Caminho de Kumano Kodo

caminho-de-kumano-kodo-no-japao

O Caminho de Kumano Kodo no Japão, a par do Caminho de Santiago de Compostela são as únicas rotas de peregrinação contempladas com um título da UNESCO. Tanto que quem fizer os dois, recebe até um diploma de Peregrino.

kumano-kodo-mapa
Mapa de Kumano Kodo

Situado na região de Kansai, na Península de Kii, o caminho de Kumano Kodo no Japão tem milhares de anos. E se há muitos que o fazem por razões espirituais, outros fazem-nos por desporto, exercício ou simplesmente, curiosidade e gosto pelas actividades ao ar livre – foi o meu caso.

Mapa do Caminho de Kumano Kodo no Japão

Enquanto no caminho de Santiago, a viagem termina na imensa catedral de Santiago de Compostela, em Kumando Kodo, a peregrinação termina com a vista dos três santuários: Kumano Hongu Taisha, Kumano Hayatama Taisha e Kumano Nachi Taisha. Os trilhos que compõem o Kumano Kodo são percorridos há mais de mil anos, por pobres e ricos e remediados. Aliás, durante a caminhada podem encontrar algumas placas, que contam histórias de peregrinos locais.

• Como a do casal, cuja mulher pariu e decidiu continuar o caminho, deixando o recém-nascido protegido, debaixo de uma rocha. Diz a história, que o pequeno sobreviveu, graças a uma loba que o alimentou. Na volta, os pais recorreram o pequeno e voltaram para casa.
  • Também havia a história da poetisa, a quem depois de dias e dias de caminho, quando estava nos últimos km lhe veio o período, impossibilitando-a, assim, de entrar no templo. Ela escreveu um poema lamentando o sucedido e depois disso, essa proibição ficou sem efeito.

Todo o caminho é feito pelos bosques dos montes Kii e pelo meio, podem-se esperar algumas estações de apoio, casas de banho e pequenas povoações. Aqui, não é aquele Japão dos menos e ruídos. É o Japão rural, de casas de madeiras e verde sem fim.

umano Kodo
Caminho de Kumano Kodo

Grau de dificuldade de Kumano Kodo

Relativamente ao grau de dificuldade do Caminho de Kumano Kodo no Japão, durante a minha caminhada fui vendo peregrinos de todas as idades. O caminho em si, não é difícil e está bem sinalizado. A maior dificuldade, a meu ver, são as muitas subidas. Ainda assim, pessoas menos preparadas fisicamente (tipo eu), podem perfeitamente fazê-lo. Afinal, cada um pode ir ao seu ritmo e sem pressas.

caminhos de kumano Kodo
Há vários caminhos de kumano Kodo

Rota a escolher no Caminho de Kumano Kodo

Existem várias formas de organizar a viagem, assim como a rota do Kumano Kodo que podem escolher. No meu caso, fui três dias e o ponto de partida foi Tanabe – chegamos aqui desde Osaka, tendo viajado de autocarro entre as duas cidades.Sem dúvida que esta cidade é um bom ponto de partida, com acesso a autocarros e comboio e ainda um grande posto de turismo, quase todo ele dedicado ao Caminho de Kumano.

Rotas de Kumano Kodo – sugestões

Dica: Não vão sem ter hospedagem reservada antecepidamente, na esperança de chegar lá e conseguir algo. Existem algumas aldeias pelo caminho e não há muita oferta hoteleira na zona. Para que tenham uma ideia, mesmo com tudo reservado com antecedência, no primeiro dia, fizemos a subida e depois tivemos de apanhar o autocarro de regresso a Tanabe, porque não tínhamos onde ficar. No dia seguinte, voltámos de autocarro até onde tínhamos ficado para seguir caminho.

O que levar:

Obviamente que calçado essencial é um must e aconselho também roupa para a chuva – no meu terceiro dia choveu a vida! Levem também água e alguns snacks, pois não há muita oferta de comida pelo caminho.

Sobre os onsen:

japao-onsen
Banhos públicos – onsen

Os onsen são uma espécie de spa japonês – já aqui falei deles, quando falei de coisas japonesas que todos deveríamos ter na nossa vida. Acontece que a província de Kii é muito conhecida pelos seus onsen, sendo comum encontrar casas e alojamento com estas belezas de água termal e que, juro-vos, sabem pela vida. Agora imaginem-se a caminhar o dia inteiro e terminar o dia assim!