa mais tempo
Em 2018, o Facebook anunciou alterações e mudanças no algoritmo. Aqui vão:
1) ? Página que pedem Likes, partilhas, etc. estão agora a ser penalizadas.
O Facebook começou a ver este conteúdo como SPAM e não está interessado mais em muitos Likes forçados. Ele quer interacção real e genuína!
? 2) Comunicar sem ruído
O Facebook está sensível e parece que está a travar uma guerra contra o excesso de pontos de exclamação e contra as maiúsculas. O mesmo acontece com textos demasiado longos.
? 3) Conteúdo com valor e que merece a pena ser partilhado
E aqui chegamos à grande inovação deste ano! O Facebook está a valorizar aquele conteúdo tão bom, mas tão bom que os utilizadores vão querer partilhar na sua timeline. Logo importa ser útil, relevante, interessante,…
Diz o Facebook que quer unir pessoas. Logo, posts com comentários são bem-vindos, mas sem SPAM. Nada de pedinchar, lembre-se! Entende também agora o potencial dos grupos de Facebook – não é à toa que algumas páginas estão a conseguir mais interacções nas páginas de grupos do que nas páginas oficiais da marca.
? 4) A parte técnica do site
Outras mudanças do algoritmo do Facebook é que ele agora está de olho na parte técnica do site/blog. Ou seja, dá prioridade a sites rápidos, com poucos anúncios e paginas leves – e amigas dos dispositivos móveis.
? ? Assim sendo, aconselhamos-lhe que na hora de partilhar algum conteúdo do site no Facebook, olhe para o Google Analytics e assegure-se que está a partilhar uma página do site que, por exemplo, tem um bounce rate (taxa de rejeição) baixo ou que originou visitas a outras páginas do site!
? 5) Promoção de posts no Facebook
Tendo tudo isto em conta, na hora de promover posts no Facebook use o seu dinheiro de forma inteligente. Isto é: não invista em conteúdos novos, invista em conteúdos que já funcionam no site e que apresentam bons resultados orgânicos no site.
? 6) Vídeo, vídeo, video
Já aqui tinha falado que uma das grandes tendências de marketing digital para 2018 era o video, certo? Invista mais em videos (bons) para promover a marca online. Opte por criar videos interessantes e que cativem o utilizador levando-a estar mais tempo na página de Facebook.
Moral da história: O Facebook vai focar-se mais nos amigos e nos grupos, dando destaque à informação que lhe parece mais genuína e autentica. Logo, para as marcas e negócios no Facebook, o desafio é maior do que nunca!
Ninguém gosta de mudanças é um facto, mas esta não é a primeira, nem será a última vez que o Facebook faz mudanças. Confira algumas mudanças e alterações do Facebook no passado
Historial de mudanças do Algoritmo do Facebook
- Agosto 2016: Passou a focar-se no utilizador com um e naquilo que lhe interessaria, personalizando mais a informação que aparecia na timeline do Facebook de cada utilizador
- Janeiro 2017: O algoritmo passou a privilegiar conteúdo original
- Maio 2017: Sites de menor qualidade foram penalizados e o Facebook deu-lhes menos visibilidade. Esta foi uma das medidas do Facebook para combater o click bait.
- Agosto 2017: Desde o verão passado que os sites que não se encontram optimizados para telemóvel ou outros dispositivos moveis passaram a ter menos espaço na timeline.
- Dezembro 2017: Passou a dar mais espaço aos vídeos e a recursos que façam os utilizadores ficar no Facebook, em vez de sair da página.