Promover posts no Facebook

promover-posts

Como promover posts no Facebook

Quanto a promover posts no Facebook, a nossa resposta é sim: valem a pena! Mas não atire o seu dinheiro pela janela e faça boas promoções no Facebook – e faça-as BEM! Mas vamos começar por analisar como pode promover posts Facebook e os tipos de promoção disponíveis, ok?

1) Anúncios de Facebook

promover-posts-faceb

Pela minha experiência, os anúncios são ideias para a conversão direta, anúncio de produtos e promoções. Os anúncios nas redes sociais têm a vantagem de segmentar mais o público, a quem quer fazer chegar o seu produto. Outra vantagem dos anúncios do Facebook é que aparecem também na barra lateral, do lado direito e não apenas na timeline (o feed de notícias). Além de que pode fazer várias anúncios ao mesmo tempo e apostar em formatos mais criativos, como os vídeos.

 

2) Promoção de conteúdo no Facebook

posts-promover

Aqui as opções de segmentação da promoção são menores – localização geográfica, género, idade e interesses. Ainda assim é uma boa ferramenta para conseguir um maior alcance da página e para promover um determinado conteúdo e, assim, aumentar o numero de visitas para o site.

 

Na hora de promover o conteúdo no Facebook:

  1. Não promova um post que acabou de publicar. Invista num post antigo e com bons resultados orgânicos. Primeiro, porque já sabe que de alguma forma esse conteúdo já funciona e depois, porque irá conseguir uma maior interacção.
  2. Antes de fazer a promoção, acrescente alguma informação nova e um novo link à pagina que irá partilhar. O algoritmo das redes sociais e do Google gostam de conteúdo actualizado.
  3. Assegure-se que edita o título, meta description e a imagem para social media – até porque aquilo que funciona para SEO, não tem de funcionar para social media.
  4. Na altura que for fazer o anúncio de Facebook (ou de outra rede social) use os CTA (call to action), isto é botões que apelam à acção, com mensagens já definidas como “Saiba mais!” ou “Subscreva” ou “Reservar agora”, entre outras.
  5. Defina um público alvo e os respectivos interesses – viagens, cozinhar, fotografia,… Quanto mais selectiva a sua escolha, melhor. Se está a vender roupa de criança, interessa-lhe chegar aos pais. Se faz unhas de gel num salão do Porto, o seu público são mulheres que estejam no Porto, certo?
  6. Depois é só definir o orçamento, assim como o tempo de promoção, em função do dinheiro disponível.

 

Durante a promoção faça valer o seu investimento, interagindo com aqueles que comentam o seu post, colocando Likes, respondendo etc. Quanto maior a interacção no post, menor o CPC (custo por clique) e isso significa que o seu post chegará a mais gente!

No final da campanha, é muito importante analisar os resultados: Quantas visitas para o site? Quantas vendas/conversões? Quantos Likes novos? Valor do CPC?

Gestor de anúncios do Facebook – Dica de amiga

Seja com os anúncios, seja na hora de promover/impulsionar conteúdo, comece com um orçamento mais baixo para que possa experimentar a ferramenta do Gestor de Anuncios do Facebook e ver como funciona. Sim, promover no Facebook é fácil e as ferramentas são intuitivas de usar, mas muitos utilizadores simplesmente não as usam bem e acaba por ser dinheiro deitado fora – e não queremos isso, certo?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>