Tudo o que precisa de saber sobre criar um blog

Tudo o que precisa de saber sobre criar um blog

Tudo o que precisa de saber sobre criar um blog – em 10 perguntas

 

❓ 1. O que é um blog?

Um blog mais não é do que uma plataforma livre, onde poderá escrever, adicionar textos, subir vídeos, etc.

? 2. Que tipos de blog há?

Há tantos tipos de blog, quantos bloggers há. A divisão mais básica, na minha opinião, seria:

– Blogs pessoais

Tal como o nome o nome indica, os blogs pessoais são blogs autorais e se por uma lado, podem ser sobre tudo e sobre nada e a vida em geral, também há muitos com temas especificados, focados em desporto, música, viagens, cinema, etc.

– Blogs empresariais

Já os blogs empresariais são os blogs mais institucionais, mais focados na empresa ou no negócio que se visa promover. Este tipo de blogs é óptimo para atrair mais visitas a um site e em tornar um negócio/empresa numa autoridade sobre um tema, estabelecendo, assim, confiança com os leitores. Empresas de contabilidade, hotéis, restaurantes, lojas,… não há negócio que não possa, de alguma forma, beneficiar de um blog.

– Portfolios

Quanto aos portfolios são blogs usados para promover um determinado trabalho, muito em voga entre profissionais das artes, como designers ou fotógrafos. São blogs que vivem mais da imagem e de vídeos, do que do texto.

? 3. É importante ter um tema para o meu blog?

Se nos blogs pessoais é mais comum blogs genéricos, na hora de associar o blog a uma marca/produto/negócio é importante ser mais específico e escrever sobre algo concreto. Torne-se uma autoridade sobre o tema. Até porque, se tem uma agência de viagens, que sentido tem que escreva sobre mecânica, certo?

? 4. Como escolher o tema do blog?

No caso dos blogs empresarias e portfolios, escolher o tema do blog é fácil, já que o blog deverá estar relacionado com a marca e os assuntos que esta representa! No caso dos pessoais, ser muito genérico pode ser um risco, sobretudo numa altura em que há muitos peixes no mar!

A nova tendência dos blogs é escrever para nichos. Isto é, temas e públicos específicos! Pode criar um blog sobre comida, mas seja específico e opte por escrever para vegetarianos, por exemplo.

? 5. O que é o “tom” do blog?

Tal como o tema do blog, também o tom (ou a voz) é muito importante! Defina como vai abordar o público (tratamento formal ou informal? Mais profissional ou amigável?) e imprima a essa forma de comunicar algo diferente – novamente, o mundo dos blogs está cheio de blogs. Logo, marcar a diferença é essencial.

?️ 6. O que fazer para marcar a diferença?

Essa é possivelmente a pergunta de ouro, na hora de criar um blog! A resposta obvia é que opte por ser original e único e útil. Ao escrever um artigo pense “será que alguém consideraria isto útil/divertido/interessante, ao ponto de partilhar este conteúdo com alguém?”

Quem começa um blog quer ser lido, é um facto! Mas será que tem algo interessante para dizer? A quem importa que foi buscar os miúdos à escola ou quem é que não sabe que se for a Paris, tem de subir à Torre Eiffel? Pense nisso!

? 7. Como fazer dinheiro com o blog?

Esta é outra pergunta importante – sobretudo porque a sua resposta, condiciona também a o site que escolher parar fazer o blog! Na hora de fazer dinheiro com o blog, tem estas opções:

  • a) Parcerias com marcas: Você escreve sobre a marca ou sobe o produto X e recebe dinheiro em troca. Ou um produto – tudo depende do que combinar com a marca.
  • b) Rentabilizar o blog com programas de afiliação: Ao aceitar adicionar banners, links ou sistemas de pesquisa de um site/marca ao seu blog, poderá ganhar dinheiro com isso! Por norma, por cada clique feito de um leitor para o site em questão, ganha dinheiro. E quem diz clique para o site, diz compra, etc. Há vários programas de afiliação online disponíveis – os da Amazon são os mais populares.
  • c) Integrar o AdSense no site: O AdSense do Google permite inscrever o seu site numa plataforma gratuita de publicidade, onde pode controlar os anúncios que divulga no seu site e com isso, ganhar dinheiro.

? 8. Qual o melhor site para criar blogs?

Na hora de criar o blog e se quer fazer dinheiro com o blog (através dos pontos 2 e 3 acima mencionados) é importante que escolha BEM a plataforma onde vai integrar o blog! Nos principais sites de cração de blogs gratuitos, como o WordPress ou o Blogger, terá de pagar para poder rentabilizar o seu site!

? 9. Para rentabilizar o site, precisa de leitores!

O sucesso de um blog mede-se pelo número de visitas – isto é, leitores, seguidores! Só com muitas visitas no blog é que as marcas se vão interessar. E para fazer dinheiro com AdSense ou afiliação importa também ter visitas.

Esta é sem dúvida a parte mais difícil – a menos que seja uma Cristina Ferreira ou uma Raquel Strada! Para os meros mortais, é preciso muito tempo, investimento e dedicação até obter resultados. Pense n’ A Pipoca Mais Doce! Ana Garcia Martins é a mais popular blogger de Portugal e demorou anos para ver o blog reconhecido e poder começar a viver exclusivamente do blog! São poucas as (e os!) bloggers em Portugal que se podem dar a esse luxo!

? 10. Como atrair mais visitas para o blog?

Além do que já referimos acima, se quer mais atrair mais visitantes para o blog lembre-se de:

  • a) Ser constante! Publicar hoje e voltar a escrever 3 semanas depois, não funciona!
  • b) Ser genuíno. Escolha o seu tom de voz e mantenha-se fiel! Não engane os seus leitores ou eles acabarão por o(a) abandonar.
  • c) Aprender a usar e a combinar várias técnicas de SEO Marketing para conseguir mais visitas a longo prazo.
  • d) Associar o blog às redes sociais para conseguir mais visitas no blog.
  • e) Criar uma newsletter.
  • f) Ser pertinente e escreva sobre temas actuais.
  • g) Escrever bem e sem erros.
  • h) Promover parcerias e trabalhar com outros bloggers e marcas.
  • i) Ser criativo. Invista na criação de vários tipos de conteúdos.
  • j) Se está interessado, tenho mais dicas sobre como aumentar o trafego do seu site.

criar-um-blog

5 thoughts on “Tudo o que precisa de saber sobre criar um blog”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>