Museu Internacional de Manga de Kyoto

museu-internacional-de-manga-kyoto

Visita ao Museu Internacional de Manga de Kyoto

Este domingo fui ao Museu Internacional de Manga de Quioto e… foi uma delícia! Mais do que um museu, o Museu de Manga é na verdade uma biblioteca. E cheia de leitores – algo tão raro nos dias de hoje! Mas vamos por partes.

O Museu Internacional de Manga de Kyoto foi inaugurado em 2006, com o objetivo de mostrar que manga é uma coisa séria e que faz parte da cultura japonesa e, assim, combater a ideia de que é um estilo vazio e sem interesse. Para isso, a cidade de Kyoto cedeu as instalações, uma antiga escola, para aí instalar o museu.

São três andares, onde podemos descobrir um bocadinho da história da manga no Japão, assim como entender melhor como funciona a empresa (um colosso!) e encontrar diferentes obras, como revistas da Era Meiji e  também obras mais contemporâneas japonesas – e não só!

Contudo, o mais giro é que os três andares estão cheios de estantes de manga e há gente, japoneses, por todo o lado a ler – por isso dizia que mais do que um museu, mais parece uma biblioteca. Gente nas cadeiras, nas escadas, sentada nos corredores, enfim…. por todo o lado! À entrada há uma sala de leitura que está cheia – crianças, pais, avós! Dá gosto.

Também na entrada do Museu Internacional de Manga de Kyoto há uma pequena biblioteca internacional, onde podemos ler manga em diversos idiomas. E, sim, inclusive em português.

 

Outras atividades do Museu da Manga:

Além de exposições, há também workshops de pintura. Todavia, o que eu mais gostei é que há uma divisão, onde se dá aconselhamento. Imaginem que são uns amantes e autores de manga, certo? Podem ir ao museu e mostrar o vosso trabalho e pedir opiniões e conselhos. Fofinho.

Também há artistas disponíveis para desenhar a vossa caricatura em Manga Style – o estilo é escolhido por vocês.

 

Mais informações sobre o Museu Internacional de Manga de Kyoto

  • Preço de adulto: 800 Yen (o bilhete compra-se na máquina à entrada)
  • Morada do Museu Internacional de Manga de Kyoto: Karasuma-Oike, Nakagyo-ku, Kyoto 604-0846
  • Horário do museu: Aberto das 10h00 às 18h00 (fecha à quarta-feira)
  • Para mais informação: https://www.kyotomm.jp/en/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>