COVID 19 e gestão de redes sociais: 5 dicas

redes sociais covid19

Convenhamos: não vivemos um momento fácil. Logo, não só é natural ter dúvidas, como procurar conselhos e referências sobre o que fazer e como agir. Daí ser também importante falar de COVID 19 e gestão de redes sociais.

Nesta altura em que estamos todos em casa, as redes sociais e a Internet têm sido um dos principais canais na hora de nos informarmos, mas também para nos distrairmos. 

Neste contexto, a ideia de continuar um negócio parece até ofensiva no meio de tudo isto, ainda mais quando tantas profissionais (de saúde, limpeza, alimentação, transportes, segurança,…) continuam a ter de sair de casa todos os dias – a todos eles, o meu muito obrigada desde já!

Mas continuando sobre o COVID 19 e gestão de redes sociais, deixem-me que vos diga e aconselhe que não é o momento de parar. Lembram-se que sempre disse aqui que as redes sociais servem para criar uma comunidade e não apenas para vender? Pois bem, esta é a hora de estarem para a vossa comunidade, seja partilhando informação util (e sempre oficial), seja como escapismo (distracção, entretenimento,…) ou até para prestar serviços e ajudar. Mas vamos por partes.

1. Analise o seu negócio

via GIPHY

Cada negócio é único. Logo, convém perceber se o seu negócio faz ou não sentido em tempos de COVID 19. E mais: se o seu negócio pode ou não continuar a funcionar numa altura como esta.

Por exemplo, se tem uma loja online onde vende produtos de beleza, convenhamos que para fazer entregas este não é o momento mais propício, certo? Além disso, batons e vernizes são agora bens de segunda necessidade. Mas e se eu lhe disser que muitas empresas na área da beleza estão agora a aumentar as vendas online graças à quantidade de gente que está em casa?

Agora vamos imaginar que tem um ginásio ou é um personal trainer, por que não fomentar aulas online e contribuir para o bem-estar (físico e mental) da sua comunidade?

O mesmo com uma contabilista ou uma advogada, por que não informar e esclarecer sobre pagamentos, apoios, direitos laborais, etc. numa hora destas? Como vê, há sempre potencial!

2. Entreter e inspirar

Ter um pouco de sensibilidade e senso comum numa hora de estas é muito importante. Logo, cuidado com o que comunica e como o faz. Esta não é a hora de fazer promoções, nem de dar descontos. 

Também cuidado com o que escreve no seu copy de vendas ou com as imagens que usa. Ou seja: seja coerente com o momento em que vivemos.

Esta é a hora de inspirar a sua comunidade, de transmitir boas energias e optimismo. Obviamente que pode (e deve) usar os seus produtos nesse sentido, mas não faz falta um “compre agora antes que esgote”!

3. Confirme sempre as informações que partilha

Se for partilhar conselhos ou outro tipo de informação, recorra às fontes oficiais. Se são jornais, confira que é imprensa séria. Na dúvida, vá sempre ao site oficial do Governo ou da DGS para se informar. E se continua na dúvida, não publique. 

Para quê espalhar noticias falsas e sem fundamento? 

4. Tenha um discurso positivo 

via GIPHY

Tudo isto é novo, logo vai haver falhas e erros, seja por parte das pessoas; seja por parte das instituições. Contudo, não é o momento de apontar dedos. Afinal, estamos todos no mesmo barco.

Se calhar, aquelas pessoas que ainda vê no autocarro, trabalham na farmácia e o senhor que viu com 10 packs de papel higiénico está a abastecer a vizinhança. 

Obviamente que devemos ser críticos, mas vamos focar-nos no que importa.

5. É hora de dar de volta

Todos podemos (sempre) fazer alguma coisa.

Como referi antes, se tem um negócio online, veja como pode ajudar a sua comunidade e interagir com eles. Verá que quando tudo isto acabar, os seus utilizadores não se vão esquecer.

E se o seu negócio tem forma de continuar em andamento, faça-o. A economia agradece.

Além disso, na hora de publicar nas redes sociais há sempre outras coisas que pode fazer:

  • Apoiar outros negócios,
  • Partilhar boas iniciativas,
  • Iniciar campanhas de sensibilização (seja de informação ou de recolha de bens e/ou dinheiro, …), etc.
  • Criar eventos online – veja-se o caso (bem sucedido) do Festival Eu Fico em Casa

Aproveite também para falar com a sua comunidade: informe-se sobre como estão e do que precisam, fomentando uma cadeia de interajuda. 

E não se esqueça, nesta altura do campeonato, até fazer rir uma vitória. 

E desse lado, como estão a lidar com o COVID 19 e gestão de redes sociais?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>