Como transformar esta crise numa oportunidade de negócio?

Como transformar uma crise numa oportunidade de negócio

Não sou das que acha que a COVID-19 nos veio dar uma lição de vida, nem que isto é um castigo da Natureza ou que o Universo nos quer punir de alguma forma. Contudo, e como em tudo na vida, se algo mau acontece, por que não aprender, retirar lições e melhorar?

Assim sendo, aqui ficam algumas dicas sobre como transformar esta crise numa oportunidade de negócio, fazendo-o crescer.

Go online

Sempre aqui disse que o online não era uma moda. Aliás, a minha resposta quanto a isto sempre foi simples: se os seus clientes estão lá, o seu negócio tem de estar também.

Vários números demonstram que o acesso à Internet aumentou em mais de 40%, assim como as interações. Logo, sim, a Internet é importante e representa uma oportunidade de negócio.

Não se limite

Isto significa também que não basta ter uma página de Facebook, ok? Primeiro, porque a Internet (felizmente!) não se resume ao Facebook, nem às redes sociais. Mas também, porque convém ter a sua casa, onde quem cria as regras é você. Ou seja, importa (e muito!) investir na criação de um bom site profissional.

Análise interna

Primeiramente, olhe para os produtos que tem em stock e/ou para o serviço que presta. Depois, reflicta sobre os recursos (técnicos e humanos) que dispõe e trace um plano sobre a melhor forma de os aproveitar e usar. Depois disso, pense de forma estratégica como os promover.

Entenda que não só o marketing digital cresceu, como se tem verificado um enorme boom dos negócios e-commerce e lojas online. Logo, avance sem medos!

Saiba adaptar-se

Desde março que estamos todos com as vidas em suspenso e sem prazos – até quando durará o estado de emergência? Quantos dias? Quais as regras? Ou seja, para fazer crescer o seu negócio numa altura destas, também é importante ir acompanhando a realidade.

EXEMPLO: Veja o caso dos restaurantes: se numa primeira fase fecharam portas. Actualmente quase todos estão a investir num sistema de entregas, seja com os clientes a irem buscar comida à porta deles; seja entregando em casa. 

Comunicar em tempo real

…. e como é que eles fizeram chegar esta informação: comunicando! Anunciando! Ou seja, usando os seus canais – online, na sua maioria – para passar a mensagem de que, sim, continuam em abertos e a funcionar.

Assim sendo é importante que comunique de forma clara e precisa com os seus clientes.

  • Também é importante que comunique bem como é que está a funcionar e a gerir o negócio, assim como as regras para conseguir uma reunião consigo ou encomendar um produto. Mais do que nunca: seja transparente. De certa forma, já andamos todos frustrados, assim sendo: facilite.

A importância da segurança

Para transformar esta crise numa oportunidade de negócio, é essencial que cumpra as normas de segurança escrupulosamente e que faça chegar essa informação aos clientes. Caso contrário, toda a sua estratégia pode falhar.

…. e da confiança

De um modo geral, a maioria dos clientes está a comprar onde sempre comprou. Da mesma forma, estão também a consumir online os serviços e marcas que conhecem – veja, por exemplo, o sucesso online dos Personal Trainers. Ou seja, há aqui uma relação de confiança que previamente estabelecida e criada.

Mas isto não é razão para desanimar, isto é: ainda vai a tempo de apanhar este comboio! E isto é válido até para pequenos negócios locais, como as pequenas mercearias ou as floristas de bairro. No fundo, tudo se resume a criar uma boa estratégia de marketing, fazendo chegar a sua mensagem/existência. Até porque, uma coisa é certa, especialistas continuam a prever o crescimento das compras online – não continue de fora!

Não se limite a vender

Obviamente que o marketing digital tem também como objectivo vender. Aliás, sem vendas e clientes, nenhum negócio funciona. Contudo, este tipo de marketing tem um quê mais pessoal – afinal, é através do email ou das redes sociais que chega ao (potencial) consumidor. Logo, esta altura não é um bom momento para ser agressivo no seu discurso.

Partilhe com o seu público, dúvidas, conselhos e dicas. E não tenha receios em falar dos seus medos e preocupações. Afinal, estamos todos no mesmo barco, certo?

Também lhe poderá interessar:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>