12 Erros no Facebook

Erros-Facebook

12 Erros no Facebook que tem parar de fazer já!

Confira uma lista de erros no Facebook a evitar, de modo a conseguir um maior sucesso e alcance com a sua conta e, assim, promover o seu negócio online.

1. Não preencher todos os campos

Erros-Facebook
Exemplo de campos a preencher

Se o Facebook lhe dá espaço para colocar a que horas está aberta a sua loja ou que métodos de pagamento possui, adicione essa informação. Aliás, preencha todos os campos. Toda a informação é valiosa e podem fazer a diferença aos olhos do cliente.

 

2. Não apostar em imagens de qualidade

Um dos erros no Facebook para negócios mais comuns é não se apostar em imagens (de capa e perfil, assim como nos posts) de qualidade ou com os tamanhos exigidos pelo Facebook.
Aquilo que vê no seu écran, não é necessariamente o que veem os restantes utilizadores. As imagens podem alterar a forma como são visualizadas, dependendo do modelo do computador ou até se são vistas num tablet ou telemóvel. Respeite as medidas do Facebook e use imagens de qualidade. Um utilizador que se dá ao trabalho de pesquisar informação online, vai acabar por escolher o produto bonitinho.

 

3. Não expandir links no Facebook

erros-a-evitar-facebook
Expanda sempre os seus links e use imagens

Se partilha um link no Facebook, o objetivo é que os utilizadores cliquem no link, certo?
Então, expanda o link ou ninguém vai clicar naquela linha de letras azul – isso, obriga-a a trabalhar mais nas landing pages do site, adicionando sempre uma imagem, assim como título e descrição adequadas às redes sociais.

 

4. Não ser constante

Publicar hoje duas vezes e só voltar à página na semana seguinte não funciona.
Pode até promover e conseguir resultados, mas (acredite) o alcance do Facebook será menor, do que se publicar constantemente, leia-se todos os dias.

 

5. Promover posts no Facebook sem saber se funcionam

promover-facebook

Outros dos erros no Facebook que vejo muito é: criar um post, com uma imagem nova ou um texto no blog acabado de escrever e BOOM promover. Isso é tirar dinheiro à janela.
Na hora de promover posts no Facebook, promova aquilo que funciona organicamente.

 

6. Não ter um calendário de publicações

Querer ter uma conta de Facebook para negócios sem ter um calendário de publicações previamente preparado é um tiro no pé. Outro erro no Facebook que tem de evitar é não ter um calendário de publicações previamente preparado – ou um gestor de redes sociais que lhe cuide da coisa! Organize-se e prepare tudo previamente.
E, claro saiba adaptar-se, pois desde eventos inesperados a datas festivas, enfim: tudo pode ser usado no Facebook.

 

7. Ignorar os utilizadores

boas-praticas-facebook

Responsa sempre aos seus seguidores, quer nas mensagens privadas, quer no mural. Dê-lhe um like, responda com um GIF, partilhe um link com mais informação… o que seja!
Ignorar e não responder aos utilizadores é daqueles erros no Facebook básicos. As redes sociais servem para interagir e dialogar com o público, use e abuse dessa comunicação.
Além disso, sempre que o faz há muita possibilidade dos Amigos do seu utilizador verem também a sua marca.

 

8. Não olhar para os resultados ou não saber interpreta-los

Marketing e resultados andam de mãos dados. Há números, gráficos e muita informação quantitativa que lhe ajudará a perceber o que funciona e quais as estratégias para desenvolver o seu negócio.
Um dos erros no Facebook e nas redes sociais é achar que o público-alvo é o mesmo do produto no site ou vida real. Não tem de ser assim.

Descubra e defina quem é o seu público-alvo e publique para eles.
Se o seu público de Facebook é maioritariamente de Lisboa, pare de fazer publicações sobre a cidade do Porto. Se é às 21h00 que há mais gente online, deixe de publicar da parte da manhã.

 

9. Usar demasiadas hashtags no Facebook

usar-hashtag

Já reparou na barra de pesquisas do Facebook, no topo superior? Ela funciona como um Google, ou seja, basta digitar para pesquisar.

O que significa que não precisa de colocar 30 hashtags cada vez que publica algo no Facebook. Além disso, distraem da mensagem principal e são pouco eficientes. O Facebook não é o Twitter, nem o Instagram.
No momento de usar as hashtags, opte por duas no máximo e para realçar uma palavra/informação.

 

10. Achar que postar no Facebook é só postar imagens

Há tantos, mas tantos formatos de conteúdo online, que não faz sentido prender-se apenas a posts com imagens! Use vídeos, gráficos, GIFs, memes,… há tanta coisa!

 

11. Escrever com erros

erro-marketing

Eu assumo: sou a rainha dos typos, mas erros de ortografia dão-me comichões. É meio caminho andado, paradeixar de acompanhar uma marca! Há imensos corretores de texto online, use-os!

 

12. Não acompanhar as novidades do Facebook

A área do marketing digital é rápida e em constante mudança. Mantenha-se informado, saiba o que está a acontecer e adapte-se! Sempre que há mudanças algoritmo do Facebook, que significam uma grande capacidade de encaixe e adaptação rápida da sua conta de Facebook para negócios. Não fique para trás!

 

utilizadores-redes-sociais
O que os utilizadores de redes sociais mais detestam

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>