Habitantes da Aldeia Global: Gonçalo Hall

Remote-Work-Movement

Gonçalo Hall é o nome por detrás do movimento Remote Work Movement, um projecto que desde 2019, tenta convencer empresas dos benefícios do trabalho remoto, ajudando-as também nessa missão. Ou seja, ainda antes dos tempos do Covid-19, já Gonçalo Hall falava sobre as vantagens e oportunidades deste modelo laboral. No seu caso, permite-lhe ainda viajar e trabalhar como nómada digital.

 Como surgiu a ideia? 

Há um ano e meio trabalhava para uma Startup chamada Remote How e tinha conversas com algumas das melhores empresas do mundo que trabalham remotamente. Por isso, decidi que deveria aplicar esse conhecimento que estava a adquirir e estas conversas fantásticas para lançar o meu podcast e ajudar empresas na implementação do trabalho remoto. E aqui estou hoje a fazer exatamente isso.

Qual a importância da Internet para o projecto?

Essencial, eu trabalho remotamente e sou um nómada digital. Isto é, viajo pelo mundo enquanto trabalho, a única condição para viver num local é o acesso a boa internet. Estive em Bali, Tailândia, Malásia, Vietnam e muito mais países com excelente internet. 

Maior dificuldade/obstáculo que sentiste/sentes na hora de iniciar e promover a tua marca online?

Acho que os primeiros 1000  seguidores e os primeiros 3 clientes são sempre os mais difíceis. Começar do zero e tornarmo-nos numa autoridade mundial, nunca é fácil! Mas a verdade é que com a consistência e com a estratégia certa foi possível fazê-lo em pouco mais de um ano. 

Maior conquista até agora?

O primeiro cliente em Portugal: uma empresa tecnológica com 1200 pessoas. E falar nas maiores conferências do mundo de trabalho remoto, como a Nomad City e a Running Remote).

Próximos desafios ou planos para desenvolver o teu negócio online?

Acabei de lançar o meu curso online e tenho três startups para lançar este ano. Penso que o maior desafio é diversificar mantendo a consistência e a qualidade do nosso trabalho. Neste caso, através da criação das equipas para os diversos projetos. 

Que dicas darias a quem quer iniciar/promover um negócio online?

Começar e ser consistente por um longo período de tempo. As coisas demoram tempo e sinto que muitos projetos online morrem, porque as pessoas esperam resultados imediatos e eles raramente existem. Lançar um negócio online é fácil, ser consistente e ganhar consistentemente dinheiro com um negócio online é mais difícil e demorado, mas vale a pena quer pela liberdade que nos oferece, quer porque nos escolher os melhores locais do mundo para viver e viajar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>