Habitantes da Aldeia Global: Performance Improvement Academy
Habitantes da Aldeia Global: Performance Improvement Academy
Em 2006, Patrícia Correia Santos fundou a Performance Improvement Academy dedicada ao coaching de Alta Performance. Criada para freelancers e empreendedores, que querem tirar projetos da gaveta e tornar sonhos realidade, a Performance Improvement Academy foca-se também no desenvolvimento pessoal.
Os cursos, workshops e sessões de acompanhamento da Performance Improvement Academy podem ser feitos online ou presenciais. E este ano, conta-nos ela, são muitos os projetos e as novidades que estão para vir! Fique a saber mais!
Como surgiu a ideia?
Era uma vez uma rapariga, que aos 24 anos queria mais da vida. Mais do que aquilo que estava habituada a ver no conjunto de pessoas que a rodeavam. Ela queria mais liberdade de movimento, mais liberdade de execução e mais liberdade financeira! A vida disse-lhe o oposto. E disse-lhe “um dia, quando reconheceres tudo o que tens, então, poderás ter mais!” E assim foi!
Foi quando tinha menos, que percebeu que tinha muito mais! Ao longo de um difícil processo, fez uma licenciatura, um mestrado e foi bolseira de investigação. Foi no momento mais difícil, que ficou claro tudo o que ela tinha: a família, os amigos e um processo de desenvolvimento pessoal, forjado a duras penas. Mas, aos 37 anos, a vontade de conseguir mais continuava lá.
Por isso, agarrou nessa vontade de conseguir mais e em paralelo com um emprego tradicional – sim, porque as contas continuavam a aparecer! – iniciou um projeto. Um novo projeto, que de facto lhe permitiu mais. Mais para ela, mas também mais para os que estão dispostos a fazer o que tem de ser feito para conquistarem os sonhos.
Foi desta vontade de fazer mais da Patrícia, que nasceu a Performance Improvement Academy. Este projeto dedica-se a ajudar freelancers e empreendedores a desenvolverem competências, para fazerem do seu negócio-projeto um sonho tornado realidade!
Qual a importância da Internet para a Performance Improvement Academy?
A Performance Improvement Academy não tem uma sede oficial, porque os seus serviços são para freelancers e empreendedores que estejam em qualquer parte do mundo. O coaching 1-1 e os programas de grupo de alta performance e produtividade podem ser presenciais ou feitos com recurso a ferramentas de comunicação online. Os workshops são desenvolvidos na vertente presencial, mas também em modo webinário, onde a cada 15 dias, os membros do grupo assistem a um Facebook Live.
Qual a maior dificuldade que sentes?
Apesar do projeto ter iniciado em 2016, o seu início foi muito na vertente tradicional de procura de clientes. Logo, com um mindset empresarial muito tradicional! Acredito que o mindset seja um dos principais obstáculos a uma maior proliferação dos nossos serviços.
Há também a ideia de que o coaching, ainda para mais de alta performance e produtividade, é apenas para um determinado tipo de empresários ou empreendedores. Microempresários e freelancers, ainda não veem o coaching de alta performance e produtividade como uma ferramenta, que lhes permitirá escalar mais rapidamente os negócios.
Além disso, a aprendizagem e consultoria online, ainda é algo que culturalmente parece estranho, como se por não ser presencial for menos válido.
E qual foi a maior conquista até agora?
A maior conquista foi quando fomos contactadas por uma empresária que não conhecíamos e que nos convidou a integrar um projeto em parceria. Muitas vezes as pessoas colocam “gosto” na nossa página do Facebook, mas depois o contacto fica por aí.
Sermos contactadas diretamente foi o momento-chave em que percebemos que a Performance Improvement Academy tinha visibilidade para além do grupo de amigos e conhecidos.
Quais são os próximos desafios ou planos para desenvolver o negócio online?
Temos alguns planos pensados para desenvolver o projeto online. Uma delas é o lançamento de um ficheiro áudio gratuito. Este ficheiro, sobre o “Foco” tem como objetivo passar algumas estratégias para desenvolver o foco e a motivação, essenciais para nos mantermos no trilho rumo ao sucesso, enquanto empreendedores.
Até ao final do ano, serão realizados pelo menos dois webinários com temas de produtividade. Um será sobre organização e gestão de agenda e outro será sobre a definição e planeamento de objetivos – este último terá uma versão online, mas também presencial. O objetivo é que os participantes saiam com os seus objetivos definidos e planeados para os 6 meses seguintes.
Vamos ter também uma conferência online, que se realizará no final do ano, de 10 a 13 de dezembro de 2018. Será sobre vários temas ligados à produtividade – desde a ideia até o projeto, passando por temas como automatização do negócio, a delegação de tarefas, a contratação de assistentes, etc.
No início do próximo ano, está previsto lançarmos o nosso podcast focado em tópicos de alta performance e produtividade, claro está! Queremos “entregar” muito conteúdo relevante, não só comigo diretamente, mas também com convidados de áreas adjacentes e que serão com certeza muito relevantes para o nosso público-alvo.
Para terminar, que dicas darias àqueles que gostariam de iniciar um desafio online?
Além do sábio conselho de persistir, insistir e não desistir, que é sempre uma boa máxima, o que eu acho que faz toda a diferença é ter aquilo a que na Performance Improvement Academy chamamos de “claque de apoio”.
A claque de apoio é um conjunto de pessoas com uma visão semelhante, ainda que com projetos diferentes. Não só com pessoas que estão a passar pelo mesmo processo e que partilham as mesmas dificuldades, mas também com outras que já passaram por esse processo e que podem servir como mentores.
E ter um coach! Ter um coach ajuda a refletir sobre os processo, assim como a escolher as ferramentas certas. E ter um coach que saiba pedir contas do trabalho realizado (ou por realizar) é a “cereja no topo do bolo”! Quando estamos acompanhados por um coach, é mais difícil arranjar desculpas. É aí, que os projetos saem da cabeça, passam para o papel e são colocados em movimento!