Estratégia de marketing – o que é?

estrategia-marketing

É impossível não falar de marketing sem se falar de estratégia de marketing! E isto é válido para todos os tipos de marketing – do marketing online ao offline, do B2B ao B2C ou de estratégias de marketing para pequenas ou grandes empresas!

Estratégia de marketing – o que é?

A estratégia de marketing consiste num plano onde determina não só os objetivos do negócio, assim como todas as ações que terá de tomar para concretizar essas metas! É através deste plano que irá determinar as ações que lhe permitirão desenvolver o seu negócio – a curto, a médio e também a longo prazo!

Não ter uma estratégia de marketing definida é um dos maiores erros de marketing que pode cometer!

 

Neste sentido, é importante que a estratégia de marketing seja:

  • REALISTA: Assim, evitará que perca tempo com objetivos irreais. Realismo significa também ser-se honesto quanto aos recursos (humanos, materiais e financeiros) que cada negócio, marca ou empresa dispõe.

 

  • QUANTITATIVA: Colocar números é essencial (conseguir vender X produtos num mês, possuir Y subscritores na newsletter em 3 meses, obter Z visitas no site num ano) e funciona muitas vezes como um fator motivador – entende agora a importância de criar uma estratégia realista?

 

  • FLEXÍVEL: Embora a estratégia de marketing dite as ações e aquilo que deve ser feito (a curto, médio e longo prazo) é também importante que possua alguma flexibilidade e esteja aberta a ideias/acções novas. Há sempre algo que corre como não esperamos (pela negativa ou positiva) e que nem sempre é possível antever.

 

  • COERENTE: Com o produto e com a realidade do mercado, mas também com os valores e missão da empresa e/ou da marca.

 

  • CLARA E OBJETIVA: Não apenas quanto aos pontos acima, mas também relativamente a quem faz o quê para chegar ao objetivo X.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>