O que fazer para destacar o seu negócio

destacar-o-negocio

O que fazer para destacar o seu negócio face à concorrência

Se quer saber o que fazer para destacar o seu negócio face à concorrência online, fique já sabendo que vai dar trabalho. Ser diferente marca, fazer diferente, então, implica esforço. Esforço para pensar fora da caixa, para arriscar e, mais importante, para pôr as ideias em acção.

Aqui ficam algumas dicas sobre o que fazer para destacar o seu negócio online e que deverá ter em conta na hora de criar a estratégia de marketing do seu negócio.

1. Apostar na imagem certa

A concorrência é feroz, logo quando cria a imagem da empresa (não só online e do site, mas também no “mundo real”), é importante que a imagem conte também a história e fale pelo produto. As cores, o tipo de letra, o estilo, enfim: tufo conta! É importante ter uma imagem forte e de qualidade. Contudo, faça algo diferente e que saia fora da caixa. Algo que marque e se destaque entre as 17387 mil imagens que vemos todos os dias.

Quantas vezes, no supermercado, no meio de dezenas de iogurtes agarramos “aquele”, porque a imagem nos diz algo – vimos na publicidade, comprámos igual da última vez, comemos e gostamos em cada de alguém,…?

 

2. Trabalhe para nichos

Vamos imaginar que tem uma pequena empresa de catering e que faz bolos, certo? Como a sua, de certezas que há muitas mais no mercado. E se está em Lisboa e no Porto, certamente a concorrência será ainda maior. Obviamente que os seus bolos são os melhores, contudo com tanta oferta, nem sempre é fácil chegar aos clientes e passar a mensagem.

Logo, especialize-se e trabalhe com um mercado em mente. Aqui ficam algumas ideias a pensar no exemplo acima: bolos de casamentos, bolos infantis, bolos veganos, bolos para despedida de solteiro, bolos para divórcios, etc. Lembre-se: não tenha medo de experimentar, nem de arriscar. Por vezes, as ideias mais tontas, são as mais bem sucedidas! Afinal, não era suposto a Coca Cola ser uma medicina?

 

3. Se o Maomé não vai à montanha…

Destacar o seu negócio só é possível através de muita iniciativa. Isso, implica ir atrás das oportunidades e até criá-las. Tem um cabeleireiro, mas tem poucas clientes. Vá atrás delas! Por que não fazer uma proposta num lar de idosos? Ou até numa prisão?

Procure parcerias que lhe sejam proveitosas, onde mais do que apenas “promover”, possa realmente mostrar o seu trabalho. Se é professora de ioga para bebés, por que não fazer uma sessão numa loja que venda roupa infantil? Parcerias ajudam-na a si e ajudam outros negócios. Una forças com outras empresas para derrotar a concorrência.

 

4. Prepare-se para mudar de plano. Ou pelo menos adaptá-lo

Na minha opinião, muitos negócios acabam por falhar, porque os responsáveis não se sabem adaptar. Vamos imaginar que tem uma loja de roupa de mulher. Se começa a notar que tem várias clientes a pedir-lhe por números maiores, a sua resposta não deverá ser “não”. Deverá ser, “fiz uma encomenda recentemente. Volte na próxima semana!”. Saiba adaptar-se a aproveite as oportunidades que vão surgindo.

 

5 Manter clientes

Muitas vezes, vejo chefias desesperadas para atrair novos clientes e a dar zero importância e aos clientes que já têm. Não é por comprar uma vez, que o cliente compra uma segunda. Contudo, quem compra uma vez, tem mais probabilidades de voltar e de recomendar a amigos. Invista mais em marketing de relacionamento para assegurar que a fidelização do público.

Isso, implica também um negócio centrado no público: bom apoio ao cliente, com uma resposta empática e eficaz, sobretudo quando há problemas.

 

6. Estar onde os seus clientes estão

Acho que ter um site não acrescenta nada à sua marca? Ou que as redes sociais são uma perda de tempo?
Ora se os seus clientes estão lá, tem de estar lá! Ou eles não importam? E lembre-se quando a sua empresa não está, está a concorrência.

 

2 thoughts on “O que fazer para destacar o seu negócio”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>