Como surgiu o Educar no Digital:
O “Educar no Digital” surgiu depois de, este ano, ter visto pela primeira vez, crianças de escola primária com telemóvel na escola dos meus filhos, sem qualquer supervisão. Este é também um tema comum no meu dia a dia, seja com outros pais, seja porque, efetivamente, o meu trabalho passa também – muito – por aí.
A minha ideia aqui não é demonizar as redes, nem culpar os pais. Mas acredito se estivermos todos e mais no mesmo barco, todos saímos a ganhar e, claro, fica mais fácil, para mim, educar os meus.

Apesar de já se falar sobre conteúdos e bullying, parece-me que se ignoram três pontos fundamentais:
- As redes não são neutras: Elas são feitas para nos prender. Do scroll infinito às notificações, tudo é pensado para nos manter online. Não é à toa que lucram com a nossa atenção.
- Crianças e jovens não têm maturidade para se autorregularem, pois o seu cérebro está ainda em desenvolvimento. Por isso, sim, precisam de educação, pensamento crítico e acompanhamento.
- O telemóvel pode parecer um “aliado” prático, mas tem um custo elevado no sono, saúde mental, motricidade e desenvolvimento dos miúdos. Até porque não, isto não acontece só aos outros.
Foi por tudo isso que criei o projeto Educar no Digital. Porque proibir não basta. Precisamos, juntos, de mais informação, presença e consciência — por eles, mas também por nós.
Ebook gratuito: Como crescer com as redes (e não contra elas)
De forma simples e empática, espero que este guia ajude pais e educadores a ser uma presença mais ativa na vida digital dos mais novos, apostando mais na literacia digital, acompanhamento e estimulo do pensamento crítico. Neste download gratuito, pais, educadores e professores podem encontrar:
- 5 Verdades sobre redessociais e tecnologia
- Estratégias para educar
- Orientações por faixa etária — dos 2 aos 23 anos
- Sinais de alerta
- Como lidar com temas tão diversos – influencers, autoestima, #esinformação e muito mais.
- E também várias ferramentas e dicas úteis.
Espero sinceramente que isto te/vos seja útil!
Junta-te ao movimento Educar no Digital
Para mais informações e dicas, acompanha-nos no no Instagram e no Linkedin.
Acredito mesmo que juntos podemos fazer mais, sem julgamentos!
ebook gratuito de literacia digital