Habitantes da Aldeia Global: MAO – Mulheres à Obra
O portal Mulheres à Obra (MAO) surgiu no Facebook em 2017 e desde aí não parou de crescer – actualmente, já conta com mais de 30 mil membras no grupo!
Digo membras, porque (e tal como o nome indica) este grupo online é exclusivamente constituído por mulheres! Mulheres empreendedoras e que trocam entre si ideias, conselhos e contactos. Enfim: networking online em estado puro, com muita entreajuda e companheirismo à mistura. Para saver mais sobre as MAO, falei com Carla Alexandra Lopes, que nos respondeu a algumas perguntas sobre este projecto online!
Em poucas palavras, como definirias este projecto?
O portal Mulheres à Obra é uma plataforma online de partilha e cooperação entre mulheres que, por necessidade ou opção, procuram alternativas profissionais para além da tradicional lógica do trabalho assalariado.
Disponibilizamos os recursos essenciais e informação relevante, aberta a toda a comunidade empreendedora, onde estão incluídos serviços e produtos relevantes para quem tem, ou deseja constituir, um negócio. Organizamos desde conferências, palestras, eventos de networking, formação presencial e online, etc.
Como surgiu a ideia de criar as MAO?
O Portal Mulheres à Obra surgiu na sequência lógica do grupo de Facebook «Mulheres à Obra», que já conta com mais de 31 mil membros. No final de março de 2017, uma conversa informal entre desconhecidas no Facebook deu origem ao «Mães à Obra». Este grupo foi criado com o objetivo de congregar mulheres que procuravam desenvolver os seus próprios projetos numa lógica de conciliação família-trabalho. Rapidamente o grupo cresceu e mudou a sua designação para «Mulheres à Obra», impulsionado pela sua vitalidade e dinâmica internas, e o âmbito foi alargado no sentido de abarcar todas as mulheres, mães ou não.
Qual a importância da Internet para as Mulheres à Obra?
Toda a importância, foi na Internet que nascemos, mais especificamente na rede social Facebook e é através da Internet (do site, redes sociais, mailing, etc.) que divulgamos tudo o que fazemos.
Qual foi para vocês a maior dificuldade ou obstáculo que sentiram ou sentem na hora de iniciar e promover o vosso negócio online?
Chegar ao público-alvo.
E qual é que consideras que foi a vossa maior conquista?
O crescimento diário da comunidade e o reconhecimento e interesse dos meios de comunicação.
Quais são os vossos próximos desafios ou planos para desenvolver o negócio online?
Conseguir rentabilizar o projeto alcançando o nosso público-alvo.
Gostarias de deixar alguma dica para todas aquelas (e aqueles) que querem iniciar e/ou promover uma marca online?
Manter a perseverança e paciência!
? Habitantes da Aldeia Global é uma rubrica mensal cujo objectivo é dar conhecer novos negócios/marcas/produtos online. Gostaria de participar? Envie-me um email para hello@sofiamacedo.com