Ha Giang Loop no Vietname

ha-giang-loop-vietname

Sobreviver ao Ha Giang Loop no Vietname

O Ha Giang Loop no Vietname foi, assim de fácil, uma das coisas mais incríveis que fiz na vida. Como o nome indica, é um circuito, que pode ser feito de moto ou carro e que percorre toda a região de Ha Giang no Vietname, no norte do país e faz fronteira com a China.

A maioria dos viajante faz a viagem de moto e embora haja gente que o faz em dois dias, na minha opinião, o ideal será reservar entre três a quatro dias para fazer o Ha Giang Loop no Vietname. O caminho tem as suas dificuldades e vale a pena sair da mota e admirar. Ficar ali a olhar, o que também toma o seu tempo.

Porquê visitar Ha Giang no Vietname?

ha-giang-vietname
Ha Giang

Como referi antes Ha Giang é a região mais a norte do Vietname e faz fronteira com a China. É aqui que vive a grande maioria das minorias étnicas do Vietname e como a zona é muito montanhosa, não é muito propícia para agricultura. No Vietname, a agricultura de subsistência continua a ser uma prática comum e necessária para a sobrevivência de muitas famílias. Assim sendo, Ha Giang é também uma das regiões mais pobres do país. Pobreza essa, que é notória ao longo do caminho.

Passámos por algumas povoações que vivem totalmente isoladas, sem uma escola ou serviços nas proximidades. Hospitais foi coisa que não.

Pelo caminho, vi crianças que usavam chinelos como raquetas e poças de lama como piscinas. Vi também crianças a acartar cestas de canas às costas mais pesadas do que elas.

Enfim: uma pobreza sem escolha ou esperança de que a vida possa mudar muito mais. Honestamente, foi uma pobreza que me fez recordar muito a Índia.

Ainda assim, esta é uma viagem que recomendo. As paisagens são de cortar a respiração. Desde imensas montanhas, rios sem fim e aquelas milhares de tonalidades de verde, onde a única coisa que se distingue é o asfalto, aos “s”. Pelo caminho, há ainda o colorido das pessoas, pois aqui ainda é comum usar-se as roupas típicas (cada etnia com a sua), tornando a região mais folclórica.

Além disso, embora o loop esteja a ganhar adeptos, esta zona ainda não foi contagiada pelo turismo de massas, nem de MacDonalds ou paus de selfies.

Como fazer o loop de Ha Giang no Vietname?

Embora, possam ir numa tour, a forma mais prática de fazer o loop de Ha Giang é de moto. No meu caso, fui com o meu namorado, com ele a conduzir. Há também a possibilidade de fazer a viagem de moto com um guia local.

Quanto a fazer o circuito de Ha Giang bicicleta, não acho de todo impossível – há maluquinhos para tudo! Contudo, eu não me atreveria. Não só porque estamos a falar de mais de 700 km cheios de curvas e contra-curvas, mas também porque há muitas, mesmo muitas subidas.

• Dica: Se não têm experiência de moto, vão com um guia. A estrada nem sempre é boa e chove com frequência. No primeiro dia, foi quando apanhamos os piores troços de estrada e várias vezes saí da moto e fui a caminhar. Enquanto nos preparávamos para o loop, lemos várias histórias de quedas. Parece que cair de moto no loop é comum, mesmo para condutores mais experientes. Faz parte. Logo, não aconselharia a novatos meterem-se numa coisa assim.

O nosso roteiro pelo Ha Giang Loop no Vietname

• Dia 1 | Ha Giang – Tam Son – Du Gia

loop-ha-giang-vietname
Dia 1 do Ha Giang Loop

Fomos de autocarro de Hanoi para Ha Giang, onde chegámos pelas 4h00. Como previamente já tínhamos entrado em contacto com quem nos ia alugar a moto e eles têm também um hostel, disseram-nos que quando chegássemos poderíamos ir até ao hostel e dormir. Foi o que fizemos, o que às quatro sabe pela vida. Na manhã seguinte, fomos buscar a moto e ala, fizemo-nos à estrada!

Este foi o meu dia favorito da viagem e acho que o factor “novidade” pesou muito. O loop de Ha Giang é daquelas coisas que podemos ler muito, ver muitas fotografias, contudo estar lá, é outra coisa. Outro campeonato. Pelo caminho, passamos por imensas povoações, muitos “hellooooo” e até miúdos de braço estendido para um hi5!

• Dia 2 | Du Gia – Meo Vac – Ma Pi Leng – Dong Van + Lung Cu

loop-ha-giang
Dia 2 do loop de Ha Giang, no Vietname

Quando saímos de Du Gia, apanhamos o mercado local. LOUCURA! Depois, já na estrada, as paisagens à saída são lindas, com montanhas imensas. Ainda mais com aquele nevoeiro todo, a cobrir alguns picos das montanhas e alguns campos de arroz, bem verdinhos pelo meio. Bem cenário de filme. Outro momento alto, mais tarde, é a passagem por Ma Pi Leng com o rio ao fundo, todo ele verde, no meio daquelas montanhas sem fim, verdadeiramente incrível.

Em Lung Cu foi a zona onde encontrámos mais turistas, mas quase todos eles vietnamitas – parece que fazer este troço da viagem de moto é muito popular. Além disso, há também muitas excursões. É que é aqui que está o ponto mais a norte do país, que o Vietname faz questão de marcar, com uma bandeira enorme, num sítio beeeeem alto.

Pelo caminho, encontramos uma falha no sistema 🙂 Uma zona onde o arame farpado foi cortado e que dá livre acesso à China. Enquanto nenhuma das autoridades se lembrar de consertar a coisa ou de colocar alguém a vigiar, fica a brincadeira de dar uns passinhos em território chinês.

• Dia 3 | Dong Van – Yen Minh – Tam Son – Ha Giang

loop-ha-giang-roteiro
Dia 3, o último, no Loop de Ha Giang

Embora tivéssemos planeado a viagem para quatro dias, como conseguimos fazer Lung Cu no segundo, o terceiro dia passou a correr. Ainda mais, porque parte do caminho do regresso é o mesmo da viagem de partida.

Pela manhã, ainda fomos explorar o mercado local e comer arroz colorido ao pequeno-almoço, muito típico daquela região e depois, lá fomos nós. Bem embrulhados nas nossas fatiotas de plástico, por causa da chuva – e como choveu!

Onde e como alugar a moto para Ha Giang

ha-giang-moto
A mota mais poderosa das poderosas de Ha Giang

Alugar moto em Ha Giang é bastante fácil e existem vários serviços disponíveis. Nós alugamos a mota na QT motorbikes. Foram super prestáveis, deram-nos um mapa com umas dicas para a viagem e pareceu-me que as motos estavam em excelentes condições – mas sei lá eu disso?

• Para mais info, clicar AQUI

Licença para conduzir no Vietname

Segundo nos disseram, oficialmente e desde 2018, é obrigatório ter uma licença vietnamita ou a Licença Internacional de Condução (International Driving Permit – IDP) para conduzir uma moto ou carro no Vietname. Nenhum de nós a tinha, ao que no local onde alugamos a moto nos benzeram com um “God bless you”, que soou mais a um “Deus vos ajude”. Cada vez mais, a polícia manda parar gente com pinta de estrangeiro em cima das motos e multa forte.

Segundo nos disseram, se fossemos apanhados, teríamos de pagar uma multa de 100€ e esperar que um dos donos da empresa onde alugamos a moto em Ha Giang, nos fosse buscar à esquadra. Pelo caminho vimos policias e falamos com outros viajantes que nos disseram que sim, que tinham sido parados. Ou seja, muita sorte, muito Buda, muito Alá e Ganeisha a nosso favor, pois ninguém nos parou. O que teria sido uma pena, pois não teríamos podido concluir a viagem.

O que levar para fazer o Ha Giang Loop no Vietname

Recomendo irem preparados para as quatro estações. Quanto a nós, fizemos o loop de Ha Giang em outubro e se na parte baixa das montanhas fazia calor, no topo era beeeeem fresquinho. Vão também preparados para a chuva, com impermeáveis. Nós apanhamos chuva no primeiro dia, já no terceiro dia, era… como dizer… um diluvio. Pelo caminho, podem comprar vários impermeáveis de plástico que desenrascam bem – e são sexy que só eles.