Dominio e alojamento web

dominio

Dominio: Tudo o que precisa de saber sobre alojamento web

Comecemos pelo básico: O que é um domínio?

O domínio é o link principal do seu site, que indica o seu nome ou do produto ou dos serviços que fornece. Na verdade, um domínio pode ser qualquer coisa, mas sendo o domínio a marca a sua presença online, convém ser algo significativo.

Por que é que é importante registar um domínio?

Como em tudo na vida, se não o faz, vem outro e pega! Para evitar que tal aconteça, registre sempre o seu domínio. Ao fazê-lo está a oficializar a sua identidade online. Uma vez sua (e enquanto pagar) aquele domínio é e pode ser usado apenas por si.

Como escolher um domínio online?

O domínio deve reflectir o site/produto! Logo, dependendo da finalidade do seu site, o nome varia variar. Pense: faria sentido que o domínio da Adidas fosse outros que não o da marca?

Dicas para criar um bom domínio:

  • Se registrar um domínio é importante, também o é registrar a marca oficialmente. Não falamos no online apenas, mas no mundo real. Comece por aí. Há 2873827 mil marcas disponíveis, comece por aí. Depois tudo é mais fácil.
  • Outro ponto a considerar é: está o seu domínio está disponível? Porque se não se encontra, terá de considerar outra opção.

Como assim, ver se o meu domínio está disponível?

  • Claro! Como dissemos, quem chega primeiro, tem. Se alguém registrou primeiro, compete-lhe a si seguir em frente e escolher outro nome. Por vezes, bastam pequenas nuances, como mudar a extensão (.de / .com. / .net) ou até acrescentar um artigo, preposição ou outra palavra. Mas pense mesmo se isso lhe compensa – e interessa ao seu negócio.

Por exemplo, vamos imaginar que quer abrir uma padaria. E quer-lhe chamar A Padaria Portuguesa, mesmo quando já existem tantas. Esse é um nome que já existe, certo? Imagine, que bastaria mudar para As Padarias Portuguesas (no plural) ou retirar o “a” para conseguir fazer o seu registro. Mesmo assim, estará sempre a competir com um colosso na Internet, o que dificultará a sua vida na hora de investir mais em marketing online.

  • Outra dica é criar um domínio que ajude o SEO da marca/site. O SEO corresponde a várias técnicas de marketing online, que de forma orgânica (sem pagar) trazem visitantes ao seu site. Ao colocar palavras-chave relacionada com o seu negócio no seu domínio estará a dar uma grande contribuição para o SEO da sua marca. Lembre-se: os utilizadores na Internet não procuram o nome da empresa, certo? Eles procuram os serviços a ela associados: restaurador de moveis / comprar carros usados / vestidos de noiva baratos

comprar-dominios

Pode até juntar o nome da empresa com os serviços.

registar-dominios

  • Agora vamos imaginar que tem um negocio local: um salão de beleza, por exemplo. Mais do que ter muitas visitas no site, o seu objectivo é ter clientes, certo? Logo, o site servirá apenas como cartão de visitar e para promover o seu negocio localmente. Neste caso, fará mais sentido apostar no nome da marca. Depois disso, um bom SEO e campanhas locais fazem tudo!
  • Na hora de registar o domínio, tem 63 caracteres disponíveis, mas isso não significa que tem de usar todos. Domínios pequenos e fáceis de ler funcionam melhor – publico.pt, apple.com, etc.
  • Se o seu domínio for muito longo (evite-o), use o hífen para separar as palavras. Ajuda na leitura. Mas volto a insistir, aposte em domínios curtos, fáceis de ler. È o que faz a Coca Cola, por exemplo (coca-cola.com)
  • Para evitar que alguém se aproveite do seu sucesso ou roube o seu domínio, o melhor mesmo é fazer o registro em verias extensões – .pt, .com, .net,etc A maioria das marcas quando começa o seu negócio, opta por compra dominios em TODAS as extensões, ainda antes de abrir o negócio. Deste modo, asseguram que os têm todos e que mais tarde não têm de comprar a alguém que se aproveitou do descuido – sim, porque isto de comprar domínios para revender, é um verdadeiro negócio. E não pense que essa é compra em vão, mais tarde poderá simplesmente redireccionar essas extensões para o site principal. Conhece o jornal espanhol El Pais? A extensão é .com, mas se digitar .es ele vai para a versão .com Agora imagine que o El País não tivesse comprado essa extensão? A página poderia estar a ser usada para divulgar qualquer outro tipo de conteúdo e ganharia visitas à custa do El Pais.

Qual a validade do domínio?

Depende. Depende de si: por quanto tempo o registrou? Enquanto pagar é seu.

Quanto custa registrar um domínio?

Os preços variam , mas há ofertas online de domínios desde 8 euros, por exemplo. Uma coisa, não vá na conversa de “dominios grátis!” Dominios gratis acabam sempre por sair mais caro! As extensões são por norma pouco credíveis.

Se quer poupar, use os formatos WordPress ou Blogsopt, já reconhecidos online e onde a qualquer momento poderá fazer um upgrade e funcionar como um site independente da plataforma – mas se quer fazer algo sério e profissional, a minha dica é: compre o seu domínio!

Quais os melhores sites para tratar desta questão do domínio?

Há muitos – mesmo muitos. Estes dois são os mais populares:

  1. namecheap.com
  2. godaddy.com

Conselho de amiga:

Quando estiver a criar um domínio, lembre-se de manter os seus dados em privado. Ou terá de enfrentar o mundo maravilhoso do SPAM da Internet, recebendo 92812397 informação inúteis. Leia bem e lembre-se de activar a definição de privacidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>