UX Writing o que é e para que serve?

UX Writing o que é

Este artigo é sobre UX Writing o que é e para que serve. Depois de vários trabalhos como UX Writer, esta é uma questão que já me sinto cómoda a responder.

Obviamente que UX Writing é escrever. Porém, não é só isso. Escrita UX também não é tradução, nem localização.

Ao contrário de outros “tipos de escrita” e conteúdos online – escrita para blogs, palavras-chave, SEO, criação de conteúdos para as redes sociais, etc. – a escrita UX tem como principal finalidade guiar os utilizadores, seja no site ou na aplicação. Ou seja, um escritor de UX não tem como interesse converter LEADS, nem atrair novos clientes. Isso é trabalho do Marketing. Mas vamos por partes

UX Writing o que é e para que serve, afinal?

Por se focar mais nas necessidades e em guiar o utilizador, UX Writer deve sea claro e simples na hora de comunicar. Quase como escrever para totós, mas sem o paternalismo ou a condescendência (e a impaciência) de quem explica algo a uma criança de 3 anos.

De certa forma, compete ao UX Writer dar contexto ao design. Mas sem nunca deixar de advogar pelo utilizador e por aquilo que poderá ser melhor e mais fácil para ele. Há quem diga que quando a escrita para UX é boa, o utilizador não deve dar por ela. Não concordo. Sabem aquela sensação de satisfação, após uma compra online? Aquele sentimento, de “dinheiro bem gasto?” Isso é sinal que todo o processo no site ou app. Foi bom. Não houve fricção, nem tensão. O cliente não sentiu dúvidas, nem receios. 

Podem até ser problemas de primeiro mundo – que são! – mas o frustrante que é, ter de voltar atrás para tirar dúvidas! Ou não encontrar as informações necessárias ou ter problemas na hora de preencher algo online.

Por isso, quando me perguntam “o que é UX Writing?”, eu respondo sempre: É NEGÓCIO!

O trabalho do UX Writer

Para o UX Writer, a escrita UX é também um exercício diário de empatia e de humildade. 

Falo de empatia também, porque qualquer bom escritor de UX tem de ter capacidade de se colocar nos sapatos do utilizador. E isso significa criticar continuamente o seu trabalho – daí, a humildade.

Além disso, questões como a acessibilidade e a inclusão têm de estar no topo das prioridades de qualquer UX Writer. Caso contrário, como poderão definir um  guia de estilo ou escrever tendo em conta os Screen Readers, por exemplo?

Isto leva-nos a uma das tarefas mais importantes no trabalho de UX Winter: TESTAR. Por isso, mais do que um perfil criativo, um profissional de UX tem de ter uma boa capacidade analítica, sabendo interpretar dados.

É que em UX Writing, nenhum trabalho está nunca acaba, qualquer página pode ser sempre melhorada e há sempre algo mais que pode ser feito e testado.

Cada vez mais empresas estão conscientes da importância do UX Writing (seja do que é e, seja do para que serve). E isto só é possível, porque há uma preocupação cada vez mair em ouvir o cliente, proporcionando-lhe a melhor experiência online possível.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>