Como fidelizar clientes

Como fidelizar clientes online

Como fidelizar clientes?

Saber como fidelizar clientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Não só porque clientes fiéis voltam e tornam a comprar, como também porque uma vez satisfeitos, eles espalham a palavra e tornam-se numa espécie de embaixadores da marca. E entre escolher a recomendação de um amigo ou clicar num anúncio, todos sabemos bem qual o caminho que um potencial cliente escolheria…

Hoje em dia, as marcas parecem mais interessadas em conseguir novos clientes em vez de manter clientes e ter uma boa relação com eles, apostando em boas estratégias de marketing de relacionamento. Assim sendo, veja 7 ideias sobre como fidelizar clientes.

1. Tratamento personalizado

via GIPHY


Mais do que nunca, a forma como trata um cliente é o caminho para se destacar da concorrência. Para isso, convém que opte por personalizar o trato mais possível e dar-lhe uma atenção especial. Nesse sentido, é importante desenvolver empatia com o cliente e conhecendo-o bem – as suas necessidades e desejos.
Além disso, pequenos detalhes, como tratar o cliente pelo nome, por exemplo, fazem toda a diferença.

2. Ofertas exclusivas

Outra estratégias sobre como fidelizar clientes passa pela oferta de descontos e produtos. Convenhamos, todos gostamos de coisas grátis e de gastar pouco!
Por exemplo, se um cliente acabou de comprar uma máquina fotográfica, por que não oferecer-lhe um bom desconto na compra da bolsa?
Ou anotar as datas especiais em que um cliente fiel envia flores, para lhe sugerir um novo envio dias antes e com um pequeno desconto.
Ou oferecer a sobremesa àquele freguês habitual no dia do seu aniversário.
Enfim, pequenos gestos como este fazem toda a diferença na hora de manter clientes.

3. Tudo tem de funcionar

via GIPHY

Ou seja, desde o processo de compra, ao pagamento, à entrega e possível devolução, tudo, mas mesmo tudo tem de funcionar, mesmo que recorra a terceiros. Posteriormente, queixar-se dos correios ou do serviço de pagamento de nada lhe servirá – e, sinceramente, isso importa zero ao cliente. Logo, compete-lhe assegurar que tudo funciona!

4. Bom atendimento ao cliente

Contudo, obviamente que shit happens! Assim sendo, um bom atendimento, empático e capaz de escutar o cliente essencial.
Um bom atendimento não se limita a tratar o cliente pelo nome próprio, é preciso fazer mais. Assim sendo, defina quais os seus clientes mais importantes e dê prioridade às suas queixas e sugestões. Sobretudo, seja eficiente para resolver os seus problemas.

Até porque, um cliente que se dá ao trabalho de reclamar, é também um cliente que quer comprar!

Embora na teoria todos os clientes tenham o mesmo valor, obviamente que na prática as coisas não funcionam assim! Ou seja, deverá dar mais atenção a um cliente que gasta mais do que a um que nada comprou. Isso é algo que não tem de ser claro aos olhos do cliente, apenas na forma como organiza o seu trabalho.

5. Faça-o sentir parte de uma comunidade

via GIPHY

Mais do que uma farmácia, o seu estabelecimento é um ponto de encontro por onde passam todos no bairro e ainda promove actividades de bem-estar no local onde está – caminhadas, doações de sangue, formações, etc.
Um cliente que se sinta abraçado e integrado, assim como beneficiado por este tipo de acções, rapidamente vai tender a escolher o seu espaço para consumir.

E mais, na hora de comprar, embalado por este espírito, ele até se anima a comprar, mesmo que tenha dúvidas!

Nesse sentido, também as redes sociais são óptimas para fomentar este espírito de comunidade. Por isso, é tão importante que não se limite a vender. Os seus conteúdos devem também engajar a comunidade, assim como partilhar informação útil e entreter.

6. Esteja presente


Este ponto vai ao encontro com ponto anterior, mas há mais. Estar presente no pós-venda é também muito importante e não apenas para eventuais problemas. Procure saber se os clientes estão felizes com o produto e como pode fazer mais e melhor! Consequentemente, use essa informação para melhorar e comunique-o ao cliente, podendo também envolvê-lo nesse processo.

7. Confiança na marca

via GIPHY


Para fidelizar clientes é essencial que eles confiem na sua marca, seja ela um produto ou uma empresa. Isso implica oferecer qualidade, a preços justos. Assim sendo é crucial que seja honesta, transparente e ÉTICA! Não use indevidamente os dados dos seus clientes, nem os bombardeie com emails, por exemplo.
Além disso, recorde-se que são a confiança passa também pelo outro. Isto é, precisa de terceiros que afirmem que faz bem. Logo, partilhe essas opiniões e avaliações com os seus clientes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>