Campanhas de marketing para o Natal

campanhas-de marketing-Natal

Ideias de campanhas de marketing para o Natal – para começar já a preparar a sua

Não, não é cedo para falar de campanhas de marketing para o Natal. Longe de mim de ser dessas que faz a árvore de Natal em outubro, mas se quer campanhas de marketing bem sucedidas é bom que comece a preparar cedo ou vai dar por si, feita barata tonta, com o Natal à porta e sem ter nada feito! E sabe o que isso significa? Acabar a fazer mal e igual aos outros!

Aqui ficam algumas ideias de campanhas de marketing para o Natal, para que venda mais, consiga novos clientes e fidelize os que já tem!

 

?Imagem natalícia

Dê ao seu site, assim como às redes sociais uma imagem natalícia. Algo bonito e com bom gosto, que desperte a atenção dos utilizadores. Use as imagens para comunicar com os clientes. Por exemplo: através do banner de capa do Facebook anunciar uma oferta ou usar o Stories do Instagram para promover produtos – sempre com um toque natalício.

 

? Criar uma página de ofertas

Personalizar o site e as redes sociais é importante, mas há mais para fazer. Opte por criar páginas (landing pages) com ideias presentes de Natal. Seja direta e não tenha vergonha. É Natal, e consumismos e moralismos à parte, é isso que os utilizadores procuram: dar presentes. E você? Você quer vender! Vá mais longe e crie páginas especificas: presentes para a avó e para os afilhados de 7 anos, para as primas de 13 e para a sogra com 65!

 

? Campanhas de email segmentadas

Se tem páginas de ofertas, esta é uma boa altura para apostar em campanhas de email marketing. Use as estatísticas do site para criar campanhas especificas e divulgar os produtos em função do público-alvo. Divida o seu público em género, segmente-o em função da idade e interesses e muito mais.

 

? Ofereça algo em troca

Capte a atenção dos seus clientes, oferecendo. Aqui ficam algumas ideias:

  1. “Na compra do produto X, ganhe Y% de desconto nas compras de janeiro
  2. “Compre cachecol e leve as luvas em troca”
  3. “Desconto de X% ou cupão de Y€ para comprar superiores a Z”
  4. Reverter o valor para uma causa – “X€ vão para a ONG Y”. E não, não se trata de se armar bonzinho. Apoiar uma causa deveria fazer parte da responsabilidade social empresarial de todas as companhias. Lembre-se de ser verdadeiro e, claro, escolher uma causa que vá ao encontro dos valores da sua marca.

?? Sorteios de Natal

Toooodos gostam de sorteios, de passatempos e de ganhar coisas grátis. Invista neste tipo de iniciativa. Aliás, para ganhar mais visibilidade, junte-se outras marcas. Juntas criem um cabaz e trabalhem em conjunto criando campanhas de marketing para o Natal mais fortes interessantes! Assim, os prémios serão também mais apelativos e mais gente participará.

?Investimento

Se quer retorno, não basta organizar uma boa campanha de marketing para o Natal, também importa investir. Logo, fixe um orçamento a pensar na promoção (redes sociais e AdWords, por exemplo) dos seus produtos e campanhas de Natal.

  • Uma dica valiosa: comece a promover antes de dezembro. Em dezembro tudo que é marca faz o mesmo e os preços sobem. Use bem o seu dinheiro!

 

? Passe uma mensagem. Conte uma história

Em 2015, a cadeia de supermercados alemã Edeka criou um anúncio que se tornou viral, onde contava a história de um idoso que depois dos filhos cancelarem a presença na ceia de Natal, todos recebiam uma carta anunciado a morte do pai. Quando se dirigem à casa do pai, este recebe-os com uma ceia de Natal e seguem-se imagens de uma família feliz, à mesa. Afinal, o que importa no Natal? Família, amor e união, certo?

Hoje em dia, uma boa campanha não passa apenas por vender, importa contar uma história, transmitir emoção. Use as campanhas de marketing para o Natal para contar a sua história.

4 thoughts on “Campanhas de marketing para o Natal”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>