Afinal, qual é o problema de instalar o FaceApp?

instalar FaceApp

Afinal, qual é o problema de instalar o FaceApp?

Antes de falarmos sobre qual é o problema de instalar o FaceApp, o meu conselho é: não o faça! Contudo, convém perceber que o problema não é o FaceApp! Mas sim, outras apps semelhantes e que possivelmente já tem no seu telemóvel! Aliás, a questão é bem mais profunda, complexa e perigosa! E tão comum, que é quase irónico, ver agora o escândalo e horror da comunicação social, como se isto fosse algo novo! Mas vamos por partes, ok?

O que é o FaceApp?

O FaceApp mais não é do que uma aplicação para Android e iPhone, que usando uma fotografia sua, trabalha a imagem. Nesse sentido, apresenta aquilo que poderá ser a sua cara quando for mais velho, entre outros filtros catitas. Obviamente que a ideia é gira e gera curiosidade. Desta vez, o alarido foi tanto, que até os media usaram a FaceApp para mostrar como seria a cara de alguns famosos quando estes envelhecessem.

A primeira coisa que tem de perceber é que não é por ter “Face” no nome que faz da app. um produto oficial do Facebook. Aliás, mesmo se fosse, isso também lhe deveria dar zero confiança! Se bem se recorda do escândalo entre o Facebook e a Cambridge Analytica e que levou Mark Zuckerberg no Congresso dos EUA, está mais do que claro que o Facebook também não é sério.

Depois é preciso entender que o problema não é instalar o FaceApp, mas sim, todo o tipo de aplicações de origem desconhecida.

No caso do FaceApp, esta app. é de origem russa e foi criada pela Wireless Lab. E qual é o problema? É que empresa usa a pretensa de manipular imagens fixes, para depois colectar os seus dados pessoais.

Qual é o problema de colectar dados pessoas?

Ora bem, será que diria a estranhos qual o seu número de telefone? Ou até o seu email? Diria a um desconhecido onde vive ou onde estuda o seu filho? Já antes falei sobre isso, num artigo até criei um Manual de redes sociais para pais e, acredito, a resposta será um “nem pensar”!

Pois bem, o Facebook sabe de tudo isso. Há coisas que ele sabe, porque você lhe diz – filmes favoritos, o local onde estudou e/ou a empresa onde trabalha. Há outras que ele sabe, porque coloca Likes, comenta ou participa em grupos – interesses políticos, por exemplo. E há temas que ele sabe, porque obviamente tem acesso às suas mensagens privadas.

Ou seja, informações que jamais daria por telefone a uma empresa de telemarketing ou se fosse abordado na rua, hoje em dia, dá-as gratuitamente!

Ora, numa primeira instância, isto pode “apenas” significar publicidade direccionada. Por exemplo, se frequenta páginas sobre viagens, irá receber mais artigos e info de temas relacionados, assim como ofertas. Contudo, a coisa é mais séria: falamos aqui de manipulação de dados.

Muitos consideram que o facto de o Facebook ter vendido dados à Cambridge Analytica foi responsável pela vitória de Trump, no EUA. Tal, permitiu divulgar várias notícias falsas sobre os oponentes aos seus apoiantes, reforçando, assim, a intenção de voto.

Também já foi provado, que na Birmânia, o discurso de ódio contra o Rohingya aumentou no Facebook. Instituições como as Nações Unidas e a Democracy Reporting International consideram que tal terá sido catalisador para a perseguição da minoria no país. Muitas mortes e violações depois, e hoje em dia, há mais de 650 mil refugiados Rohingya a viver precariamente no Bangladesh. 

É legal colectar dados?

Ora, o problema de instalar o FaceApp e outras apps cujas intenções não são claras é que ao dar autorização, isto é, ao instalar é você, (sim, VOCÊ!) quem está a permitir que os seus dados sejam colectados. Ou seja, tudo isto é permitido por si. Não acredita, então leia com atenção a Política de Privacidade da FaceApp (https://faceapp.com/privacy) Já leu? Vá lá, eu espero! Como vê, está lá tudo!

De uma vez por todas, é preciso entender que não é por ser grátis e giro, que as coisas são boas. Nesse sentido, há que estar alerta e entender que na Internet nada é inocente. Por isso, fique de olho e sobretudo desconfie sempre. Isso e controle os seus impulsos e, para seu bem, leia sempre as letras pequenas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>