Não há cidades italianas feias, pois não?

cidades-italianas

Os meus dois meses em Itália foram um forrobodó! Comer, comer, comer e a oportunidade de comprovar que não há cidades italianas feias. O subúrbio pode ser feio. A periferia também – sobretudo em cidades mais industrializadas, mas centros feios não há! Aqui ficam toooodas as cidades italianas que visitei nos meus dois meses a viver em Itália!

Bassano del Grappa

bassano-del-grappa-italia

Muitos chegam a Bassano del Grappa, como alternativa a pernoitar em Veneza – a cidade está como a uma hora do comboio. Bonitinha, muito fofinha, cheia de montanhas e a Ponte dos Alpinos. Vale a pena ir na altura dos espargos brancos, uma especialidade local.

Trieste

trieste-ciidades-italianas

Sabem quando viajam com zero experctativas e depois é tudo incrível? Trieste foi assim! Bem lá no cima, tem uma vibe italiana e austríaca. É mais séria! Mas tem muito, muito mar… e se não há cidades italianas feias, também não há cidades com mar feias.

Asolo

asolo

Outra cidade que visitei, porque sim! Era ali perto! Uma fofura, com um centro muito bonito! Ainda mais era domingo, havia mercado de rua e um dia de sol muito agradável – sol, Itália = Spritz!

Treviso

treviso-italia

A maioria das pessoas chegam de voo low cost a Treviso e alaaaa para Veneza. Uma pena. A cidade é muito bonita e vale a pena visitar Treviso. Tem também canais, umas muralhas bonitas e um centro bem catita. Gostei muito – ainda mais é a terra do tiramisu!

Murano

murano-italia

Murano está a poucos km de Veneza – dá para ir de vaporetto. A cidade é conhecida pelo vidro de Murano. Assim que chegam à ilha, há lojas e vidro por todo o lado, o que até tira o encanto à coisa. Todavia, Murano é muito, muito lindinha. É como uma Veneza em ponto pequena e com menos pessoas – ainda assim, demasiadas. Vale a pena.

Burano

burano-italia

No mesmo dia que fui a Murano, fui a Burano. Burano é uma ilha Instagram, cheia de cor! A ilha é bem pequenina e todas as casas estão pintadas com cores garridas e vivas. Assim que saem do barco/vaporetto e chegam à rua principal, os visitantes ficam loucos a tirar fotografias. Caaaalma! Respirem! Toda a ilha é composta por casas coloridas, há muuuitos locais bonitos para fotografar em Burano!

Veneza

cidades-italianas-veneza

Sim, Veneza cheira mal (no verão)! E sim, Veneza e os seus 293 milhões de turistas é insuportável… mas Veneza é linda! Linda, linda, linda! Não há duas Venezas no mundo, lamento muito! É que não são apenas os canais, nem as gôndolas ou uma cidade sem carros (das ambulâncias à recolha do lixo é tudo feito de barco em Veneza)… é também a arquitectura, a História! Acho que em dois meses fui umas quatro vezes a Venza! Adoooro!

Gussago

Gussago-em-italia

Mais uma cidade italiana de que nunca tinha ouvido falar… e pau! Umas montanhas verdes, verdes… como não gostar de Gussago em Itália? Se querem investir: no topo da cidade há um castelo abandonado. Tem muito potencial para fazer um grande salão de festas e casamentos! Invistam!

Brescia

brescia-em-italia

Como tenho amigos de Brescia, sempre ouvi “bla bla que se há cidade feia em Itália, era Brescia”! Foi aqui que comprovei que não há cidades italianas feias…Brescia é bem linda! Ok, a periferia é suuuper industrial e longe de ser feia, mas o centro? Brescia é fixe.

Verona

verona-em-italia

Verona é fofinha, mas o meu coração não estava preparado para os 237 mil turistas que estavam em Verona no mesmo dia que eu! Ainda mais, junto à Casa de Julieta fica tudo louco e é o “salve-se quem puder” junto à estátua da moça, com tudo o que é turista macho a pôr a mão na teta da estátua. Enfim!

La Spezia

la-spezia-em-italia

Esta cidade italiana é o ponto de partida para muitos viajantes que vão a Cinque Terre. Ao contrário da maioria das cidades italianas cheias de monumentos e história, La Spezia tem outra história. A cidade foi construída para militares, por causa do porto, o que lhe dá um toque mais austero e sério. Ainda assim gostei muito.

Cinque Terre

cinque-terre-italia

Obviamente que de todas estas cidades italianas, nenhuma destas cinco terrinhas é feia. O ano passado, houve mais gente a visitar Cinque Terre do que Veneza – e acho que isto diz tudo. Querem saber mais sobre Cinque Terre? Cliquem abaixo!

Modena

modena-cidades-italia
Outra cidade italiana. Ainda não sendo das que mais me fascinou, esta longe de ser uma cidade feia – muito longe!

Pádua

cidades-italianas-padova

Acho que poderia viver em Pádua feliz! Não sei se é pela movida universitária que lhe dá um toque mais dinâmico e internacional, mas gostei mesmo muito!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>