Campanhas com influencers digitais
Fazer campanhas com influencers digitais passo a passo
Fazer campanhas com influencias digitais é uma excelente forma de promover e divulgar online o seu negócio. Muitas marcas apostam cada vez mais neste tipo de ações, criando campanhas com influencias digitais exclusivas para o meio digital. Se está a pensar fazer ou gostaria de criar uma campanha com influencias digitais, aqui ficam algumas dicas.
? Definir o objetivo da campanha
Obviamente, que na hora de fazer uma campanha online, quer-se divulgar a marca, certo? Todavia, fazer uma campanhas bem sucedida é muito vago. E mais, como medir o sucesso? Ter claro o objetivo da campanha é essencial. Aqui ficam algumas ideias:
- Vender
- Dar a conhecer a marca
- Promover um produto ou promoção/evento específico
- Aumentar o número de visitas que chegam ao site, entre outros KPIs
- Conseguir mais Likes no Facebook ou Seguidores do Instagram
- Obter novos clientes
- Etc.
? Escolher os influencers digitais
Na hora de fazer campanhas com influencers digitais e de escolher as pessoas com quem trabalhar é muito importante que tenha alguns fatores em conta. Por exemplo:
- Escolher um embaixador da sua marca
Para isso importa que escolha um influencer que de alguma forma se pode relacionar com o seu produto. Por exemplo, se vende roupa de bebés, uma blogger com filhos será uma melhor opção, certo?
- Um influencer que comunique com o seu público-alvo
Sim, o Cristiano Ronaldo é o rei das redes sociais em Portugal, contudo se vai promover uma marca de cremes antirrugas, talvez a mãe dele seja uma melhor escolha, pois chegará mais facilmente ao seu público-alvo. A identificação é muito importante.
- Número de seguidores/número de Likes num post
Obviamente que vai querer alguém com impacto, logo um influencer digital que possua seguidores e e um número significativo, certo? Não significa isso, que só deva fazer campanhas com as Cristinas Ferreiras desta vida! Nada disso! Em Portugal, 500 mil é um número bem bom. Contudo, se representa ou trabalha para uma marca/empresa pequena, 5 mil é já um número bem simpático.
Profissionalmente falando, mais do que o numero de seguidores, quando faço campanhas com influencers digitais, olho mais para o número de Likes que conseguem com um post, do que propriamente para o número de seguidores. Até porque há muita gente a fazer batota por essas redes sociais afora, que compra seguidores ou usa programas fraudulentos.
Quando falo do número de Likes que conseguem com um post, refiro-me à relação dos Likes com o número de seguidores. Pense uma conta de Instagram com 5 mil seguidores e que consegue mais de 500 Likes num post – 10% de interação. Ali há potencial. Por outro lado, uma conta com 50 mil seguidores e que tem o mesmo número de Likes, interessa-me pouco.
- Interação
Se vai fazer campanhas com influencers digitais, analise também a capacidade de interacão com os seus seguidores. É ala uma pessoa positiva e que defende as marcas com quem trabalha? Ou nem se dá ao trabalho de responder? E se é uma pessoa polémica, vai querer isso associado ao seu produto? Escolha bem.
? O que dar em troca
Agora que já definiu não só o objetivo da campanha, como também o influencer digital com quem vai trabalhar, é hora de criar a proposta e, claro, entrar em contacto com o dito cujo e negociar.
Se por um lado, há muitos influencers digitais que o são, porque aspiram receber coisas grátis; por outro, os que já andam nisto há mais tempo, não. Estes são também os mais efetivos, pois já conquistaram uma maior credibilidade junto do público. E faz todo o sentido, afinal ninguém paga a conta da água com vernizes, certo?
Assim sendo, eis algumas ideias para que possa negociar uma campanha online com um influencer e aqui que pode oferecer em troca:
- Pagar (obviamente)
- Oferecer produtos, serviços, … ou dinheiro para gastar no seu produto
- Dar X% dos lucros – uma boa ideia se fizer uma campanha com voucher/cupão
- Troca de links ou de divulgação (eu mostro teu e tu falas do meu)
- Etc.
✍️ Definir a campanha
Posto isto, em conjunto com o influencer tudo o que tem de ser feito. Para evitar desentendimentos, faça sempre um briefing da campanha. Uma espécie de resumo, onde fica BEM claro tudo o que foi combinado – número de posts, para onde linkar, que link usar, preço e duração da campanha, quanto vai o blogger receber e quando, etc.. Enfim: deixe tudo escrito.
? Ver ou não ver antes?
Aprovar ou não aprovar?
Sobretudo quando há dinheiro envolvido, parece-me legitimo pedir para ver o texto ou outro material, que será depois publicado.
Contudo, não se estique. Se escolheu aquele influenciar para fazer a campanha, é por acreditar que essa pessoa tem mérito. Essa pessoa tem também um estilo e linguagem próprios – não tente corromper isso, exigindo alterações. Afinal, é por ser como é que tem os seguidores que tem.
? Prepare-se antes da campanha
E quando digo preparar-se, falo de várias coisas. Como por exemplo, reforçar o seu serviço de atendimento ou ser mais frequente e consistentes na hora de publicar nas redes sociais. Se vai investir e quer resultados, não pode esperar que o influencer faça tudo. Faça a sua parte e assegure-se que tudo no site funciona sobre rodas, assim como com os seus produtos e/ou serviços.
Fazer uma campanha, porque vai lançar um novo produto que esgota três horas depois… mau, muito mau!
? Medir resultados
No final da campanha, pare para analisar. O que correu bem? O que tem de melhorar? O investimento valeu a pena? Cumpriu os objetivos? Enfim, como já disse antes, marketing digital mede-se também.
carla silva says:
Obrigado Sofia.
e como posso trabalhar com bloggers? Consegue dar me uma ajuda?
Sofia Macedo says:
Olá Carla! Campanhas com bloggers e influencers são muito parecidas. O mais importante é encontrar pessoas que representem bem a sua marca e fazer uma proposta apelativa. Deixe bem claro o que quer e espera em troca. Espero ter ajudado!