Explicado o algoritmo do Facebook

como-funciona-o-algoritmo-facebook

Explicado o algoritmo do Facebook (vá, mais ou menos!)

Depois da Facebook Ad Library, o Facebook lança agora uma nova funcionalidade, que ajuda a explicar (e comprovar) a forma como o algoritmo do Facebook funciona.

Abra o seu Facebook, de certeza que no seu feed vai encontrar posts de empresas e marcas que desconhece, certo?

algoritmo-facebook
O algoritmo do Facebook é agora explicado aos utilizadores pela rede social

Agora carregue nos três pontinhos, do lado direito, do post vai ler “Por que é que vejo esta publicação?” – “Why am I seeging this?”, caso tenho o seu Facebook em inglês.

algoritmo-do-facebook-como-funciona
A explicação do algoritmo do Facebook

Ao clicar nesta opção, vai saber porque razão esse post aparece no seu feed, com todos os detalhes da promoção. No exemplo de cima, fica claro que aquela publicidade chegou até mim, porque a marca procura mulheres com mais de 18 anos a viver na Alemanha – informação que se encontra disponível no meu feed e que eu mesma dei ao Facebook.

 

Posso editar as minhas preferências?

algoritmo-facebook
Aqui poderá editar as suas preferências de anúncios

Claro que sim! Para isso, basta gerir as suas preferências, para definir o que quer ver e/ou deixar de ver, em função dos seus interesses e gostos. Além disso, pode também definir que tipo de info quer ou não partilhar com anunciantes.

 

O que significa isso para as marcas?

A transparência do algoritmo sempre foi uma queixa, quer dos utilizadores, quer dos anunciantes.
Uma vez que a ferramenta é nova, ainda não é claro de que forma a mais recente mudança no algoritmo do Facebook vai afectar as marcas e a publicidade no Facebook.

Por um lado, por fim, o Facebook decidiu jogar claro e colocar em cima da mesa, algo que sempre fez: a publicidade, dando a conhecer parâmetros e métricas. Por outro lado, gestores de redes sociais e anunciantes de Facebook já fazem posts direcionados em função dos gostos e interesses do público-alvo há muito novo.

Esta nova ferramenta apenas deixa mais claro, aos olhos do utilizador, como funciona o algoritmo. Todavia, é um facto quantos vão clicar naqueles três pontinhos e de facto tomar alguma acção? E vocês o que acham desta novidade do algoritmo do Facebook?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>