KPI – Exemplos e significados

KPI - Exemplos e significados

Já ouviu falar dos KPI? Não se assuste, não mordem! Para ajudar, vou explicar lhe o que são os KPI exemplos e significados!

KPI são medidores de performance de marketing digital. Há muitos, mesmo MUITOS KPI, através dos quais pode medir os resultados – daí que seja importante estabelecer para a sua estratégia de marketing digital qual os KPI’s mais relevantes.

KPI, vem de uma sigla inglesa e significa Key Performance Indicator, qualquer coisa como Indicador-chave de desempenho!

Antes de irmos falar dos diferentes tipos de KPI, dvidindo-os em e grupos (para site, redes sociais e email) convém esclarecer que um KPI pode ser apresentados através de números ou percentagens. E que um KPI de site, faz também sentido para social media, por exemplos.

? KPI do site

kpi-o-que-e

Vamos, então, começar por dar exemplo de alguns dos mais importantes KPI de marketing digital e explicar qual o seu significado e para que servem! Começamos pelos KPI para sites:

LEAD

Novos contactos ou clientes.

CUSTO DE AQUISIÇÃO POR LEAD

Fazer uma relação entre os custos de uma campanha e o valor investido, com o número de novos utilizadores angariados.

TAXA DE CONVERSÃO

Dos utilizadores que chegaram ao site através da campanha, quantos se registraram no site ou finalizaram uma compra? Os objectivos podem também variar.

RETORNO

Os seus utilizadores voltam ao site? Isto é, está a conseguir criar fidelidade?

RECEITA

Medir o lucro da campanha.

ASSINANTES

Quantos novos subscritores o sue site, blog ou newsletter conseguiram?

VISITAS DO BLOG / VISITAS DO SITE

Análise do número de leitores do blog

TRÁFEGO ONLINE

Quantos utilizadores usam o site.

TIPOS TRÁFEGO ONLINE

Análise da origem do tráfego, separando os valores de tráfico orgânico e pago, mas também analisando aqueles que chegam ao site atrases das redes sociais, campanhas de email, etc.

BOUNCE RATE

Ou Taxa de Rejeição, que permite medir a percentagem de pessoas que ao chegar a uma página abandonaram.

PÁGINAS MAIS VISITADAS

Quais os seus conteúdos mais populares.

KEYWORDS – PALAVRAS-CHAVE

Descubra quais as palavras-chave para os quais o seu site está rankeado e invista mais nas pesquisas orgânicas e/ou pagas, para atrair mais visitantes.

NÚMERO DE NOVAS SESSÕES

Vamos imaginar que através da newsletter conseguiu 200 novas visitas no site! Maravilha, certo? Mas antes meça a qualidade dessas visitas, vendo se depois visitaram outras páginas ou medindo quanto tempo ficam no site. por exemplo.

>> Outros KPIs de SEO são o ranking de cliques por cada keyword ou valor de pesquisa de cada palavra.

Consoante o seu negócio, poderá optar optar por destacar alguns KPI. Ora veja alguns exemplos.

KPI-Exemplos-

 

? KPI das redes sociais

kpi-redes-sociais

Tal como referimos antes na hora de medir desempenho online, não há apenas métricas para o site ou para o blog, também para as redes sociais há importantes métricas, que lhe poderão ajudar a promover o negócio.

IMPRESSÔES

Quantas pessoas viram a sua publicação?

LIKES

Indicam o número de pessoas que gostam e seguem a sua rede social. Em casos mais específicos, indicam o nume de utilizadores da sua rede social que “gostaram” do seu post, tweet, vídeo, etc. No caso do Facebook, os utilizadores podem optar também por demonstrar emoções: como carinhos felizes, corações de aprovação ou de tristeza e até sorrisos.

COMENTÁROS E PARTILHAS

Quantos pessoas pararam para escreve algo sobre aquilo que publicou? Ou para partilhar?

LINK CLICKS

Muitas pssoas medem o sucesso pelos Likes, não o faça! O melhor medidor, sobretudo quando tem um site é ver quantas pessoas entraram no seu site através das rede sociais. E, já agora, outro KPI a ter em conta: quantas compraram, subscreveram a Newsletter, enfim: quantas se converteram em LEADs/clientes.

 

? KPIs para aplicações

Vamos agora falar de medidores para as aplicações móveis?

RANKING

Na app Store e na Google Store, que posição ocupa a sua app.

INSTALAÇÕES DA APP.

Mil pessoas viram a sua app, mas quantas pessoas instalaram? Aqui, isto é quanto à taxa de conversão podemos falar em números ou em percentagens. E, claro, taxa de conversão significa também falar em vendas online.

 

? KPI para email

significados-kpi

Também para o email, há diversos KPI: Quantos utilizadores abriram o email? Quantos foram direccionados ao site depois disso e fizeram, por exemplo, alguma compra?

 

Como vê, existem várias formas de medir o desempenho do marketing online. Nesta área, não se contente com um “eu acho” ou um “porque na minha opinião, as pessoas gostam”, tome decisões baseadas em números!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>