Vero: A rede social do momento

rede-social-vero

O zumzum à volta da Vero começou no Instagram! Disso foi um saltinho para todos quererem saber mais e sobre o que é a Vero e como funciona! Ainda mais numa altura em que marcas e anunciantes andam de nervos em franja com as mudanças do algoritmo do Facebook, o anúncio de uma nova rede social, significava mais do que o nascimento de nosso senhor, Jesus Cristo… e tal como ele, também a Vero vem do Médio Oriente (piadinha, não se enervem!)

instalar-vero

Mas afinal o que é a Vero?

A Vero é uma rede social, que basicamente mistura Facebook, Instagram e Twitter (e, claro, chat) num único canal de social media. A Vero tem mais opções de entretenimento, permitindo aos utilizadores partilharem canções, livros, filmes e até programas de televisão!
Outro diferencial da Vero é que permite categorizar os amigos em três grupos para fazer partilhas de informação mais específicas – e sim, sim, o Facebook também tem os círculos, é um facto, mas poucos são os utilizadores que lhe dão uso! Deste modo, a Vero permite que cada utilizador veja no seu feed apenas o que lhe interessa e de quem realmente importa!

Instalar a Vero

Tal como outras redes sociais, como o Facebook ou o Instagram, a Vero funciona para Android ou iOS – é ir à lojinha de cada um e descarregar! Depois de colocar os seus dados, a confirmação da conta é feita via SMS – nada de novo, certo?
Pelo meio, pode ainda colocar uma mini-bio sua, adicionar amigos, subir uma foto de perfil e explorar contas de amigos ou de famosos na Vero, assim como editar as configurações da conta (como se aberta ou não; pedidos de amizade, etc.) – tudo isto pode ser feito na hora que instalar a Vero ou depois – novamente, nada de novo na costa!

Vero para negócios

Diz a Vero que ela é a rede social para negócios (?) e que quer dinamizar (??) e vai revolucionar o comércio electrónico (???), embora não tenha explicado muito bem como o vai fazer!

O que é também uma contradição, ainda mais porque o que levou alguns utilizadores à loucura (e a crashar a app.) foi a promessa de que a Vero seria uma rede social sem publicidade!

E quem é que pagaria a Vero? Os utilizadores, claro está – sendo que o primeiro milhão de utilizadores já têm um plano gratuito garantido e para todo o sempre, assegurou o CEO da Vero, Ayman Hariri.
Outra funcionalidade que está a animar os seus utilizadores é a possibilidade de ver publicações por ordem cronológica, funcionalidade que hoje em dia já nem o Instagram já não possui!

Moral da história – na minha modevero-softwaresta opinião:

Por mais que andemos todos nervosinhos com o Facebook, a Vero, como qualquer outra rede social, ainda tem muito de penar parar chegar aos calcanhares e ter o alcance do Facebook. Não se trata de ser melhor ou pior ou anti-Zuckerberg, é marketing puro e duro e simples: estar onde os clientes estão! Se os seus clientes estão na Vero, trate de criar uma conta na Vero. Se eles estão no Facebook, então, mantenha-se lá.
Há quem diga que é uma questão de anos até o Facebook comprar a Vero, tal como o fez com o Instagram e com outras redes sociais. É possível! Mas antes, a Vero tem de crescer e ultrapassar largamente os 3 milhões de utilizadores que conquistou até agora e crescer e desenvolver o produto. O maior desafio será conseguir renovar-se, quando grande parte dos seus utilizadores parecem ser bem old school! Uns saudosistas, pouco apreciadores de mudanças! Venham os próximos capítulos!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>